Logo
Regional

IPVC institui Prémio de Boas Práticas Pedagógicas

28 Dezembro, 2022 | 17:44
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

O Prémio de Boas Práticas Pedagógicas, criado em 2021, constitui uma das peças do plano estratégico do Politécnico de Viana do Castelo no que concerne à dinamização da área pedagógica e visa valorizar e reconhecer o mérito pedagógico do corpo docente do IPVC. As docentes Raquel Gonçalves e Filipa Luz, do Grupo Disciplinar de Ciências Psicológicas e Sociais, foram as vencedoras desta primeira edição.  

Como forma de valorizar e reconhecer o mérito pedagógico do seu corpo docente, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo instituiu, em 2021, o Prémio de Boas Práticas Pedagógicas.

Terminado o processo de apreciação das candidaturas à primeira edição deste prémio, referente ao ano letivo de 2021/22, o júri deliberou atribuiu o galardão às docentes Raquel Gonçalves e Filipa Luz, do Grupo Disciplinar de Ciências Psicológicas e Sociais. As duas professoras foram distinguidas pelo trabalho desenvolvido na Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional III, do 2.º ano da licenciatura em Educação Social Gerontológica, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). 

O trabalho desenvolvido, explicou Teresa Gonçalves, pró-presidente do Politécnico de Viana do Castelo para a Inovação Pedagógica, pretendeu contribuir para a aquisição de conhecimento e competências técnicas no domínio do envelhecimento e, simultaneamente, para o desenvolvimento de soft skills, como a resolução de problemas e trabalho de equipa. “O júri valorizou esta prática pedagógica pela sua fundamentação metodológica, pela investigação sobre a própria prática e, em particular, pela adoção de uma metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto (PjBL), que promoveu a centralidade do envolvimento ativo dos estudantes na construção de conhecimento socialmente relevante”, refere Teresa Gonçalves.  

O júri decidiu, ainda, atribuir menção honrosa à docente Carla Faria, do Grupo Disciplinar de Ciências Psicológicas e Sociais, pela prática pedagógica desenvolvida na Unidade Curricular de Problemáticas Neurocognitivas do Comportamento, da licenciatura em Educação Social Gerontológica, com o título de “The Dementia is a Tramp?: Aprender sobre demência com Tony Bennett & Lady Gaga”. O júri salientou o estímulo à participação dos estudantes e ao seu envolvimento em aprendizagens significativas, aplicadas a problemas complexos e reais, que conduziram à (co)construção de ideias inovadoras, integrando pensamento crítico e criatividade. 

A docente Clara Amorim, do Grupo Disciplinar de Educação e Formação de Professores, também foi agraciada com uma menção honrosa, pela prática pedagógica desenvolvida na Unidade Curricular de Comunicação Oral e Escrita, da licenciatura em Educação Básica, da ESE-IPVC. O júri salientou, em particular, a dimensão dialógica desta prática, alicerçada na utilização de fóruns e de avaliação de pares utilizando rubricas de avaliação, bem como na integração de recursos tecnológicos de suporte à aprendizagem cooperativa, e os seus efeitos na autonomia e autorregulação das aprendizagens dos estudantes.

Além de reconhecer o empenho e mérito pedagógico dos seus docentes, o Prémio de Boas Práticas Pedagógicas constitui uma das peças do plano estratégico do Politécnico de Viana do Castelo no que concerne à dinamização da área pedagógica.

O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, felicitou as vencedoras e todos os restantes candidatos: “Felicitamos as docentes distinguidas e endereçamos igualmente os nossos agradecimentos a todos os docentes que apresentaram candidaturas e que, desta forma, contribuíram para a dinamização da área pedagógica do IPVC”. 

O júri desta primeira edição dos Prémios de Boas Práticas Pedagógicas foi constituído maioritariamente por elementos externos aos IPVC, de forma a garantir o máximo de isenção possível. Foi constituído por José Cravino (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD), Preciosa Fernandes (Universidade do Porto – UP), Sônia Fernandes (Instituto Federal Catarinense – IFC, Brasil), Vera Lebre (Instituto Politécnico de Bragança – IPB) e presidido por Teresa Gonçalves (Instituto Politécnico de Viana do Castelo – IPVC).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 17 Janeiro, 2026

Viana do Castelo acolhe sessão do ciclo “Tratar o Cancro por Tu” dedicada à prevenção

Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.

Cultura 16 Janeiro, 2026

Museu do Traje apresenta obra emblemática de Henrique Medina

Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.

Desporto 16 Janeiro, 2026

Vila Verde recebe Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” a 26 de janeiro

Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.

Regional 16 Janeiro, 2026

Ponte de Lima aposta em projetos inovadores para reforçar a inclusão social

O Município de Ponte de Lima está a implementar a operação “Projetos Inovadores para a Inclusão Ativa – Ponte de Lima 2030”, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-6 (código de operação n.º NORTE2030-FSE+-02925100), com o objetivo de promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do concelho.

Internacional 16 Janeiro, 2026

Eixo Atlântico alerta para papel decisivo dos municípios na economia e na segurança alimentar

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular apresentou, em Viana do Castelo, o seu Relatório Socioeconómico Anual de 2024, um documento que coloca os municípios no centro do desenvolvimento económico e da segurança alimentar da eurorregião Norte de Portugal–Galiza.

Regional 16 Janeiro, 2026

“Bacalhau à Monção” regressa para a 4.ª edição com 15 restaurantes aderentes

Monção volta a afirmar-se como destino gastronómico de referência com a realização da 4.ª edição do “Bacalhau à Monção”, nos dias 24 e 25 de janeiro, iniciativa que conta com a participação de 15 restaurantes do concelho.

Desporto 16 Janeiro, 2026

Juventude Viana recebe Termas em duelo da 13.ª jornada da II Divisão de hóquei em patins

Depois de garantir o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal ao vencer o SC Tomar por 6-3, a Juventude Viana regressa este sábado ao Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.