Logo
Regional

IPVC e ULSAM promovem 1º Congresso de Enfermagem Perioperatória do Alto Minho

9 Maio, 2025 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) estão a promover o I Congresso de Enfermagem Perioperatória do Alto Minho, num momento de partilha, reflexão e reforço da prática clínica e académica na área cirúrgica.

Com um programa centrado na inovação tecnológica e na humanização dos cuidados, o congresso reúne profissionais de várias unidades hospitalares da região Norte, abordando temas como a segurança do doente, os avanços científicos na enfermagem perioperatória e os desafios da prática em contexto real.

Além de promover a reflexão sobre a evolução científica e tecnológica na enfermagem perioperatória, o congresso pretende destacar a importância da humanização dos cuidados e da segurança do doente, num momento de partilha entre profissionais de diferentes unidades hospitalares do Norte do país.

“Trabalhamos com a ULSAM há muitos anos. São o nosso maior parceiro na formação dos nossos estudantes de Enfermagem, já que metade da formação é feita em contexto clínico. Mas esta relação vai muito além da formação — passa também pela investigação, transferência de conhecimento e organização conjunta de eventos científicos como este”, sublinha Luís Graça, diretor da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo.

O docente destaca ainda a importância de olhar para esta área da enfermagem “de forma integrada”, equilibrando inovação tecnológica com empatia e proximidade ao utente. “Construímos um programa que aborda tanto a vertente tecnológica como a humanização dos cuidados. É essencial ver esta área da enfermagem por estes dois ângulos”, reforça.

Uma vez que “nunca houve nenhum evento do género sobre esta área tão específica da enfermagem”, a ideia do congresso nasceu da “necessidade de criar um momento de partilha com outras unidades hospitalares”, afirmou a presidente do congresso e enfermeira gestora do bloco operatório da ULSAM, Elvira Cadete.

A construção de momentos “de encontro, de reflexão, de construção coletiva e de afirmação do papel insubstituível do enfermeiro perioperatório na equipa cirúrgica” são “absolutamente essenciais”. Elvira Cadete afirma, ainda, que a enfermagem perioperatória, exercida por um profissional que acompanha o paciente antes, durante e após a cirurgia, tem registado um grande avanço tecnológico e científico, alertando, no entanto, para aquele que é o papel essencial do enfermeiro: o contacto com o utente, a segurança, a empatia. “Hoje, mais do que nunca, é fundamental reafirmar o papel insubstituível do enfermeiro perioperatório na equipa cirúrgica.”

Presente na sessão de abertura, o vereador com a área da Saúde da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Rego, anunciou que a cidade vai acolher, em 2026, a conferência internacional da Rede Europeia de Cidades Saudáveis — um reconhecimento do trabalho desenvolvido na área da saúde a nível local, destacando o papel relevante que a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo e a ULSAM poderão assumir no evento.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Novembro, 2025

Valença celebra 92 anos da chegada de Charles Lindbergh

Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.

Desporto 18 Novembro, 2025

Federação assume controlo da Volta a Portugal após polémica com a Podium Events

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.

Regional 18 Novembro, 2025

IPVC e CiTin promovem seminário para aproximar investigação e empresas no Alto Minho

O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.

Regional 18 Novembro, 2025

Teatro de fantoches leva Lenda de Deu-la-Deu Martins às crianças de Monção

Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.

Desporto 18 Novembro, 2025

Morreu Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves e Cerveira

O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.

Regional 18 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira abre candidaturas às Bolsas de Estudo para 2025/2026

O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.

Cultura 18 Novembro, 2025

“A Baba do Lobo” chega hoje ao Festival de Teatro de Viana do Castelo

O coletivo Cem Palcos apresenta hoje, 18 de novembro, no Festival de Teatro de Viana do Castelo, às 18h30, o espetáculo “A Baba do Lobo”, uma coprodução com o Teatro Vila Velha, do Brasil.