O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) graduou, no ano letivo 2022/2023, perto de 1.100 estudantes, nos mais variados cursos, graus e Escolas Superiores. No passado sábado decorreu a cerimónia de entrega das cartas de curso que juntou perto de um milhar de pessoas e lotou o Auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC.
“O fim de uma das fases mais felizes das vossas vidas. Embora não seja o fim de nada, mas sim o início de uma nova etapa”, afirmou o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, ao longo da sessão.
Projetando já o futuro, Carlos Rodrigues garantiu que os diplomados poderão continuar a contar com o IPVC para enfrentarem os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais exigente. “Agora vai iniciar-se uma nova fase, igualmente exigente e em constante mudança. Uma fase que vai exigir de cada um de vocês formação contínua. E podem contar com o IPVC, com as nossas e vossas seis escolas e todos os nossos docentes e não docentes. Estamos disponíveis para vos continuar a acompanhar”, exprimiu.

Vânia Rodrigues, presidente da Federação Académica do IPVC, felicitou também todos os diplomados e recordou o lema do Politécnico de Viana do Castelo “IPVC, o teu ponto de partida” e da cidade de Viana do Castelo “Quem gosta vem, quem ama fica “, sublinhando que a Federação Académica estará sempre de portas abertas para os estudantes.
Depois da atuação musical, protagonizada por Dario Rocha, alumnus do curso de licenciatura em Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), no início da cerimónia, o palco foi ocupado por Joel Coelho e Rúben Nogueira, estudantes finalistas do curso de licenciatura do curso de Design de Produto da ESTG-IPVC, que apresentaram a nova embalagem da Carta de Curso e da lembrança que serão entregues aos diplomados já na próxima edição.
Sustentabilidade, inclusão, memória, realização e realização. Foram estes os conceitos abordados pelos dois estudantes. “Deixo um agradecimento especial ao Joel e ao Rúben, mas também a todos os estudantes que aceitaram este desafio lançado pelo Politécnico de Viana do Castelo ao curso de Design do Produto. Obrigada por desafiarem os nossos alunos. Esta é uma metodologia que nos defendemos”, afirmou a coordenadora do curso de Design do Produto, Patrícia Vieira.
A manhã prosseguiu com a subida a palco dos estudantes graduados, sob o olhar atento de pais, avós, irmãos e outros familiares, mas também amigos, que não quiseram perder um momento de conquista e que marca todos os graduados.

A encerrar a cerimónia, atuou a Hinoportuna – Tuna Académica do IPVC.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.