O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua (ALAAR) estabeleceram um protocolo com o intuito de estimular a ação de voluntariado nos estudantes do IPVC. A ação é aberta a todos os alunos. No entanto, será dado acesso preferencial aos estudantes da licenciatura de Enfermagem Veterinária e Cuidados Veterinários.
Com mais de uma centena de animais no abrigo, pretende-se que os estudantes possam dedicar parte do seu tempo livre “a passear e a promover a sociabilização dos animais no abrigo da ALAAR; auxiliar com banhos e grooming dos animais do abrigo, na Escola Superior Agrária, do IPVC; auxiliar em tarefas de higienização e desinfeção das instalações e ajudar na prestação de cuidados veterinários, sob orientação médico-veterinária, tais como: administração de medicação, realização de exames físicos, limpeza de ouvidos e tratamento de feridas”, explicou a ALAAR.
As atividades serão coordenadas pela professora Joana Reis, dependentes da autorização da direção da ALAAR e implementadas no terreno com a orientação e auxílio dos alunos Lucas Lobo e Shayenne Oliveira. Está ainda prevista a creditação das atividades, quando cumpridos os requisitos para a mesma.
É dado acesso preferencial aos alunos da licenciatura de Enfermagem Veterinária e Cuidados Veterinários, “sendo essencial o gosto e respeito pelos animais, uma atitude responsável, pró-ativa e com vontade de aprender e colocar em prática as aprendizagens, assim como ser organizado”, destacou a associação.
O regime semanal é flexível e depende das necessidades, disponibilidade de transporte e indicação da ALAAR.
A VianaCycles assinala este ano 15 anos de atividade, um marco que consolida a empresa de Viana do Castelo como uma referência regional no setor das duas rodas. Criada por dois empreendedores de áreas distintas, a empresa começou por centrar a operação no concelho vianense, mas rapidamente alargou a sua presença para novos territórios, acompanhando as exigências de um mercado em constante evolução.
A cidade de Vigo inaugurou, ao final da tarde deste sábado, a sua emblemática iluminação de Natal, num evento que voltou a atrair milhares de pessoas ao centro urbano — mesmo sob chuva persistente, que não demoveu residentes nem visitantes.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, inaugurou esta segunda-feira, em Alvarães, Viana do Castelo, um conjunto de 32 novas habitações sociais, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) do município. A entrega simbólica das chaves contou também com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.
Viana do Castelo esteve em destaque na Grécia, com a representação da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia num encontro com o Embaixador de Portugal em Atenas, Rui Macieira.
Viana do Castelo recebeu a Ação Bandeira 2025, uma iniciativa promovida pelo Departamento Nacional do Ambiente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) em parceria com a Junta Regional de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Viana do Castelo, recebe no próximo dia 22 de novembro, às 14h00, a apresentação do livro “Incríveis Pessoas Comuns – Volume II”, no Auditório do Centro Paulo VI, em Darque. A entrada é gratuita.
Cerca de uma centena de alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, vencedores e participantes premiados na 1.ª edição do Festival de Cinema Escolar “Curtas do Castelo”, realizaram, nos dias 4 e 11 de novembro, uma visita de estudo à cidade do Porto, numa iniciativa oferecida pelo Município de Vila Nova de Cerveira, com o apoio do Agrupamento de Escolas.