O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é, oficialmente, membro associado da maior associação de Instituições de Ensino Superior no Brasil. A FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional conta já com mais de 200 associados e o IPVC é um deles. Trata-se da segunda instituição de ensino superior politécnico do país a integrar a FAUBAI.
A adesão foi aprovada recentemente, com a presença da vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, na edição deste ano do certame, que decorreu de 20 a 24 de abril, em São Paulo, e que contou com mais de 600 participantes de todo o mundo.
Para Ana Paula Vale, “esta adesão à FAUBAI como membro associado reforça o trabalho que tem vindo a ser feito nos últimos quatro anos. Neste período, o IPVC reforçou significativamente a sua estratégia de internacionalização num âmbito geográfico alargado e, muito particularmente, com países de Língua Oficial Portuguesa, trabalhando para garantir o impacto das parcerias estabelecidas, fomentar oportunidades de mobilidade de estudantes em contextos e realidades diferentes dos europeus e fomentar, igualmente, a mobilidade de docentes.”
A presença na Conferência Anual da FAUBAI, o maior e mais antigo evento de internacionalização do ensino superior a decorrer em toda a América Latina, voltou a assumir-se como uma importante oportunidade para o Politécnico de Viana do Castelo reforçar parcerias e estabelecer novos contactos e protocolos de cooperação, com vista ao desenvolvimento não só de programas de mobilidades, mas também graus conjuntos e duplos graus, que permitem fomentar a mobilidade de docentes e estudantes, bem como a investigação e publicação conjunta”.
Mas o IPVC está já a pensar no futuro, centrando os próximos passos na identificação de prioridades, na seleção de parceiros estratégicos e no desenvolvimento de projetos conjuntos. “O Erasmus + deu um importante contributo para o processo de internacionalização a nível global, ao permitir a gestão de uma percentagem do orçamento para fora da Europa, mas precisamos de dar passos mais arrojados, nomeadamente com uma maior abertura dos projetos ICM – International Credit Mobility – para áreas e países importantes, como os da América do Sul e outros países da CPLP, como Timor-Leste”, acrescenta Ana Paula Vale.
O Sporting empatou esta terça-feira com a Juventus (1-1), em jogo da quarta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, disputado em Turim. A formação leonina esteve em vantagem, mas acabou por permitir o empate ainda na primeira parte.
A cerimónia de apresentação do projeto da futura Academia de Futebol da Associação de Futebol de Viana do Castelo e de entrega dos Certificados de Entidades Formadoras, contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, que deixou palavras de incentivo e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Associação.
De 7 a 9 de novembro, Viana do Castelo acolhe a VianaCon 2025, convenção dedicada aos jogos de tabuleiro e experiências lúdicas para todas as idades. O evento, com entrada gratuita, é promovido pela Associação Cultural e Artística ArtMatriz, com o apoio da Câmara Municipal.
Valença será palco do Space Festival nos dias 9 e 10 de novembro, com três concertos dedicados à música experimental e improvisada, em três espaços culturais do concelho: Centro Cultural de Verdoejo, Pousada de São Teotónio e Auditório da Academia de Música – Fortaleza de Valença.
Viana do Castelo recebe, até 15 de novembro de 2025, o projeto UNI-TE, uma residência artística internacional dedicada às danças de rua que junta artistas de Portugal e Hong Kong.
A futura Cidade Desportiva de Viana do Castelo vai contar com dois novos campos sintéticos e um performance hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), um centro de excelência destinado ao alto rendimento desportivo e ao acolhimento de seleções distritais e nacionais, clubes e atletas de elite.
A 4 de novembro de 2022, Viana do Castelo foi palco da 33.ª Cimeira Luso-Espanhola, presidida pelo Primeiro-Ministro português, na altura, António Costa, e pelo Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, atualmente em funções. O encontro juntou 18 ministros dos dois países para debater temas centrais como energia, espaço e microeletrónica.