O Politécnico de Viana do Castelo acolhe, entre os dias 3 e 5 de fevereiro, a 12.ª edição do Encontro Nacional de Gabinetes de Comunicação, um evento que promete reunir mais de 120 profissionais da área de comunicação de praticamente de todas as instituições de ensino superior de todo o país.
Organizado pelo Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e pela Fórum Estudante, o evento visa a partilha de experiências, o debate de desafios e a apresentação de soluções inovadoras para os gabinetes de imagem e comunicação no ensino superior.
Este evento anual, que começou em 2013 e que se realiza pela primeira vez na cidade de Viana do Castelo, terá lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) e contará com um programa dinâmico e interativo, abordando temas de relevância para os profissionais da área, como o impacto da inteligência artificial na comunicação, a comunicação científica, as estratégias de marketing digital e as tendências da comunicação nos media tradicionais.
Durante os três dias de encontro, os participantes terão a oportunidade de explorar as melhores práticas de comunicação e marketing no contexto do ensino superior, partilhar projetos inovadores e discutir as soluções mais eficazes para os desafios enfrentados pelos gabinetes de comunicação.
“O Encontro Nacional de Gabinetes de Comunicação é um evento fundamental para o fortalecimento da rede de comunicação do ensino superior em Portugal. É uma excelente oportunidade para discutirmos os novos desafios da comunicação, refletirmos sobre as melhores práticas e partilharmos experiências que contribuam para o crescimento e inovação dos nossos gabinetes. É para nós, enquanto Politécnico de Viana do Castelo, um orgulho recebermos aquele que é, até ao momento, o evento mais participado do género”, afirma Ana Paula Vale, vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, responsável pelo Gabinete de Comunicação e Imagem do IPVC.
E porque se pode falar de coisas sérias com humor, o 12.º Encontro Nacional de Gabinetes de Comunicação irá contar com uma sessão sobre “Comunicar com humor e com amo”. O evento será, também, um momento de partilha fora de portas. Para isso, será feita uma visita guiada pelos principais pontos turísticos de Viana do Castelo, permitindo aos participantes conhecer a história e a identidade cultural desta cidade, reconhecida pelo seu património arquitetónico e natural.
Entre os principais temas que serão abordados, destacam-se:
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?