O Politécnico de Viana do Castelo, através dos seus Serviços de Ação Social, assinou um protocolo de mecenato social com o Grupo Quercia com vista à atribuição de bolsas de estudos a estudantes com mérito académico do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Construção e Reabilitação, ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.
Num cenário educacional em constante evolução, as bolsas de estudo assumem-se como pilares fundamentais para garantir que o acesso à educação não é um privilégio exclusivo de alguns, mas sim um direito universal, que não deverá ser travado por questões económicas do estudante e/ou do seu agregado familiar.
As bolsas de estudo desempenham, por isso, um papel essencial, proporcionando aos estudantes, em especial, aos estudantes com bom desempenho académico, a oportunidade de perseguirem os seus estudos, independentemente do seu contexto económico.
E assim que nasce o “Programa de Bolsas de Estudo Construção + Emprego”, nome dado ao protocolo de mecenato social que os Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo (SAS-IPVC) assinaram com o Cond’Amorosa II S.A. – Grupo Quercia.
Este protoloco tem como propósito apoiar os estudantes com maiores dificuldades económicas a frequentar o CTeSP em Construção e Reabilitação, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.
O “Programa de Bolsas de Estudo Construção + Emprego” poderá atuar de três formas:
Crédito no cartão de estudante para despesas de alimentação;
Pagamento direto de alojamento, seja em residências do IPVC, protocoladas ou alojamento particular ou
Pagamento direto de propinas.
Podem candidatar-se a este programa os estudantes com insuficiência económica que estejam inscritos no 2.º ano do CTeSP em Construção e Reabilitação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC; demonstrem desempenho académico relevante ou façam o estágio curricular na empresa do mecenas.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.