O Politécnico de Viana do Castelo, através dos seus Serviços de Ação Social, assinou um protocolo de mecenato social com o Grupo Quercia com vista à atribuição de bolsas de estudos a estudantes com mérito académico do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Construção e Reabilitação, ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.
Num cenário educacional em constante evolução, as bolsas de estudo assumem-se como pilares fundamentais para garantir que o acesso à educação não é um privilégio exclusivo de alguns, mas sim um direito universal, que não deverá ser travado por questões económicas do estudante e/ou do seu agregado familiar.
As bolsas de estudo desempenham, por isso, um papel essencial, proporcionando aos estudantes, em especial, aos estudantes com bom desempenho académico, a oportunidade de perseguirem os seus estudos, independentemente do seu contexto económico.
E assim que nasce o “Programa de Bolsas de Estudo Construção + Emprego”, nome dado ao protocolo de mecenato social que os Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo (SAS-IPVC) assinaram com o Cond’Amorosa II S.A. – Grupo Quercia.
Este protoloco tem como propósito apoiar os estudantes com maiores dificuldades económicas a frequentar o CTeSP em Construção e Reabilitação, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.
O “Programa de Bolsas de Estudo Construção + Emprego” poderá atuar de três formas:
Crédito no cartão de estudante para despesas de alimentação;
Pagamento direto de alojamento, seja em residências do IPVC, protocoladas ou alojamento particular ou
Pagamento direto de propinas.
Podem candidatar-se a este programa os estudantes com insuficiência económica que estejam inscritos no 2.º ano do CTeSP em Construção e Reabilitação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC; demonstrem desempenho académico relevante ou façam o estágio curricular na empresa do mecenas.
O Município de Ponte de Lima aprovou um protocolo de colaboração com a ALAAR – Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, válido para 2025/2026.
O Estação Viana Shopping volta a associar-se a uma causa solidária e de grande importância para a comunidade, acolhendo esta sexta-feira, 19 de dezembro, uma ação de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam esta quinta-feira as operações de Natal e Ano Novo, com um reforço do policiamento em todo o país, especialmente direcionado para a fiscalização rodoviária, uso de pirotecnia e prevenção da criminalidade junto de zonas comerciais e residenciais.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.