O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai avançar com o mestrado profissional de um ano em Eletrónica e Eletrificação Automóvel. A formação, desenvolvida pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) funcionará em regime pós-laboral. A primeira fase de candidaturas decorre até, este domingo, 11 de fevereiro.
A pensar na transição elétrica do setor automóvel e nos desafios enfrentados por várias empresas do setor a operar na região do Alto Minho, o IPVC avança com o mestrado profissional de um ano em Eletrónica e Eletrificação Automóvel.
Esta formação irá funcionar em estreita articulação com empresas do setor automóvel a operar na região e com o CiTin, o único Centro de Tecnologia e Inovação, localizado em Arcos de Valdevez. As aulas presenciais irão decorrer nas instalações da ESTG-IPVC, distribuídas pela escola em Viana do Castelo e o polo em Arcos de Valdevez.
O mestrado profissional em Eletrónica e Eletrificação Automóvel, que surge inserido no PRR-BAITS-IPVC – Plano de Resolução e Resiliência (Impulso Adulto), pretende “responder às necessidades das empresas na região, não apenas para a reconversão e requalificação de seus quadros, mas também para promover a formação de novos quadros que necessitem de especialização avançada no contexto da transição elétrica e eletrificação automóvel”, justificou o IPVC numa nota.
“Este mestrado irá permitir adquirir conhecimentos técnicos avançados em domínios relacionados com tecnologias do veículo elétrico, eletricidade e eletrónica automóvel, circuitos e sistemas de aquisição de dados (in-circuit-testing), redes de comunicação veicular, gestão de processos de manufatura, sistemas ciber-físicos industriais, análise de dados industriais e tecnologias da Indústria 4.0”, lê-se.
Pode consultar mais informações, aqui.
Depois do sucesso das duas primeiras edições, que contaram, cada uma, com a participação de mais de 10.000 crianças e jovens, a UNICEF Portugal lança a terceira edição do "Tenho Voto na Matéria".
Em dia de aniversário, o presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, destacou a avaliação de “Muito Bom” atribuída pela FCT a três centros de investigação com participação do IPVC, destacando o SPRINT, como um passo decisivo rumo ao estatuto de universidade politécnica.
A Diocese de Viana do Castelo vai realizar, este sábado, uma oração pelo novo Papa, destacando que é com “imensa alegria” que a igreja diocesana recebeu a notícia da eleição de Leão XIV.
A pouco mais de dois meses de Tomada de Posse do novo Presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo, Ricardo Felgueiras, a AFVC deu inicio a uma nova era na comunicação, visibilidade e imagem dos clubes filiados.
O Santa Luzia Futebol Clube realiza, este sábado às 18h30, o seu primeiro jogo das meias finais da Liga Feminina Placard Futsal. No Pavilhão Engº Santos e Castro, em Lisboa, na Tapadinha, com transmissão em direto no Canal 11, a equipa de Viana do Castelo vai tentar ganhar vantagem na eliminatória, frente ao Atlético CP, para depois poder fechar a eliminatória em casa no segundo jogo.
O CSI - Concurso de Saltos Internacional está a decorrer em Ponte de Lima, naquela que já é a 15ª edição deste evento equestre. Integrado no Portugal Horse Tour 2025, esta competição de salto de obstáculos faz parte do calendário da Federação Equestre Internacional.
O Município de Ponte da Barca celebrou um protocolo de colaboração financeira com a Associação Desportiva de Ponte da Barca, atribuindo uma comparticipação de 65 mil euros para apoiar o plano de atividades da coletividade.