O Hospital dos Brinquedos do Politécnico de Viana do Castelo é mais do que um simples espaço de conserto de brinquedos. É, acima de tudo, a possibilidade de tornar mais felizes os dias de crianças e jovens com carências económicas. Os brinquedos poderem ser entregues na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, serão reparados e depois doados a IPSS. O projeto do IPVC foi bem acolhido pela comunidade e foi o vencedor do programa "Bairro Feliz", do Pingo Doce.
Num cantinho especial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, escondido entre risos e brincadeiras, encontra-se o encantador Hospital dos Brinquedos. Um local onde a magia da infância é restaurada com amor e destreza. Este lugar, mágico, é dedicado a curar os “doentes” mais especiais da infância: os brinquedos que o tempo vai marcando pelo uso.
A equipa dedicada de “médicos” e “enfermeiros” – estudantes e docentes do Politécnico de Viana do Castelo – trabalha incansavelmente para devolver a “saúde” aos brinquedos que precisam de cuidados. Com mãos habilidosas e corações cheios de carinho, consertam bonecos de tecnologia avariada. Trata-se de uma colaboração multidisciplinar que abrange áreas como eletrónica, mecatrónica, design, computação gráfica, multimédia ou informática.
Após passarem por um meticuloso processo de recuperação, os brinquedos, agora renovados e novamente a funcionar, são doados a IPSS locais, espaços que trabalham diariamente com crianças e jovens oriundos de agregados familiares com dificuldades económicas, promovendo, a todos, uma sensação de inclusão e pertença na comunidade. Esta etapa, vital em todo o processo, transforma não apenas os brinquedos, mas também os corações daqueles que os recebem. Porque os corações dos “médicos” e dos “enfermeiros”, esses já foram transformados há muito!
O Hospital dos Brinquedos é mais do que um local de conserto. É um refúgio onde a magia da infância é preservada e fortalecida. O Hospital dos Brinquedos combina criatividade, tecnologia e responsabilidade social.

Hospital dos Brinquedos foi o vencedor do programa “Bairro Feliz”, do Pingo Doce
O projeto, desenvolvido pelos docentes Paulo Costa, João Nunes e Susana Oliveira e que já tinha conquistado as atenções da comunidade académica do Politécnico de Viana do Castelo, foi o vencedor do programa “Bairro Feliz”, do Pingo Doce. A verba angariada irá permitir adquirir equipamento para o Hospital dos Brinquedos, nomeadamente uma impressora 3D, usada para a criação de peças personalizadas.
Porque ainda há muito brinquedos arrumados em caixas, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC está em condições de os receber. Os seus “médicos” e “enfermeiros” estão ansiosos para continuar a consertá-los a eles e aos sorrisos de quem os vai receber.
É propósito dos promotores da iniciativa que o trabalho desenvolvido pelos estudantes possa ser utilizado e apresentado em algumas Unidades Curriculares com trabalho académico, explica Paulo Costa.
O Hospital dos Brinquedos é um projeto da Escola Inclusiva IPVC, que combina a formação académica com o conceito de servir a comunidade.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.