O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) graduou, no ano letivo 2022/2023, perto de 1.100 estudantes, nos mais variados cursos, graus e Escolas Superiores. No passado sábado decorreu a cerimónia de entrega das cartas de curso que juntou perto de um milhar de pessoas e lotou o Auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC.
“O fim de uma das fases mais felizes das vossas vidas. Embora não seja o fim de nada, mas sim o início de uma nova etapa”, afirmou o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, ao longo da sessão.
Projetando já o futuro, Carlos Rodrigues garantiu que os diplomados poderão continuar a contar com o IPVC para enfrentarem os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais exigente. “Agora vai iniciar-se uma nova fase, igualmente exigente e em constante mudança. Uma fase que vai exigir de cada um de vocês formação contínua. E podem contar com o IPVC, com as nossas e vossas seis escolas e todos os nossos docentes e não docentes. Estamos disponíveis para vos continuar a acompanhar”, exprimiu.

Vânia Rodrigues, presidente da Federação Académica do IPVC, felicitou também todos os diplomados e recordou o lema do Politécnico de Viana do Castelo “IPVC, o teu ponto de partida” e da cidade de Viana do Castelo “Quem gosta vem, quem ama fica “, sublinhando que a Federação Académica estará sempre de portas abertas para os estudantes.
Depois da atuação musical, protagonizada por Dario Rocha, alumnus do curso de licenciatura em Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), no início da cerimónia, o palco foi ocupado por Joel Coelho e Rúben Nogueira, estudantes finalistas do curso de licenciatura do curso de Design de Produto da ESTG-IPVC, que apresentaram a nova embalagem da Carta de Curso e da lembrança que serão entregues aos diplomados já na próxima edição.
Sustentabilidade, inclusão, memória, realização e realização. Foram estes os conceitos abordados pelos dois estudantes. “Deixo um agradecimento especial ao Joel e ao Rúben, mas também a todos os estudantes que aceitaram este desafio lançado pelo Politécnico de Viana do Castelo ao curso de Design do Produto. Obrigada por desafiarem os nossos alunos. Esta é uma metodologia que nos defendemos”, afirmou a coordenadora do curso de Design do Produto, Patrícia Vieira.
A manhã prosseguiu com a subida a palco dos estudantes graduados, sob o olhar atento de pais, avós, irmãos e outros familiares, mas também amigos, que não quiseram perder um momento de conquista e que marca todos os graduados.

A encerrar a cerimónia, atuou a Hinoportuna – Tuna Académica do IPVC.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.