Logo
Regional

IPVC dá nova vida a brinquedos e vence concurso nacional

23 Dezembro, 2023 | 13:33
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Hospital dos Brinquedos do Politécnico de Viana do Castelo é mais do que um simples espaço de conserto de brinquedos. É, acima de tudo, a possibilidade de tornar mais felizes os dias de crianças e jovens com carências económicas. Os brinquedos poderem ser entregues na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, serão reparados e depois doados a IPSS. O projeto do IPVC foi bem acolhido pela comunidade e foi o vencedor do programa "Bairro Feliz", do Pingo Doce.

Num cantinho especial da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, escondido entre risos e brincadeiras, encontra-se o encantador Hospital dos Brinquedos. Um local onde a magia da infância é restaurada com amor e destreza. Este lugar, mágico, é dedicado a curar os “doentes” mais especiais da infância: os brinquedos que o tempo vai marcando pelo uso.

A equipa dedicada de “médicos” e “enfermeiros” – estudantes e docentes do Politécnico de Viana do Castelo – trabalha incansavelmente para devolver a “saúde” aos brinquedos que precisam de cuidados. Com mãos habilidosas e corações cheios de carinho, consertam bonecos de tecnologia avariada. Trata-se de uma colaboração multidisciplinar que abrange áreas como eletrónica, mecatrónica, design, computação gráfica, multimédia ou informática.

Após passarem por um meticuloso processo de recuperação, os brinquedos, agora renovados e novamente a funcionar, são doados a IPSS locais, espaços que trabalham diariamente com crianças e jovens oriundos de agregados familiares com dificuldades económicas, promovendo, a todos, uma sensação de inclusão e pertença na comunidade. Esta etapa, vital em todo o processo, transforma não apenas os brinquedos, mas também os corações daqueles que os recebem. Porque os corações dos “médicos” e dos “enfermeiros”, esses já foram transformados há muito!

O Hospital dos Brinquedos é mais do que um local de conserto. É um refúgio onde a magia da infância é preservada e fortalecida. O Hospital dos Brinquedos combina criatividade, tecnologia e responsabilidade social.


Hospital dos Brinquedos foi o vencedor do programa “Bairro Feliz”, do Pingo Doce

O projeto, desenvolvido pelos docentes Paulo Costa, João Nunes e Susana Oliveira e que já tinha conquistado as atenções da comunidade académica do Politécnico de Viana do Castelo, foi o vencedor do programa “Bairro Feliz”, do Pingo Doce. A verba angariada irá permitir adquirir equipamento para o Hospital dos Brinquedos, nomeadamente uma impressora 3D, usada para a criação de peças personalizadas.

Porque ainda há muito brinquedos arrumados em caixas, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC está em condições de os receber. Os seus “médicos” e “enfermeiros” estão ansiosos para continuar a consertá-los a eles e aos sorrisos de quem os vai receber.

É propósito dos promotores da iniciativa que o trabalho desenvolvido pelos estudantes possa ser utilizado e apresentado em algumas Unidades Curriculares com trabalho académico, explica Paulo Costa.

O Hospital dos Brinquedos é um projeto da Escola Inclusiva IPVC, que combina a formação académica com o conceito de servir a comunidade.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Janeiro, 2026

Escolas da Meadela e São João Bosco levam tradição à Câmara de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.

Cultura 14 Janeiro, 2026

VII Encontro de Reis juntou tradição e comunidade em Ponte da Barca

A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.

Regional 14 Janeiro, 2026

Sacerdote de Viana do Castelo defende tese de doutoramento em Roma

O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.

Cultura 14 Janeiro, 2026

Exposição fotográfica de Rosalina Santos chega a Ponte da Barca

Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.

Música 14 Janeiro, 2026

Jazz contemporâneo regressa ao Cine Teatro João Verde com DUK

O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.

Regional 14 Janeiro, 2026

Ponte de Lima certifica primeiros restaurantes para servir Arroz de Sarrabulho como Especialidade Tradicional Garantida

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.

Regional 14 Janeiro, 2026

Teatro Municipal Sá de Miranda exibe clássico do cinema português “Aniki Bóbó”

O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, no próximo dia 22 de janeiro, mais uma sessão do ciclo Sessões de Cinema Regulares, com a exibição de Aniki Bóbó, filme emblemático de Manoel de Oliveira e uma referência incontornável do cinema português.