Estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Design de Ambientes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) estão a desenvolver um projeto, em parceria com a Refood, para facilitar o acondicionamento dos alimentos que são recolhidos e entregues a pessoas carenciadas.
Esta iniciativa, que reflete o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo em apoiar a comunidade local e fomentar a responsabilidade social, integra-se nas ações académicas da instituição e reforça a importância de valores como a solidariedade, a economia circular e a sustentabilidade.
A participação dos estudantes no projeto “REC” insere-se na Unidade Curricular “Projeto Ambientes Oficinas 1”, sob a orientação dos docentes Liliana Soares e Ermanno Aparo e visa o desenvolvimento de soluções inovadoras para melhorar a distribuição de alimentos na cidade.
A proposta envolve a criação de módulos urbanos que possam ser instalados em diferentes locais, garantindo a conservação adequada dos alimentos – congelados, refrigerados ou à temperatura ambiente – e facilitando o acesso dos utentes aos serviços da Refood, sem a necessidade de deslocações longas.
Para a concretização do projeto, o Politécnico de Viana do Castelo conta com a parceria técnica da LINGOTE Alumínios, no desenvolvimento dos módulos, reforçando a capacidade do IPVC de envolver o setor empresarial em projetos que beneficiam diretamente a comunidade, demonstrando o seu papel ativo na promoção de soluções concretas para problemas sociais.
Ermanno Aparo, docente responsável pelo projeto, sublinha que esta iniciativa vai além de uma simples atividade académica. “O projeto REC não só incentiva uma reflexão crítica sobre as necessidades de um serviço mais eficaz, como também sensibiliza os estudantes para o voluntariado e a importância de contribuir para um futuro mais solidário e sustentável. Queremos envolver a comunidade e os stakeholders locais, mostrando o impacto positivo que a educação superior pode ter na sociedade”, explica.
Com este projeto, o IPVC reafirma o seu compromisso em fomentar a inovação social e o desenvolvimento sustentável, proporcionando aos estudantes uma experiência prática que alia conhecimentos académicos à aplicação real. A participação no voluntariado da Refood representa mais um passo na consolidação do papel do Politécnico de Viana do Castelo como agente de transformação social.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.