O Politécnico de Viana do Castelo foi o anfitrião da terceira reunião transnacional do FISATUR, projeto europeu que visa desenvolver experiências de turismo sustentável, aliadas à pesca, aquacultura e património marítimo.
Coorganizada com a CIM do Alto Minho, a reunião reuniu parceiros de Espanha e França para avaliar os eixos de Gestão e Coordenação (WP1), Comunicação (WP5, coordenado pelo IPVC) e Navegação Comercial (WP4).
Durante o encontro, que decorreu na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) ao longo de dois dias, os parceiros partilharam, além dos planos de ação, a implementação do programa de incubação dos projetos inovadores selecionados em cada país. Este programa já arrancou, com sessões de mentoria e reuniões de trabalho que apoiam ideias emergentes nas áreas de turismo e sustentabilidade costeira.
“A região está mobilidade em avançar com estes projetos, o que é extremamente positivo, e têm surgido projetos muito interessantes” | Goretti Silva, docente e investigadora do IPVC
A vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, salienta ainda que o projeto “é uma plataforma colaborativa que promove o intercâmbio de experiências para fortalecer economias locais e valorizar o património costeiro.”
“Temos tido uma boa adesão por parte da comunidade, desde entidades públicas e privadas. No projeto de incubação, temos projetos ligados à investigação, mas também projetos que incorporam recursos naturais em atividades económicas, como valorização gastronómica e valorização de produtos de pescado, alojamento temático ou projetos ligados a atividades turísticas. A região está mobilidade em avançar com estes projetos, o que é extremamente positivo”, descreve Goretti Silva, docente e investigadora do IPVC, responsável, em Portugal, pelo FISATUR.
O FISATUR, além de promover o turismo sustentável na pesca e no património marítimo da região atlântica, é também “uma plataforma colaborativa, que incentiva o intercâmbio de ideias e experiências entre os países e as entidades-parceiras, com o objetivo de fortalecer as economias locais e valorizar o património cultural e natural das zonas costeiras”, afirma a vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo com o pelouro da Mobilidade e Cooperação Internacional, Ana Paula Vale.
A reunião transnacional contou, ainda, com a presença de José Paulo Queiroz, da CIM do Alto Minho, que destacou a importância do FISATUR enquanto projeto que centra a sua ação em “reconstruir para valorizar um património tão rico e variável, como aquele que existe na zona costeira.”
No final do processo de incubação, as duas melhores ideias de cada país serão premiadas e terão a oportunidade de integrar a rota de navegação de um catamarã entre França e Portugal, facilitando intercâmbios B2B (Business to Business) com experiências na costa atlântica. Além disso, os projetos vencedores poderão usufruir de um prémio de três mil euros em serviços de apoio ou equipamentos, e participar num programa personalizado de mentorias.
O projeto internacional envolve seis parceiros de três países – o Politécnico de Viana do Castelo e a CIM do Alto Minho, em Portugal, a FUNDAMAR e o ICSEM, em Espanha (Galiza), e ainda L’Institut Agro Rennes-Angers e a Technopole Quimper-Cornouaille, em França (Bretanha).
O FISATUR é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA) e gerido pela Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA).
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.