Eduarda Fraga Olivo e Mariana de Souza Pereira são as primeiras estudantes a concluir, com sucesso, o mestrado em regime de dupla titulação entre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), no Brasil.
As defesas de dissertação decorreram na última sexta-feira, em formato híbrido, e marcam um momento inédito na história do IPVC, que reforça assim a sua estratégia de internacionalização e cooperação académica com instituições de ensino superior estrangeiras.
As teses apresentadas pelas duas estudantes incidem sobre temas na área dos materiais:
Eduarda Fraga Olivo defendeu o trabalho intitulado “Zeólitas sintetizadas a partir de frações residuais de carvão para aplicação agronómica como agente de libertação lenta de amónio”.
Mariana de Souza Pereira apresentou a dissertação “Síntese e atividade fotocatalítica de nanopartículas de TiO₂ para degradação do fármaco paracetamol”.
O programa resulta de um acordo celebrado entre o mestrado em Engenharia Mecânica, Energia e Materiais, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), e o programa de pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UNESC, no estado de Santa Catarina, no Brasil. Através deste modelo de dupla titulação, as estudantes obtêm simultaneamente o grau de mestre por ambas as instituições.
Para o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, este é um “marco histórico” para a instituição. “Este tipo de cooperação académica permite-nos reforçar a nossa presença internacional, valorizar a investigação e preparar melhor os estudantes para um mercado de trabalho global”, referiu, acrescentando que o IPVC quer estender este modelo às suas seis escolas superiores.
Também a vice-presidente para a Internacionalização, Ana Paula Vale, destacou os benefícios do programa, não só para as alunas, como para futuros estudantes e para as duas instituições envolvidas. “A partir de agora, estas duas alunas têm um título reconhecido em ambos os lados do Atlântico”, sublinhou.
Já do lado brasileiro, a reitora em exercício da UNESC, Gisele Coelho Lopes, defendeu que as duplas titulações “aumentam as oportunidades para estudantes e projetam a investigação desenvolvida”.
As próprias estudantes destacam a experiência como uma oportunidade única de crescimento académico e pessoal. “Foi um desafio enriquecedor, que me permitiu desenvolver competências que de outra forma não teria”, disse Eduarda Fraga Olivo. Por sua vez, Mariana de Souza Pereira falou em “uma experiência incrível de contacto com realidades diferentes e formação de excelência”.
O IPVC tem vindo a reforçar a sua rede de parcerias internacionais e mantém já acordos de dupla titulação nas áreas da Agronomia, Zootecnia, Cibersegurança e Engenharia Informática. Estão ainda em preparação novos protocolos, incluindo com universidades da Noruega e na área da Engenharia Civil.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.