O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é, oficialmente, membro associado da maior associação de Instituições de Ensino Superior no Brasil. A FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional conta já com mais de 200 associados e o IPVC é um deles. Trata-se da segunda instituição de ensino superior politécnico do país a integrar a FAUBAI.
A adesão foi aprovada recentemente, com a presença da vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, na edição deste ano do certame, que decorreu de 20 a 24 de abril, em São Paulo, e que contou com mais de 600 participantes de todo o mundo.
Para Ana Paula Vale, “esta adesão à FAUBAI como membro associado reforça o trabalho que tem vindo a ser feito nos últimos quatro anos. Neste período, o IPVC reforçou significativamente a sua estratégia de internacionalização num âmbito geográfico alargado e, muito particularmente, com países de Língua Oficial Portuguesa, trabalhando para garantir o impacto das parcerias estabelecidas, fomentar oportunidades de mobilidade de estudantes em contextos e realidades diferentes dos europeus e fomentar, igualmente, a mobilidade de docentes.”
A presença na Conferência Anual da FAUBAI, o maior e mais antigo evento de internacionalização do ensino superior a decorrer em toda a América Latina, voltou a assumir-se como uma importante oportunidade para o Politécnico de Viana do Castelo reforçar parcerias e estabelecer novos contactos e protocolos de cooperação, com vista ao desenvolvimento não só de programas de mobilidades, mas também graus conjuntos e duplos graus, que permitem fomentar a mobilidade de docentes e estudantes, bem como a investigação e publicação conjunta”.
Mas o IPVC está já a pensar no futuro, centrando os próximos passos na identificação de prioridades, na seleção de parceiros estratégicos e no desenvolvimento de projetos conjuntos. “O Erasmus + deu um importante contributo para o processo de internacionalização a nível global, ao permitir a gestão de uma percentagem do orçamento para fora da Europa, mas precisamos de dar passos mais arrojados, nomeadamente com uma maior abertura dos projetos ICM – International Credit Mobility – para áreas e países importantes, como os da América do Sul e outros países da CPLP, como Timor-Leste”, acrescenta Ana Paula Vale.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação divulgada.
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) volta a consciencializar para a doença hepática alcoólica, uma consequência que advém do elevado consumo de álcool.
Em jogo da 13.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, o Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0) na casa do Castêlo da Maia, com parciais de 25-20, 25-19 e 25-20.
O ministro da Agricultura e Pescas disse ter a indicação de que “os interesses de Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora estão acautelados” no âmbito do plano do governo para as eólicas ‘offshore’.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador com o Pelouro da Saúde, Ricardo Rego, estiveram nas comemorações dos 20 anos de elevação a vida e 500 anos de freguesia de Alvarães.
Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.
Armando Teixeira, atleta de trail running especialista em provas de montanha de longa distância, ex-aluno da Pós-Graduação em Avaliação, Planeamento e Performance em Trail Running e, atualmente, a frequentar o Mestrado em Treino Desportivo também na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, assumiu, recentemente, o lugar de Selecionador Nacional de Trail Running.