Eduarda Fraga Olivo e Mariana de Souza Pereira são as primeiras estudantes a concluir, com sucesso, o mestrado em regime de dupla titulação entre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), no Brasil.
As defesas de dissertação decorreram na última sexta-feira, em formato híbrido, e marcam um momento inédito na história do IPVC, que reforça assim a sua estratégia de internacionalização e cooperação académica com instituições de ensino superior estrangeiras.
As teses apresentadas pelas duas estudantes incidem sobre temas na área dos materiais:
Eduarda Fraga Olivo defendeu o trabalho intitulado “Zeólitas sintetizadas a partir de frações residuais de carvão para aplicação agronómica como agente de libertação lenta de amónio”.
Mariana de Souza Pereira apresentou a dissertação “Síntese e atividade fotocatalítica de nanopartículas de TiO₂ para degradação do fármaco paracetamol”.
O programa resulta de um acordo celebrado entre o mestrado em Engenharia Mecânica, Energia e Materiais, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), e o programa de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UNESC, no estado de Santa Catarina, no Brasil. Através deste modelo de dupla titulação, as estudantes obtêm simultaneamente o grau de mestre por ambas as instituições.
Para o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, este é um “marco histórico” para a instituição. “Este tipo de cooperação académica permite-nos reforçar a nossa presença internacional, valorizar a investigação e preparar melhor os estudantes para um mercado de trabalho global”, referiu, acrescentando que o IPVC quer estender este modelo às suas seis escolas superiores.
Também a vice-presidente para a Internacionalização, Ana Paula Vale, destacou os benefícios do programa, não só para as alunas, como para futuros estudantes e para as duas instituições envolvidas. “A partir de agora, estas duas alunas têm um título reconhecido em ambos os lados do Atlântico”, sublinhou.
Já do lado brasileiro, a reitora em exercício da UNESC, Gisele Coelho Lopes, defendeu que as duplas titulações “aumentam as oportunidades para estudantes e projetam a investigação desenvolvida”.
As próprias estudantes destacam a experiência como uma oportunidade única de crescimento académico e pessoal. “Foi um desafio enriquecedor, que me permitiu desenvolver competências que de outra forma não teria”, disse Eduarda Fraga Olivo. Por sua vez, Mariana de Souza Pereira falou em “uma experiência incrível de contacto com realidades diferentes e formação de excelência”.
O IPVC tem vindo a reforçar a sua rede de parcerias internacionais e mantém já acordos de dupla titulação nas áreas da Agronomia, Zootecnia, Cibersegurança e Engenharia Informática. Estão ainda em preparação novos protocolos, incluindo com universidades da Noruega e na área da Engenharia Civil.
O novo Campo de Futebol de Praia da Praia do Coral, em Viana do Castelo, é inaugurado este sábado, 27 de setembro, com a realização de um torneio de exibição feminino, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Associação de Futebol de Viana do Castelo.
Entre 26 e 28 de setembro, o concelho de Viana do Castelo acolhe várias iniciativas desportivas, com destaque para o Grande Trail da Serra D’Arga, a Rampa de Santa Luzia e eventos ligados ao Dia Mundial do Turismo e à Semana Europeia do Desporto.
Este fim de semana em Viana do Castelo será marcado por uma transição no estado do tempo: o sábado apresenta-se com céu nublado, enquanto o domingo trará uma subida acentuada das temperaturas.
Viana do Castelo assinala este sábado, 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo 2025 com um programa abrangente, gratuito e centrado na sustentabilidade. O ponto alto das celebrações acontece à meia-noite, com a Serenata da Romaria d’Agonia, um espetáculo de luz e som com mais de 100 mil disparos pirotécnicos, efeitos multimédia e uma cachoeira de fogo sobre o rio Lima e a Ponte Eiffel.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber um espetáculo memorável: "MALVA ao vivo com Orquestra", uma fusão entre música, poesia e artes visuais, que promete encantar o público no próximo dia 11 de outubro, às 22h00, no emblemático Teatro Sá de Miranda.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana anuncia a abertura das inscrições para as Oficinas Regulares de Teatro que vão decorrer de setembro a junho, às quartas-feiras, das 18h30 às 20h00. O projeto, inserido na Participação Artística da companhia, oferece cinco oficinas semanais orientadas por atores profissionais.
O Município de Monção promove este domingo, 28 de setembro, entre as 10h00 e as 17h30, no Parque das Caldas, a iniciativa “Desafios Saudáveis”, um evento dedicado à promoção da atividade física e de estilos de vida saudáveis, aberto a toda a população.