O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai avançar com o mestrado profissional de um ano em Eletrónica e Eletrificação Automóvel. A formação, desenvolvida pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) funcionará em regime pós-laboral. A primeira fase de candidaturas decorre até, este domingo, 11 de fevereiro.
A pensar na transição elétrica do setor automóvel e nos desafios enfrentados por várias empresas do setor a operar na região do Alto Minho, o IPVC avança com o mestrado profissional de um ano em Eletrónica e Eletrificação Automóvel.
Esta formação irá funcionar em estreita articulação com empresas do setor automóvel a operar na região e com o CiTin, o único Centro de Tecnologia e Inovação, localizado em Arcos de Valdevez. As aulas presenciais irão decorrer nas instalações da ESTG-IPVC, distribuídas pela escola em Viana do Castelo e o polo em Arcos de Valdevez.
O mestrado profissional em Eletrónica e Eletrificação Automóvel, que surge inserido no PRR-BAITS-IPVC – Plano de Resolução e Resiliência (Impulso Adulto), pretende “responder às necessidades das empresas na região, não apenas para a reconversão e requalificação de seus quadros, mas também para promover a formação de novos quadros que necessitem de especialização avançada no contexto da transição elétrica e eletrificação automóvel”, justificou o IPVC numa nota.
“Este mestrado irá permitir adquirir conhecimentos técnicos avançados em domínios relacionados com tecnologias do veículo elétrico, eletricidade e eletrónica automóvel, circuitos e sistemas de aquisição de dados (in-circuit-testing), redes de comunicação veicular, gestão de processos de manufatura, sistemas ciber-físicos industriais, análise de dados industriais e tecnologias da Indústria 4.0”, lê-se.
Pode consultar mais informações, aqui.

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.