Logo
Regional

IPVC, Marinha Portuguesa e Câmara de Viana juntos para impulsionar economia azul como motor de inovação

16 Maio, 2025 | 18:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

A economia azul e a cooperação institucional marcaram a sessão de abertura do colóquio “O Mar: Tradições e Desafios”, que decorre esta sexta-feira na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).

A iniciativa, que decorre no âmbito do Blue Design Alliance (BDA), financiado pelo PRR, insere-se nas comemorações do Dia da Marinha 2025 e juntou, na sessão de abertura, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Jorge Nobre de Sousa.

Num encontro marcado pela convergência estratégica entre conhecimento, território e mar, os três intervenientes destacaram a importância de alianças duradouras para responder aos desafios de um setor em profunda transformação.

O presidente do IPVC aproveitou a presença de dezenas de entidades parceiras em questões da economia azul para anunciar que está em fase final de constituição o Centro de Transferência de Tecnologia em Economia e Energias do Mar – SUSTEMARE, uma entidade sem fins lucrativos que pretende colocar a ciência ao serviço do setor empresarial ligado à economia azul e que conta como outras instituições de ensino superior, assim como outras entidades.

O novo centro será formalizado no próximo mês de junho e tem como objetivo promover a transferência de conhecimento da academia para as empresas, o desenvolvimento de novas competências e a capacitação para a inovação sustentável.

Durante a sessão, o chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Jorge Nobre de Sousa, manifestou a total disponibilidade da Marinha Portuguesa para apoiar o projeto e colaborar na implementação de uma Zona Livre Tecnológica na região, à semelhança da que já existe em Sines. “Assaltaram-me várias oportunidades ao ouvir o presidente do Politécnico de Viana do Castelo. A Marinha Portuguesa está inteiramente disponível para colaborar no vosso projeto. Temos experiência na implementação de Zonas Livres Tecnológicas, como em Sines, e estamos prontos para partilhar esse conhecimento com Viana do Castelo”, declarou o Almirante, sublinhando a confiança nos parceiros locais. “Aqui encontramos instituições com visão de longo prazo e projetos com ambição. A Marinha Portuguesa estará cada vez mais associada a Viana do Castelo.”

O presidente do Politécnico de Viana do Castelo referiu-se ainda ao SUSTEMARE como elemento central de uma estratégia para o mar assente na inovação, na formação e na articulação com o tecido empresarial. “Trata-se de um centro de transferência de tecnologia para a economia e energias do mar que vai permitir às empresas aceder a inovação e conhecimento aplicado. É um compromisso claro com a criação de competências, com o desenvolvimento sustentável e com o reforço da competitividade do Alto Minho.”

Também o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, falou da importância do trabalho em rede e da convergência de estratégias para o desenvolvimento da economia do mar. “O Politécnico de Viana do Castelo é absolutamente fundamental no papel que desempenhamos como agentes de desenvolvimento do território. A Marinha, que agora se junta como parceiro, traz-nos uma nova escala de ambição e oportunidade. Estamos a construir uma estratégia sólida para o mar, com base na inovação e na sustentabilidade.”

O colóquio, promovido pela Academia de Marinha e pelo IPVC, integra as comemorações do Dia da Marinha 2025 e está enquadrado no projeto PRR Blue Design Alliance, reunindo investigadores, especialistas e decisores num debate sobre o passado, o presente e os grandes desafios do mar. Ao longo do dia, os painéis abordam temas como a importância das novas tecnologias, a preservação dos ecossistemas marinhos e o papel das instituições no reforço da soberania e da sustentabilidade oceânica.

A iniciativa encerra com uma visita ao Navio Gil Eannes, símbolo da tradição marítima de Viana do Castelo, e com uma atuação do Quinteto Clássico da Banda da Armada.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 5 Julho, 2025

Centenas de pessoas acompanharam funeral de Diogo Jota e André Silva

Centenas de pessoas marcaram presença, este sábado, no funeral dos dois irmãos. A cerimónia, destinada à família, amigos próximos e convidados, não impediu que uma multidão acompanhasse o momento no exterior.

Regional 5 Julho, 2025

Caminha: Contentores do Mercado provisório ganham nova vida ao serviço de associações do concelho

A Câmara Municipal de Caminha vai dar uma nova utilidade aos contentores que serviram como mercado provisório durante a construção do novo Mercado Municipal.

Nacional 5 Julho, 2025

Polícia de Segurança Pública celebrou 158.º Aniversário

No passado dia 2 de julho, foram celebrados 158 anos de uma das instituições mais antigas, respeitadas e presentes na vida dos portugueses. A História da Polícia de Segurança Pública remonta a 1383, ano em que, por iniciativa do rei D. Fernando I, foi constituído o primeiro corpo organizado de polícias em Lisboa, denominados Quadrilheiros.

Regional 5 Julho, 2025

‘Murmúrio’: Espetáculo comunitário para assistir em Paredes de Coura

A partir de uma criação e texto de Gonçalo Fonseca nasce o espetáculo comunitário 'Murmúrio', que vai ser apresentado ao final da tarde deste sábado e domingo, 5 e 6 de junho, pelas 18h00, no Monte de São Silvestre, em Paredes de Coura, com a participação de pessoas da comunidade, o coro Couração e com entrada livre.

Regional 5 Julho, 2025

CIM Alto Minho promove sessão pública sobre oportunidades de financiamento do Programa Mar 2030

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) promove, na próxima terça-feira 8 de julho, pelas 16h00, no auditório do Museu de Artes Decorativas, em Viana do Castelo, uma sessão pública de esclarecimento sobre as oportunidades de financiamento disponíveis no âmbito da 3.ª Prioridade do Programa Mar 2030, com especial destaque para os avisos lançados pelo Grupo de Ação Local (GAL) Costeiro do Litoral Norte.

Regional 5 Julho, 2025

Mural de 16 metros criado por estudantes do IPVC inspira o imaginário de dezenas de crianças

Foi oficialmente entregue na EB1 de Abelheira, em Viana do Castelo, o mural artístico concebido e executado pelos estudantes do 1.º ano do curso de licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). A obra, que ocupa três paredes, num total de cerca de 16 metros, foi desenvolvida ao longo de vários meses no âmbito da unidade curricular de Atelier de Artes Plásticas – Vertente Pintura.

Regional 5 Julho, 2025

Jovem detido na A3 por conduzir em contramão e com taxa de álcool de 1,59

Um jovem de 25 anos foi detido quando circulava em contramão na Autoestrada 3 (A3), no concelho de Famalicão, com uma taxa de álcool no sangue de 1,59 (g/l).