Estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Design de Ambientes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) estão a desenvolver um projeto, em parceria com a Refood, para facilitar o acondicionamento dos alimentos que são recolhidos e entregues a pessoas carenciadas.
Esta iniciativa, que reflete o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo em apoiar a comunidade local e fomentar a responsabilidade social, integra-se nas ações académicas da instituição e reforça a importância de valores como a solidariedade, a economia circular e a sustentabilidade.
A participação dos estudantes no projeto “REC” insere-se na Unidade Curricular “Projeto Ambientes Oficinas 1”, sob a orientação dos docentes Liliana Soares e Ermanno Aparo e visa o desenvolvimento de soluções inovadoras para melhorar a distribuição de alimentos na cidade.
A proposta envolve a criação de módulos urbanos que possam ser instalados em diferentes locais, garantindo a conservação adequada dos alimentos – congelados, refrigerados ou à temperatura ambiente – e facilitando o acesso dos utentes aos serviços da Refood, sem a necessidade de deslocações longas.
Para a concretização do projeto, o Politécnico de Viana do Castelo conta com a parceria técnica da LINGOTE Alumínios, no desenvolvimento dos módulos, reforçando a capacidade do IPVC de envolver o setor empresarial em projetos que beneficiam diretamente a comunidade, demonstrando o seu papel ativo na promoção de soluções concretas para problemas sociais.
Ermanno Aparo, docente responsável pelo projeto, sublinha que esta iniciativa vai além de uma simples atividade académica. “O projeto REC não só incentiva uma reflexão crítica sobre as necessidades de um serviço mais eficaz, como também sensibiliza os estudantes para o voluntariado e a importância de contribuir para um futuro mais solidário e sustentável. Queremos envolver a comunidade e os stakeholders locais, mostrando o impacto positivo que a educação superior pode ter na sociedade”, explica.
Com este projeto, o IPVC reafirma o seu compromisso em fomentar a inovação social e o desenvolvimento sustentável, proporcionando aos estudantes uma experiência prática que alia conhecimentos académicos à aplicação real. A participação no voluntariado da Refood representa mais um passo na consolidação do papel do Politécnico de Viana do Castelo como agente de transformação social.
Há dez anos, a enfermeira Liliana Lourenço, formada no Politécnico de Viana do Castelo, aceitou o desafio de levar os cuidados de saúde a Resende, em Paredes de Coura, numa iniciativa inovadora promovida pela Junta de Freguesia local. Desde então, o momento reservado à missa transformou-se numa oportunidade para unir a comunidade em torno do cuidado, criando laços que vão além da medicina.
Ligando as freguesias da Bela e Longos Vales, os trabalhos de requalificação da Rua de Santo António estão finalizados, permitindo o alargamento da via de circulação e a instalação de infraestruturas públicas de abastecimento de água, saneamento e drenagem de águas pluviais.
A época festiva é, para muitos, uma altura de celebração, convívio e, inevitavelmente, de excessos no que diz respeito à gastronomia. As mesas cheias, os doces tradicionais e as bebidas alcoólicas tornam-se presença habitual nas várias comemorações de Natal e Ano Novo.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, acompanhado pelo vice-presidente e vereador da educação, marcou presença na apresentação do projeto da reabilitação e modernização da Escola E.B. 2/3 Dr. Pedro Barbosa à comunidade educativa.
A freguesia de Deão, prepara-se para reviver , já este domingo, a tradição do caldo, feito em potes de ferro, sobre lume a lenha.
Ainda não é Dia de Natal, mas o Pai Natal vai chegar mais cedo ao concelho de Caminha e, desta vez, de um modo algo irreverente. Na verdade, vai fazer duas entradas, que não vão deixar ninguém indiferente. No sábado chega a Vila Praia de Âncora, à Praça da República, e domingo vai aparecer no Terreiro de Caminha, ali para os lados da Torre do Relógio.
A EVIC - Escola Vocacional de Interpretação e Criação, de Viana do Castelo, recebe o bailarino Yonel Serrano, da Companhia Olga Roriz para um workshop gratuito este sábado, 7 de dezembro, às 11h00.