O Hospital dos Brinquedos do Politécnico de Viana do Castelo é mais do que um simples espaço de conserto de brinquedos. É, acima de tudo, a possibilidade de tornar mais felizes os dias de crianças e jovens com carências económicas. Os brinquedos poderem ser entregues na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, serão reparados e depois doados a IPSS. O projeto do IPVC foi bem acolhido pela comunidade e foi o vencedor do programa "Bairro Feliz", do Pingo Doce.
Num cantinho especial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, escondido entre risos e brincadeiras, encontra-se o encantador Hospital dos Brinquedos. Um local onde a magia da infância é restaurada com amor e destreza. Este lugar, mágico, é dedicado a curar os “doentes” mais especiais da infância: os brinquedos que o tempo vai marcando pelo uso.
A equipa dedicada de “médicos” e “enfermeiros” – estudantes e docentes do Politécnico de Viana do Castelo – trabalha incansavelmente para devolver a “saúde” aos brinquedos que precisam de cuidados. Com mãos habilidosas e corações cheios de carinho, consertam bonecos de tecnologia avariada. Trata-se de uma colaboração multidisciplinar que abrange áreas como eletrónica, mecatrónica, design, computação gráfica, multimédia ou informática.
Após passarem por um meticuloso processo de recuperação, os brinquedos, agora renovados e novamente a funcionar, são doados a IPSS locais, espaços que trabalham diariamente com crianças e jovens oriundos de agregados familiares com dificuldades económicas, promovendo, a todos, uma sensação de inclusão e pertença na comunidade. Esta etapa, vital em todo o processo, transforma não apenas os brinquedos, mas também os corações daqueles que os recebem. Porque os corações dos “médicos” e dos “enfermeiros”, esses já foram transformados há muito!
O Hospital dos Brinquedos é mais do que um local de conserto. É um refúgio onde a magia da infância é preservada e fortalecida. O Hospital dos Brinquedos combina criatividade, tecnologia e responsabilidade social.

Hospital dos Brinquedos foi o vencedor do programa “Bairro Feliz”, do Pingo Doce
O projeto, desenvolvido pelos docentes Paulo Costa, João Nunes e Susana Oliveira e que já tinha conquistado as atenções da comunidade académica do Politécnico de Viana do Castelo, foi o vencedor do programa “Bairro Feliz”, do Pingo Doce. A verba angariada irá permitir adquirir equipamento para o Hospital dos Brinquedos, nomeadamente uma impressora 3D, usada para a criação de peças personalizadas.
Porque ainda há muito brinquedos arrumados em caixas, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC está em condições de os receber. Os seus “médicos” e “enfermeiros” estão ansiosos para continuar a consertá-los a eles e aos sorrisos de quem os vai receber.
É propósito dos promotores da iniciativa que o trabalho desenvolvido pelos estudantes possa ser utilizado e apresentado em algumas Unidades Curriculares com trabalho académico, explica Paulo Costa.
O Hospital dos Brinquedos é um projeto da Escola Inclusiva IPVC, que combina a formação académica com o conceito de servir a comunidade.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.