Estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Design de Ambientes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) estão a desenvolver um projeto, em parceria com a Refood, para facilitar o acondicionamento dos alimentos que são recolhidos e entregues a pessoas carenciadas.
Esta iniciativa, que reflete o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo em apoiar a comunidade local e fomentar a responsabilidade social, integra-se nas ações académicas da instituição e reforça a importância de valores como a solidariedade, a economia circular e a sustentabilidade.
A participação dos estudantes no projeto “REC” insere-se na Unidade Curricular “Projeto Ambientes Oficinas 1”, sob a orientação dos docentes Liliana Soares e Ermanno Aparo e visa o desenvolvimento de soluções inovadoras para melhorar a distribuição de alimentos na cidade.
A proposta envolve a criação de módulos urbanos que possam ser instalados em diferentes locais, garantindo a conservação adequada dos alimentos – congelados, refrigerados ou à temperatura ambiente – e facilitando o acesso dos utentes aos serviços da Refood, sem a necessidade de deslocações longas.
Para a concretização do projeto, o Politécnico de Viana do Castelo conta com a parceria técnica da LINGOTE Alumínios, no desenvolvimento dos módulos, reforçando a capacidade do IPVC de envolver o setor empresarial em projetos que beneficiam diretamente a comunidade, demonstrando o seu papel ativo na promoção de soluções concretas para problemas sociais.
Ermanno Aparo, docente responsável pelo projeto, sublinha que esta iniciativa vai além de uma simples atividade académica. “O projeto REC não só incentiva uma reflexão crítica sobre as necessidades de um serviço mais eficaz, como também sensibiliza os estudantes para o voluntariado e a importância de contribuir para um futuro mais solidário e sustentável. Queremos envolver a comunidade e os stakeholders locais, mostrando o impacto positivo que a educação superior pode ter na sociedade”, explica.
Com este projeto, o IPVC reafirma o seu compromisso em fomentar a inovação social e o desenvolvimento sustentável, proporcionando aos estudantes uma experiência prática que alia conhecimentos académicos à aplicação real. A participação no voluntariado da Refood representa mais um passo na consolidação do papel do Politécnico de Viana do Castelo como agente de transformação social.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.