A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) tem uma nova pós-graduação com inscrições abertas: "Intervenções Assistidas por Animais". As candidaturas decorrem até ao dia 4 de março.
Segundo uma nota do IPVC, a nova pós-graduação pretende responder a um crescimento acentuado da prática de intervenções assistidas por animais, “entre as quais se incluem terapias, junto de populações com necessidades muito distintas, algumas das quais altamente vulneráveis, como crianças, idosos ou portadores de deficiência”.
“No entanto e apesar deste crescimento, nem sempre essa intervenção é suficientemente apoiada em evidências científicas e raramente os cenários reais mimetizam aqueles que foram validados experimentalmente, e que revelaram benefícios para os humanos, sem prejuízo para o animal que presta assistência”, lê-se.
A apresentação da pós-graduação pode ser consultada aqui.
As candidaturas podem ser feitas aqui.
O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam as ações do módulo de verão do "Projeto de Promoção da Saúde", com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade já começaram e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
Centenas de livros vão reforçar os espaços de leitura das residências estudantis do Politécnico de Viana do Castelo, graças a um protocolo assinado com Cavaleiros de Gutenberg – Associação Lusófona.
Entre 2021 e 2026, o Alto Minho beneficiou de um conjunto expressivo de investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com 6216 projetos aprovados, num montante total de 307,9 milhões de euros.