O Politécnico de Viana do Castelo, através dos seus Serviços de Ação Social, assinou um protocolo de mecenato social com o Grupo Quercia com vista à atribuição de bolsas de estudos a estudantes com mérito académico do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Construção e Reabilitação, ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.
Num cenário educacional em constante evolução, as bolsas de estudo assumem-se como pilares fundamentais para garantir que o acesso à educação não é um privilégio exclusivo de alguns, mas sim um direito universal, que não deverá ser travado por questões económicas do estudante e/ou do seu agregado familiar.
As bolsas de estudo desempenham, por isso, um papel essencial, proporcionando aos estudantes, em especial, aos estudantes com bom desempenho académico, a oportunidade de perseguirem os seus estudos, independentemente do seu contexto económico.
E assim que nasce o “Programa de Bolsas de Estudo Construção + Emprego”, nome dado ao protocolo de mecenato social que os Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo (SAS-IPVC) assinaram com o Cond’Amorosa II S.A. – Grupo Quercia.
Este protoloco tem como propósito apoiar os estudantes com maiores dificuldades económicas a frequentar o CTeSP em Construção e Reabilitação, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.
O “Programa de Bolsas de Estudo Construção + Emprego” poderá atuar de três formas:
Crédito no cartão de estudante para despesas de alimentação;
Pagamento direto de alojamento, seja em residências do IPVC, protocoladas ou alojamento particular ou
Pagamento direto de propinas.
Podem candidatar-se a este programa os estudantes com insuficiência económica que estejam inscritos no 2.º ano do CTeSP em Construção e Reabilitação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC; demonstrem desempenho académico relevante ou façam o estágio curricular na empresa do mecenas.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.