O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai avançar com o mestrado profissional de um ano em Eletrónica e Eletrificação Automóvel. A formação, desenvolvida pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) funcionará em regime pós-laboral. A primeira fase de candidaturas decorre até, este domingo, 11 de fevereiro.
A pensar na transição elétrica do setor automóvel e nos desafios enfrentados por várias empresas do setor a operar na região do Alto Minho, o IPVC avança com o mestrado profissional de um ano em Eletrónica e Eletrificação Automóvel.
Esta formação irá funcionar em estreita articulação com empresas do setor automóvel a operar na região e com o CiTin, o único Centro de Tecnologia e Inovação, localizado em Arcos de Valdevez. As aulas presenciais irão decorrer nas instalações da ESTG-IPVC, distribuídas pela escola em Viana do Castelo e o polo em Arcos de Valdevez.
O mestrado profissional em Eletrónica e Eletrificação Automóvel, que surge inserido no PRR-BAITS-IPVC – Plano de Resolução e Resiliência (Impulso Adulto), pretende “responder às necessidades das empresas na região, não apenas para a reconversão e requalificação de seus quadros, mas também para promover a formação de novos quadros que necessitem de especialização avançada no contexto da transição elétrica e eletrificação automóvel”, justificou o IPVC numa nota.
“Este mestrado irá permitir adquirir conhecimentos técnicos avançados em domínios relacionados com tecnologias do veículo elétrico, eletricidade e eletrónica automóvel, circuitos e sistemas de aquisição de dados (in-circuit-testing), redes de comunicação veicular, gestão de processos de manufatura, sistemas ciber-físicos industriais, análise de dados industriais e tecnologias da Indústria 4.0”, lê-se.
Pode consultar mais informações, aqui.
O SC Vianense entrou com o pé direito na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer de forma clara e convincente o dérbi minhoto frente ao Valenciano, por 1-4, em Valença do Minho, na 1.ª eliminatória da prova rainha do futebol português.
De 10 a 15 de setembro, Ponte de Lima volta a ser o epicentro da cultura popular minhota com a realização das tradicionais Feiras Novas, uma das maiores romarias do Alto Minho, em honra de Nossa Senhora das Dores. O evento, que integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, promete atrair milhares de visitantes à vila limiana para seis dias repletos de música, tradição, folclore e devoção.
O futsal distrital volta a entrar em cena com a disputa das Supertaças da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), agendadas para os dias 20 de setembro e 4 de outubro, no Pavilhão Municipal de Caminha.
Um homem de 52 anos foi detido este sábado, em flagrante, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), enquanto ateava um incêndio florestal com recurso a um isqueiro, no concelho de Valença. O suspeito permanece sob custódia da GNR até ser presente ao Tribunal Judicial de Valença, na segunda-feira, para o primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
De 26 a 28 de setembro, o Parque de Jogos 1.º de Maio INATEL, em Lisboa, vai acolher a Cidade das Tradições – Com a Pronúncia do Norte, evento gratuito promovido pela Fundação INATEL, com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e da Região de Turismo Porto e Norte.
Valença prepara-se para receber, entre os dias 1 e 4 de setembro, a 9.ª edição das Olimpíadas Seniores, um evento de âmbito distrital que promete encher a cidade de energia, convívio e espírito desportivo.
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.