A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) estão a promover o I Congresso de Enfermagem Perioperatória do Alto Minho, num momento de partilha, reflexão e reforço da prática clínica e académica na área cirúrgica.
Com um programa centrado na inovação tecnológica e na humanização dos cuidados, o congresso reúne profissionais de várias unidades hospitalares da região Norte, abordando temas como a segurança do doente, os avanços científicos na enfermagem perioperatória e os desafios da prática em contexto real.
Além de promover a reflexão sobre a evolução científica e tecnológica na enfermagem perioperatória, o congresso pretende destacar a importância da humanização dos cuidados e da segurança do doente, num momento de partilha entre profissionais de diferentes unidades hospitalares do Norte do país.
“Trabalhamos com a ULSAM há muitos anos. São o nosso maior parceiro na formação dos nossos estudantes de Enfermagem, já que metade da formação é feita em contexto clínico. Mas esta relação vai muito além da formação — passa também pela investigação, transferência de conhecimento e organização conjunta de eventos científicos como este”, sublinha Luís Graça, diretor da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo.
O docente destaca ainda a importância de olhar para esta área da enfermagem “de forma integrada”, equilibrando inovação tecnológica com empatia e proximidade ao utente. “Construímos um programa que aborda tanto a vertente tecnológica como a humanização dos cuidados. É essencial ver esta área da enfermagem por estes dois ângulos”, reforça.
Uma vez que “nunca houve nenhum evento do género sobre esta área tão específica da enfermagem”, a ideia do congresso nasceu da “necessidade de criar um momento de partilha com outras unidades hospitalares”, afirmou a presidente do congresso e enfermeira gestora do bloco operatório da ULSAM, Elvira Cadete.
A construção de momentos “de encontro, de reflexão, de construção coletiva e de afirmação do papel insubstituível do enfermeiro perioperatório na equipa cirúrgica” são “absolutamente essenciais”. Elvira Cadete afirma, ainda, que a enfermagem perioperatória, exercida por um profissional que acompanha o paciente antes, durante e após a cirurgia, tem registado um grande avanço tecnológico e científico, alertando, no entanto, para aquele que é o papel essencial do enfermeiro: o contacto com o utente, a segurança, a empatia. “Hoje, mais do que nunca, é fundamental reafirmar o papel insubstituível do enfermeiro perioperatório na equipa cirúrgica.”
Presente na sessão de abertura, o vereador com a área da Saúde da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Rego, anunciou que a cidade vai acolher, em 2026, a conferência internacional da Rede Europeia de Cidades Saudáveis — um reconhecimento do trabalho desenvolvido na área da saúde a nível local, destacando o papel relevante que a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo e a ULSAM poderão assumir no evento.
A VianaCycles assinala este ano 15 anos de atividade, um marco que consolida a empresa de Viana do Castelo como uma referência regional no setor das duas rodas. Criada por dois empreendedores de áreas distintas, a empresa começou por centrar a operação no concelho vianense, mas rapidamente alargou a sua presença para novos territórios, acompanhando as exigências de um mercado em constante evolução.
A cidade de Vigo inaugurou, ao final da tarde deste sábado, a sua emblemática iluminação de Natal, num evento que voltou a atrair milhares de pessoas ao centro urbano — mesmo sob chuva persistente, que não demoveu residentes nem visitantes.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, inaugurou esta segunda-feira, em Alvarães, Viana do Castelo, um conjunto de 32 novas habitações sociais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) do município. A entrega simbólica das chaves contou também com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.
Viana do Castelo esteve em destaque na Grécia, com a representação da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia num encontro com o Embaixador de Portugal em Atenas, Rui Macieira.
Viana do Castelo recebeu a Ação Bandeira 2025, uma iniciativa promovida pelo Departamento Nacional do Ambiente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em parceria com a Junta Regional de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Viana do Castelo, recebe no próximo dia 22 de novembro, às 14h00, a apresentação do livro “Incríveis Pessoas Comuns – Volume II”, no Auditório do Centro Paulo VI, em Darque. A entrada é gratuita.
Cerca de uma centena de alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, vencedores e participantes premiados na 1.ª edição do Festival de Cinema Escolar “Curtas do Castelo”, realizaram, nos dias 4 e 11 de novembro, uma visita de estudo à cidade do Porto, numa iniciativa oferecida pelo Município de Vila Nova de Cerveira, com o apoio do Agrupamento de Escolas.