O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é um dos membro do "Food Chase", um projeto financiado pelo Programa Erasmus+ e que tem a missão de construir ecossistemas de cadeia alimentar sustentáveis e reduzir os elevados índices de desperdício, que vão desde a produção ao consumo.
“Os dados mais recentes demonstram que o desperdício alimentar acontece em diferentes fases, desde a produção até ao consumo. Por isso, a luta contra este desperdício é uma batalha que requer esforços coordenados em todas as etapas da cadeia de abastecimento. O problema está identificado. É agora preciso encontrar soluções. E a chave reside na criação de fluxos eficientes de informação e na colaboração entre os diversos atores do setor alimentar”, lê-se numa nota do IPVC.
É a pensar nesta problemática que surge o Food Chase, projeto do qual o IPVC faz parte, e que teve o seu arranque na última semana, com um encontro em Viana do Castelo, juntando representantes dos 12 parceiros internacionais.
O Food Chase – Food Supply-Chain Ecosystems for Sustainability é um projeto de cooperação internacional no âmbito do programa Erasmus+, que junta parceiros de Portugal, Itália, Grécia, Chipre, Turquia, Roménia e Suíça, e que demonstra o compromisso destas instituições na promoção da educação, da inovação e da sustentabilidade na indústria alimentar.
O projeto, com a duração de três anos, assume como principal objetivo colocar à mesma mesa pensamento académico, conhecimento científico, organizações e empresas do setor, para que, juntos, encontrem soluções capazes de promover a sustentabilidade e apoiar a economia circular através da criação de Ecossistemas de Cadeia de Abastecimento Alimentar.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.