Eduarda Fraga Olivo e Mariana de Souza Pereira são as primeiras estudantes a concluir, com sucesso, o mestrado em regime de dupla titulação entre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), no Brasil.
As defesas de dissertação decorreram na última sexta-feira, em formato híbrido, e marcam um momento inédito na história do IPVC, que reforça assim a sua estratégia de internacionalização e cooperação académica com instituições de ensino superior estrangeiras.
As teses apresentadas pelas duas estudantes incidem sobre temas na área dos materiais:
Eduarda Fraga Olivo defendeu o trabalho intitulado “Zeólitas sintetizadas a partir de frações residuais de carvão para aplicação agronómica como agente de libertação lenta de amónio”.
Mariana de Souza Pereira apresentou a dissertação “Síntese e atividade fotocatalítica de nanopartículas de TiO₂ para degradação do fármaco paracetamol”.
O programa resulta de um acordo celebrado entre o mestrado em Engenharia Mecânica, Energia e Materiais, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), e o programa de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UNESC, no estado de Santa Catarina, no Brasil. Através deste modelo de dupla titulação, as estudantes obtêm simultaneamente o grau de mestre por ambas as instituições.
Para o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, este é um “marco histórico” para a instituição. “Este tipo de cooperação académica permite-nos reforçar a nossa presença internacional, valorizar a investigação e preparar melhor os estudantes para um mercado de trabalho global”, referiu, acrescentando que o IPVC quer estender este modelo às suas seis escolas superiores.
Também a vice-presidente para a Internacionalização, Ana Paula Vale, destacou os benefícios do programa, não só para as alunas, como para futuros estudantes e para as duas instituições envolvidas. “A partir de agora, estas duas alunas têm um título reconhecido em ambos os lados do Atlântico”, sublinhou.
Já do lado brasileiro, a reitora em exercício da UNESC, Gisele Coelho Lopes, defendeu que as duplas titulações “aumentam as oportunidades para estudantes e projetam a investigação desenvolvida”.
As próprias estudantes destacam a experiência como uma oportunidade única de crescimento académico e pessoal. “Foi um desafio enriquecedor, que me permitiu desenvolver competências que de outra forma não teria”, disse Eduarda Fraga Olivo. Por sua vez, Mariana de Souza Pereira falou em “uma experiência incrível de contacto com realidades diferentes e formação de excelência”.
O IPVC tem vindo a reforçar a sua rede de parcerias internacionais e mantém já acordos de dupla titulação nas áreas da Agronomia, Zootecnia, Cibersegurança e Engenharia Informática. Estão ainda em preparação novos protocolos, incluindo com universidades da Noruega e na área da Engenharia Civil.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.