O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
O “Programa de Conservação e Melhoramento Genético Vegetal de Macieiras”, liderado por Raul Rodrigues, docente da Escola Superior Agrária do IPVC, conta com um investimento de 100 mil euros e vai caracterizar 100 variedades de maçãs, que serão integradas na rede internacional GRIN-Global, dedicada à conservação de recursos genéticos vegetais.
A ESA-IPVC é atualmente a única instituição de ensino superior com uma coleção viva de macieiras, com 106 variedades preservadas nos seus terrenos. O projeto envolve ainda a CCDR-C e o Banco Português de Germoplasma Vegetal (INIAV).
“Preservar as macieiras do Minho é preservar a nossa história e identidade rural”, sublinha Raul Rodrigues, que há mais de uma década investiga as variedades tradicionais da região.
Com este projeto, o IPVC afirma-se na defesa da biodiversidade agrícola e na valorização do património frutícola minhoto.
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.
As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.