A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) estão a promover o I Congresso de Enfermagem Perioperatória do Alto Minho, num momento de partilha, reflexão e reforço da prática clínica e académica na área cirúrgica.
Com um programa centrado na inovação tecnológica e na humanização dos cuidados, o congresso reúne profissionais de várias unidades hospitalares da região Norte, abordando temas como a segurança do doente, os avanços científicos na enfermagem perioperatória e os desafios da prática em contexto real.
Além de promover a reflexão sobre a evolução científica e tecnológica na enfermagem perioperatória, o congresso pretende destacar a importância da humanização dos cuidados e da segurança do doente, num momento de partilha entre profissionais de diferentes unidades hospitalares do Norte do país.
“Trabalhamos com a ULSAM há muitos anos. São o nosso maior parceiro na formação dos nossos estudantes de Enfermagem, já que metade da formação é feita em contexto clínico. Mas esta relação vai muito além da formação — passa também pela investigação, transferência de conhecimento e organização conjunta de eventos científicos como este”, sublinha Luís Graça, diretor da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo.
O docente destaca ainda a importância de olhar para esta área da enfermagem “de forma integrada”, equilibrando inovação tecnológica com empatia e proximidade ao utente. “Construímos um programa que aborda tanto a vertente tecnológica como a humanização dos cuidados. É essencial ver esta área da enfermagem por estes dois ângulos”, reforça.
Uma vez que “nunca houve nenhum evento do género sobre esta área tão específica da enfermagem”, a ideia do congresso nasceu da “necessidade de criar um momento de partilha com outras unidades hospitalares”, afirmou a presidente do congresso e enfermeira gestora do bloco operatório da ULSAM, Elvira Cadete.
A construção de momentos “de encontro, de reflexão, de construção coletiva e de afirmação do papel insubstituível do enfermeiro perioperatório na equipa cirúrgica” são “absolutamente essenciais”. Elvira Cadete afirma, ainda, que a enfermagem perioperatória, exercida por um profissional que acompanha o paciente antes, durante e após a cirurgia, tem registado um grande avanço tecnológico e científico, alertando, no entanto, para aquele que é o papel essencial do enfermeiro: o contacto com o utente, a segurança, a empatia. “Hoje, mais do que nunca, é fundamental reafirmar o papel insubstituível do enfermeiro perioperatório na equipa cirúrgica.”
Presente na sessão de abertura, o vereador com a área da Saúde da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Rego, anunciou que a cidade vai acolher, em 2026, a conferência internacional da Rede Europeia de Cidades Saudáveis — um reconhecimento do trabalho desenvolvido na área da saúde a nível local, destacando o papel relevante que a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo e a ULSAM poderão assumir no evento.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.