O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo revelou que “dentro de dias” será lançado o segundo concurso público internacional para a construção de uma residência académica, agora com o preço base de 16,3 milhões de euros.
Carlos Rodrigues explicou que o primeiro procedimento foi anulado, porque os concorrentes apresentaram propostas com preços superiores ao preço base, na altura de cerca de 15 milhões de euros.
O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) adiantou que a abertura do segundo concurso depende de validação da tutela, “o que deverá acontecer nos próximos dias”.
Carlos Rodrigues adiantou que o IPVC “tem um financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de 14 milhões de euros mais IVA, mas que, face ao aumento do valor base do novo concurso, vai ser a instituição a suportar esse custo.

“O esforço vai ser do IPVC, mas a câmara disponibilizou-se para participar nesse esforço, com cerca de 50%”, sustentou.
A construção da nova residência, que vai ficar instalada nos terrenos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em Viana do Castelo, esteve parada mais de um ano e meio devido a uma contestação judicial ao concurso público para a elaboração do projeto.
O “tribunal considerou existir um vício da fórmula de cálculo da competência da equipa projetista”, o que obrigou “à reapreciação da seriação dos três candidatos que concorreram”.
O impasse foi ultrapassado em janeiro de 2024, sendo que a empresa que tinha ficado em segundo lugar acabou por vencer o concurso público.
O equipamento, que será construído junto à Praia Norte, será dotado de 400 camas, repartidas por 160 quartos duplos, 40 quartos individuais, 10 quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada, 10 estúdios individuais e 10 estúdios duplos”.
Todos “os quartos serão equipados com casa de banho privativa. O novo edifício também terá cantina e bar, centro de saúde, área de ‘fitness’ e um conjunto de espaços de natureza diversa para fruição dos alunos”.
Com mais de 5.800 alunos, o IPVC tem seis escolas distribuídas pelo distrito de Viana do Castelo – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTESP e outras formações de caráter profissionalizante.
Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.
A 20ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo ficou marcada por resultados expressivos e pela manutenção da igualdade pontual no topo da classificação.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.