O Politécnico de Viana do Castelo, através dos seus Serviços de Ação Social, assinou um protocolo de mecenato social com o Grupo Quercia com vista à atribuição de bolsas de estudos a estudantes com mérito académico do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Construção e Reabilitação, ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.
Num cenário educacional em constante evolução, as bolsas de estudo assumem-se como pilares fundamentais para garantir que o acesso à educação não é um privilégio exclusivo de alguns, mas sim um direito universal, que não deverá ser travado por questões económicas do estudante e/ou do seu agregado familiar.
As bolsas de estudo desempenham, por isso, um papel essencial, proporcionando aos estudantes, em especial, aos estudantes com bom desempenho académico, a oportunidade de perseguirem os seus estudos, independentemente do seu contexto económico.
E assim que nasce o “Programa de Bolsas de Estudo Construção + Emprego”, nome dado ao protocolo de mecenato social que os Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo (SAS-IPVC) assinaram com o Cond’Amorosa II S.A. – Grupo Quercia.
Este protoloco tem como propósito apoiar os estudantes com maiores dificuldades económicas a frequentar o CTeSP em Construção e Reabilitação, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC.
O “Programa de Bolsas de Estudo Construção + Emprego” poderá atuar de três formas:
Crédito no cartão de estudante para despesas de alimentação;
Pagamento direto de alojamento, seja em residências do IPVC, protocoladas ou alojamento particular ou
Pagamento direto de propinas.
Podem candidatar-se a este programa os estudantes com insuficiência económica que estejam inscritos no 2.º ano do CTeSP em Construção e Reabilitação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC; demonstrem desempenho académico relevante ou façam o estágio curricular na empresa do mecenas.
Viana do Castelo vai avançar com a construção de uma nova ponte pedonal e ciclável sobre o Rio Lima, localizada a jusante da emblemática Ponte Eiffel. A proposta vencedora foi escolhida no âmbito de um Concurso de Conceção Limitado por prévia qualificação, que contou com a participação de alguns dos mais conceituados gabinetes de engenharia nacionais e internacionais.
O Município de Ponte de Lima organiza, no próximo sábado, 21 de fevereiro, às 10h30, mais uma sessão da Bebéteca na Biblioteca Municipal, destinada a bebés e crianças até aos 6 anos, acompanhados pelos familiares.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na 34.ª Assembleia Geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que decorreu na Corunha, em Espanha. O encontro reuniu as 41 entidades que integram a organização com o objetivo de definir as prioridades estratégicas para 2026.
A Câmara Municipal de Valença formalizou recentemente um protocolo de cooperação com centros óticos e uma empresa de produtos ortopédicos locais, visando apoiar cidadãos em situação de vulnerabilidade económica no concelho.
A Unidos do Viradouro conquistou o título do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. A escola venceu com o enredo “Para cima, Ciça!”, uma homenagem ao mestre de bateria Moacyr Silva Pinto, o Ciça, referência histórica no Carnaval carioca.
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).