Logo
Regional

IPVC com 9 unidades de investigação muito bem classificadas em áreas estratégicas

18 Abril, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acaba de ver nove Unidades de Investigação próprias, ou em que participa enquanto unidade de gestão, acreditadas e financiadas no mais recente processo de avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), referente ao Quadro Plurianual de Financiamento 2025-2029.

A avaliação, divulgada esta semana, envolveu 336 unidades a nível nacional, das quais 313 foram aprovadas para financiamento, num investimento global de 635 milhões de euros, dos quais 110 milhões provêm do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). No caso do IPVC, o resultado representa não apenas uma validação da qualidade investigação científica desenvolvida na instituição, mas também um marco histórico, com unidades a serem reconhecidas pela primeira vez.
“Estes resultados confirmam o investimento estratégico da instituição na valorização da ciência aplicada e na criação de ecossistemas de investigação com impacto real no território e nas comunidades. Esta avaliação resulta, não só do trabalho desenvolvido por todos, mas também centra a missão do Politécnico de Viana do Castelo no caminho dos doutoramentos, que serão o passo seguinte”, sublinha o Presidente do IPVC, Carlos Rodrigues.
Unidades sediadas no IPVC reconhecidas pela FCT
O IPVC tem atualmente três centros de investigação próprios, todos eles agora financiados pela FCT.
  • CISAS – Center for Research and Development in Agrifood Systems and Sustainability
    Recebeu a classificação de Bom, sendo uma unidade consolidada na investigação de sistemas agroalimentares, com uma abordagem interdisciplinar orientada para a sustentabilidade, a segurança alimentar e a valorização dos produtos e do território.
  • ADiT-Lab – Applied Digital Transformation Laboratory
    Recebeu pela primeira vez a classificação de bom e financiamento da FCT, uma conquista que reconhece a sua evolução enquanto unidade emergente. Dedica-se à investigação aplicada em transformação digital, com impacto na inovação organizacional, social e cultural.
  • proMetheus – Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade
    Também com classificação de Bom, é uma unidade multidisciplinar focada em soluções sustentáveis nas áreas dos materiais, energia e ambiente. Esta avaliação marca um importante passo na consolidação da sua atividade científica.
“É fundamental reconhecer o trabalho dos investigadores, que sustentam estes resultados e colocam o IPVC entre as instituições com uma presença científica qualificada e crescente no panorama nacional. Do ponto de vista geral, atingimos o que pretendíamos: todas as nossas Unidades de Investigação, e aquelas em que participamos, estão acreditadas e financiadas”, afirma Luís Paulo Rodrigues, Pró-Presidente para a Investigação do IPVC.
 
Presença do IPVC em unidades de investigação nacionais
Para além das s centros sediados no IPVC, a instituição integra, como parceira, outras Unidades de Investigação com reconhecido mérito científico, das quais algumas obtiveram classificação de Excelente, reforçando a presença do IPVC em redes de investigação de excelência:
  • SPRINT – Center in Sport, Physical Activity, and Health (muito Bom)
    Desenvolvido em parceria com mais 10 instituições de ensino superior, obteve a classificação de Muito Bom, destacando-se como um centro de excelência na área da atividade física, desporto e saúde. Composto por 86 investigadores doutorados, é um exemplo de colaboração nacional para o avanço científico.
  • UICISA:E – Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (Muito Bom)
    Liderança nacional na investigação em enfermagem e cuidados de saúde.
  • CITUR – Centre for Tourism Research, Development and Innovation ( Bom)
    Foco na inovação, sustentabilidade e desenvolvimento territorial no turismo.
  • UNIAG – Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (Bom)
    Integra investigação em gestão e economia com impacto nas organizações e políticas públicas.
  • CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (Muito Bom)
    Investigação multidisciplinar nas áreas criativas e territoriais.
  • InED – Centro de Investigação e Inovação em Educação (Muito Bom)
    Foco na inovação pedagógica, inclusão e políticas educativas.
Ciência aplicada com impacto real no território
 
Através das suas unidades próprias e das parcerias estratégicas em centros de excelência, o IPVC reforça o seu posicionamento na investigação científica aplicada, cruzando áreas como:
  • Sustentabilidade e Agroalimentar
  • Saúde e Enfermagem
  • Desporto e Bem-Estar
  • Transformação Digital
  • Turismo e Território
  • Gestão e Políticas Públicas
  • Educação e Inovação Pedagógica
  • Arquitetura e Design
  • Mecânica e Materiais
  • Civil e sustentabilidade
Este reconhecimento da FCT legitima a estratégia de investigação do IPVC e projeta a instituição para o próximo ciclo científico, onde o investimento em recursos humanos qualificados, internacionalização e novos programas doutorais será determinante.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.