Estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Design de Ambientes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) estão a desenvolver um projeto, em parceria com a Refood, para facilitar o acondicionamento dos alimentos que são recolhidos e entregues a pessoas carenciadas.
Esta iniciativa, que reflete o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo em apoiar a comunidade local e fomentar a responsabilidade social, integra-se nas ações académicas da instituição e reforça a importância de valores como a solidariedade, a economia circular e a sustentabilidade.
A participação dos estudantes no projeto “REC” insere-se na Unidade Curricular “Projeto Ambientes Oficinas 1”, sob a orientação dos docentes Liliana Soares e Ermanno Aparo e visa o desenvolvimento de soluções inovadoras para melhorar a distribuição de alimentos na cidade.
A proposta envolve a criação de módulos urbanos que possam ser instalados em diferentes locais, garantindo a conservação adequada dos alimentos – congelados, refrigerados ou à temperatura ambiente – e facilitando o acesso dos utentes aos serviços da Refood, sem a necessidade de deslocações longas.
Para a concretização do projeto, o Politécnico de Viana do Castelo conta com a parceria técnica da LINGOTE Alumínios, no desenvolvimento dos módulos, reforçando a capacidade do IPVC de envolver o setor empresarial em projetos que beneficiam diretamente a comunidade, demonstrando o seu papel ativo na promoção de soluções concretas para problemas sociais.
Ermanno Aparo, docente responsável pelo projeto, sublinha que esta iniciativa vai além de uma simples atividade académica. “O projeto REC não só incentiva uma reflexão crítica sobre as necessidades de um serviço mais eficaz, como também sensibiliza os estudantes para o voluntariado e a importância de contribuir para um futuro mais solidário e sustentável. Queremos envolver a comunidade e os stakeholders locais, mostrando o impacto positivo que a educação superior pode ter na sociedade”, explica.
Com este projeto, o IPVC reafirma o seu compromisso em fomentar a inovação social e o desenvolvimento sustentável, proporcionando aos estudantes uma experiência prática que alia conhecimentos académicos à aplicação real. A participação no voluntariado da Refood representa mais um passo na consolidação do papel do Politécnico de Viana do Castelo como agente de transformação social.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.