O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo revelou que “dentro de dias” será lançado o segundo concurso público internacional para a construção de uma residência académica, agora com o preço base de 16,3 milhões de euros.
Carlos Rodrigues explicou que o primeiro procedimento foi anulado, porque os concorrentes apresentaram propostas com preços superiores ao preço base, na altura de cerca de 15 milhões de euros.
O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) adiantou que a abertura do segundo concurso depende de validação da tutela, “o que deverá acontecer nos próximos dias”.
Carlos Rodrigues adiantou que o IPVC “tem um financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de 14 milhões de euros mais IVA, mas que, face ao aumento do valor base do novo concurso, vai ser a instituição a suportar esse custo.

“O esforço vai ser do IPVC, mas a câmara disponibilizou-se para participar nesse esforço, com cerca de 50%”, sustentou.
A construção da nova residência, que vai ficar instalada nos terrenos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em Viana do Castelo, esteve parada mais de um ano e meio devido a uma contestação judicial ao concurso público para a elaboração do projeto.
O “tribunal considerou existir um vício da fórmula de cálculo da competência da equipa projetista”, o que obrigou “à reapreciação da seriação dos três candidatos que concorreram”.
O impasse foi ultrapassado em janeiro de 2024, sendo que a empresa que tinha ficado em segundo lugar acabou por vencer o concurso público.
O equipamento, que será construído junto à Praia Norte, será dotado de 400 camas, repartidas por 160 quartos duplos, 40 quartos individuais, 10 quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada, 10 estúdios individuais e 10 estúdios duplos”.
Todos “os quartos serão equipados com casa de banho privativa. O novo edifício também terá cantina e bar, centro de saúde, área de ‘fitness’ e um conjunto de espaços de natureza diversa para fruição dos alunos”.
Com mais de 5.800 alunos, o IPVC tem seis escolas distribuídas pelo distrito de Viana do Castelo – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTESP e outras formações de caráter profissionalizante.
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.