A inauguração do Centro de Bem-Estar Animal – Clínica Veterinária (CBEA-CV), da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) acontece hoje, 13 de julho, pelas 19h30.
 
 O ato vai contar com a presença da vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Ana Paula Vale, da diretora da ESA-IPVC, Isabel Valin e do vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Carlos Lago.
O novo espaço implicou um investimento de 100 mil euros, em equipamento e instalações e vai complementar a formação da licenciatura em Enfermagem Veterinária e os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) em Cuidados Veterinários, ministrados na ESA-IPVC.
O espaço nasce para “sustentar o ensino de qualidade ministrado na licenciatura de Enfermagem Veterinária e no CTeSP em Cuidados Veterinários, mas também para cumprir uma das missões do IPVC, que passa por servir a comunidade onde se insere”, afirmou Joana Reis, coordenadora da licenciatura em Enfermagem Veterinária no IPVC.
O Centro de Bem-Estar Animal – Clínica Veterinária da ESA-IPVC deverá também dar apoio veterinário a cães e gatos, conforme protocolado com o município de Ponte de Lima e a Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua (ALAAR).

 
  A Câmara Municipal de Viana do Castelo esclareceu hoje dúvidas sobre o acesso do público e da comunicação social às reuniões do órgão municipal, após declarações recentes do vereador eleito pelo CHEGA, Eduardo Teixeira.
 
  Três nomes históricos da Associação de Futebol de Viana do Castelo foram homenageados numa cerimónia marcada pela emoção e gratidão. Jorge Sárria, antigo presidente da AFVC, e Fernando Costa Lima e Gomes Ribeiro receberam distinções especiais pelo contributo de uma vida dedicada à causa associativa.
 
  Docentes e estudantes do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) estiveram esta sexta-feira em várias escolas do Alto Minho para promover a literacia financeira junto de jovens do ensino básico e secundário.
 
  O Município de Caminha reforçou a sua aposta na gestão sustentável de resíduos com a aquisição de uma nova viatura elétrica dedicada à recolha de biorresíduos, num investimento de 68 mil euros (acrescido de IVA). Esta aquisição surge no âmbito do programa RecolhaBio, do Fundo Ambiental, ao qual o município apresentou uma candidatura bem-sucedida.
 
  A ACCIONA foi adjudicada com a operação e manutenção de doze estações de tratamento de águas residuais (ETAR) no Alto Minho Interior, num contrato de 11,78 milhões de euros com duração de sete anos, com possibilidade de prorrogação por mais três.
 
  O partido CHEGA criticou duramente as medidas adotadas pela nova Câmara Municipal de Viana do Castelo, considerando-as um retrocesso na transparência e na participação cívica.
 
  A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou que irá intensificar o patrulhamento nas principais estradas do continente entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, período em que se assinala o “Dia de Todos os Santos”. A operação visa reduzir acidentes, garantir a fluidez do trânsito e aumentar a segurança dos condutores.