O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) graduou, no ano letivo 2022/2023, perto de 1.100 estudantes, nos mais variados cursos, graus e Escolas Superiores. No passado sábado decorreu a cerimónia de entrega das cartas de curso que juntou perto de um milhar de pessoas e lotou o Auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC.
“O fim de uma das fases mais felizes das vossas vidas. Embora não seja o fim de nada, mas sim o início de uma nova etapa”, afirmou o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, ao longo da sessão.
Projetando já o futuro, Carlos Rodrigues garantiu que os diplomados poderão continuar a contar com o IPVC para enfrentarem os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais exigente. “Agora vai iniciar-se uma nova fase, igualmente exigente e em constante mudança. Uma fase que vai exigir de cada um de vocês formação contínua. E podem contar com o IPVC, com as nossas e vossas seis escolas e todos os nossos docentes e não docentes. Estamos disponíveis para vos continuar a acompanhar”, exprimiu.

Vânia Rodrigues, presidente da Federação Académica do IPVC, felicitou também todos os diplomados e recordou o lema do Politécnico de Viana do Castelo “IPVC, o teu ponto de partida” e da cidade de Viana do Castelo “Quem gosta vem, quem ama fica “, sublinhando que a Federação Académica estará sempre de portas abertas para os estudantes.
Depois da atuação musical, protagonizada por Dario Rocha, alumnus do curso de licenciatura em Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), no início da cerimónia, o palco foi ocupado por Joel Coelho e Rúben Nogueira, estudantes finalistas do curso de licenciatura do curso de Design de Produto da ESTG-IPVC, que apresentaram a nova embalagem da Carta de Curso e da lembrança que serão entregues aos diplomados já na próxima edição.
Sustentabilidade, inclusão, memória, realização e realização. Foram estes os conceitos abordados pelos dois estudantes. “Deixo um agradecimento especial ao Joel e ao Rúben, mas também a todos os estudantes que aceitaram este desafio lançado pelo Politécnico de Viana do Castelo ao curso de Design do Produto. Obrigada por desafiarem os nossos alunos. Esta é uma metodologia que nos defendemos”, afirmou a coordenadora do curso de Design do Produto, Patrícia Vieira.
A manhã prosseguiu com a subida a palco dos estudantes graduados, sob o olhar atento de pais, avós, irmãos e outros familiares, mas também amigos, que não quiseram perder um momento de conquista e que marca todos os graduados.

A encerrar a cerimónia, atuou a Hinoportuna – Tuna Académica do IPVC.
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.