Logo
Regional

IPVC com 9 unidades de investigação muito bem classificadas em áreas estratégicas

18 Abril, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acaba de ver nove Unidades de Investigação próprias, ou em que participa enquanto unidade de gestão, acreditadas e financiadas no mais recente processo de avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), referente ao Quadro Plurianual de Financiamento 2025-2029.

A avaliação, divulgada esta semana, envolveu 336 unidades a nível nacional, das quais 313 foram aprovadas para financiamento, num investimento global de 635 milhões de euros, dos quais 110 milhões provêm do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). No caso do IPVC, o resultado representa não apenas uma validação da qualidade investigação científica desenvolvida na instituição, mas também um marco histórico, com unidades a serem reconhecidas pela primeira vez.
“Estes resultados confirmam o investimento estratégico da instituição na valorização da ciência aplicada e na criação de ecossistemas de investigação com impacto real no território e nas comunidades. Esta avaliação resulta, não só do trabalho desenvolvido por todos, mas também centra a missão do Politécnico de Viana do Castelo no caminho dos doutoramentos, que serão o passo seguinte”, sublinha o Presidente do IPVC, Carlos Rodrigues.
Unidades sediadas no IPVC reconhecidas pela FCT
O IPVC tem atualmente três centros de investigação próprios, todos eles agora financiados pela FCT.
  • CISAS – Center for Research and Development in Agrifood Systems and Sustainability
    Recebeu a classificação de Bom, sendo uma unidade consolidada na investigação de sistemas agroalimentares, com uma abordagem interdisciplinar orientada para a sustentabilidade, a segurança alimentar e a valorização dos produtos e do território.
  • ADiT-Lab – Applied Digital Transformation Laboratory
    Recebeu pela primeira vez a classificação de bom e financiamento da FCT, uma conquista que reconhece a sua evolução enquanto unidade emergente. Dedica-se à investigação aplicada em transformação digital, com impacto na inovação organizacional, social e cultural.
  • proMetheus – Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade
    Também com classificação de Bom, é uma unidade multidisciplinar focada em soluções sustentáveis nas áreas dos materiais, energia e ambiente. Esta avaliação marca um importante passo na consolidação da sua atividade científica.
“É fundamental reconhecer o trabalho dos investigadores, que sustentam estes resultados e colocam o IPVC entre as instituições com uma presença científica qualificada e crescente no panorama nacional. Do ponto de vista geral, atingimos o que pretendíamos: todas as nossas Unidades de Investigação, e aquelas em que participamos, estão acreditadas e financiadas”, afirma Luís Paulo Rodrigues, Pró-Presidente para a Investigação do IPVC.
 
Presença do IPVC em unidades de investigação nacionais
Para além das s centros sediados no IPVC, a instituição integra, como parceira, outras Unidades de Investigação com reconhecido mérito científico, das quais algumas obtiveram classificação de Excelente, reforçando a presença do IPVC em redes de investigação de excelência:
  • SPRINT – Center in Sport, Physical Activity, and Health (muito Bom)
    Desenvolvido em parceria com mais 10 instituições de ensino superior, obteve a classificação de Muito Bom, destacando-se como um centro de excelência na área da atividade física, desporto e saúde. Composto por 86 investigadores doutorados, é um exemplo de colaboração nacional para o avanço científico.
  • UICISA:E – Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (Muito Bom)
    Liderança nacional na investigação em enfermagem e cuidados de saúde.
  • CITUR – Centre for Tourism Research, Development and Innovation ( Bom)
    Foco na inovação, sustentabilidade e desenvolvimento territorial no turismo.
  • UNIAG – Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (Bom)
    Integra investigação em gestão e economia com impacto nas organizações e políticas públicas.
  • CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (Muito Bom)
    Investigação multidisciplinar nas áreas criativas e territoriais.
  • InED – Centro de Investigação e Inovação em Educação (Muito Bom)
    Foco na inovação pedagógica, inclusão e políticas educativas.
Ciência aplicada com impacto real no território
 
Através das suas unidades próprias e das parcerias estratégicas em centros de excelência, o IPVC reforça o seu posicionamento na investigação científica aplicada, cruzando áreas como:
  • Sustentabilidade e Agroalimentar
  • Saúde e Enfermagem
  • Desporto e Bem-Estar
  • Transformação Digital
  • Turismo e Território
  • Gestão e Políticas Públicas
  • Educação e Inovação Pedagógica
  • Arquitetura e Design
  • Mecânica e Materiais
  • Civil e sustentabilidade
Este reconhecimento da FCT legitima a estratégia de investigação do IPVC e projeta a instituição para o próximo ciclo científico, onde o investimento em recursos humanos qualificados, internacionalização e novos programas doutorais será determinante.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 20 Dezembro, 2025

Caminha prepara retoma da ligação fluvial com a Galiza já no próximo verão

Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.

Desporto 20 Dezembro, 2025

Juventude Viana tenta hoje décima primeira vitória no campeonato frente ao Valongo B

A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Cultura 20 Dezembro, 2025

Orquestra Juvenil do Alto Minho abre inscrições para estágio de verão com Mahler

A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.

Regional 20 Dezembro, 2025

Presépio da ULSAM encanta utentes e visitantes em Viana do Castelo

O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Desporto 20 Dezembro, 2025

Santa Luzia FC visita Águias de Santa Marta na Liga Feminina Placard

O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.

Internacional 20 Dezembro, 2025

Viana Jazz nomeado em três categorias nos Iberian Festival Awards 2026

Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.

Nacional 20 Dezembro, 2025

Inverno chega este domingo com chuva, neve e queda acentuada de temperaturas

O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).