Logo
Regional

IPVC e CIM do Alto Minho fortalecem a colaboração no FISATUR em prol do turismo sustentável

11 Novembro, 2024 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Politécnico de Viana do Castelo foi o anfitrião da terceira reunião transnacional do FISATUR, projeto europeu que visa desenvolver experiências de turismo sustentável, aliadas à pesca, aquacultura e património marítimo.

Coorganizada com a CIM do Alto Minho, a reunião reuniu parceiros de Espanha e França para avaliar os eixos de Gestão e Coordenação (WP1), Comunicação (WP5, coordenado pelo IPVC) e Navegação Comercial (WP4).

Durante o encontro, que decorreu na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) ao longo de dois dias, os parceiros partilharam, além dos planos de ação, a implementação do programa de incubação dos projetos inovadores selecionados em cada país. Este programa já arrancou, com sessões de mentoria e reuniões de trabalho que apoiam ideias emergentes nas áreas de turismo e sustentabilidade costeira.

“A região está mobilidade em avançar com estes projetos, o que é extremamente positivo, e têm surgido projetos muito interessantes” | Goretti Silva, docente e investigadora do IPVC

A vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, salienta ainda que o projeto “é uma plataforma colaborativa que promove o intercâmbio de experiências para fortalecer economias locais e valorizar o património costeiro.”

“Temos tido uma boa adesão por parte da comunidade, desde entidades públicas e privadas. No projeto de incubação, temos projetos ligados à investigação, mas também projetos que incorporam recursos naturais em atividades económicas, como valorização gastronómica e valorização de produtos de pescado, alojamento temático ou projetos ligados a atividades turísticas. A região está mobilidade em avançar com estes projetos, o que é extremamente positivo”, descreve Goretti Silva, docente e investigadora do IPVC, responsável, em Portugal, pelo FISATUR.

O FISATUR, além de promover o turismo sustentável na pesca e no património marítimo da região atlântica, é também “uma plataforma colaborativa, que incentiva o intercâmbio de ideias e experiências entre os países e as entidades-parceiras, com o objetivo de fortalecer as economias locais e valorizar o património cultural e natural das zonas costeiras”, afirma a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo com o pelouro da Mobilidade e Cooperação Internacional, Ana Paula Vale.

A reunião transnacional contou, ainda, com a presença de José Paulo Queiroz, da CIM do Alto Minho, que destacou a importância do FISATUR enquanto projeto que centra a sua ação em “reconstruir para valorizar um património tão rico e variável, como aquele que existe na zona costeira.”

No final do processo de incubação, as duas melhores ideias de cada país serão premiadas e terão a oportunidade de integrar a rota de navegação de um catamarã entre França e Portugal, facilitando intercâmbios B2B (Business to Business) com experiências na costa atlântica. Além disso, os projetos vencedores poderão usufruir de um prémio de três mil euros em serviços de apoio ou equipamentos, e participar num programa personalizado de mentorias.

O projeto internacional envolve seis parceiros de três países – o Politécnico de Viana do Castelo e a CIM do Alto Minho, em Portugal, a FUNDAMAR e o ICSEM, em Espanha (Galiza), e ainda L’Institut Agro Rennes-Angers e a Technopole Quimper-Cornouaille, em França (Bretanha).

O FISATUR é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA) e gerido pela Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 8 Dezembro, 2025

Construção do novo Mercado de Viana do Castelo terá acompanhamento arqueológico

A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.

Nacional 8 Dezembro, 2025

Viana do Castelo e todo o país parados na greve geral de quinta-feira

Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.

Desporto 7 Dezembro, 2025

SC Vianense vence Mirandela e sobe ao 4.º lugar na Série A do Campeonato de Portugal

O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.

Desporto 7 Dezembro, 2025

AF Viana do Castelo empata com AF Viseu na Taça das Regiões

Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.

Internacional 7 Dezembro, 2025

RTP confirma presença no Festival Eurovisão da Canção 2026

A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.

Desporto 7 Dezembro, 2025

Portugal vice-campeão mundial de futsal feminino na estreia da competição

A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.

Desporto 7 Dezembro, 2025

Monção e Salvaterra de Miño lançam inscrições para a S. Silvestre Solidária

O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).