O Politécnico de Viana do Castelo acolhe, entre os dias 3 e 5 de fevereiro, a 12.ª edição do Encontro Nacional de Gabinetes de Comunicação, um evento que promete reunir mais de 120 profissionais da área de comunicação de praticamente de todas as instituições de ensino superior de todo o país.
Organizado pelo Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e pela Fórum Estudante, o evento visa a partilha de experiências, o debate de desafios e a apresentação de soluções inovadoras para os gabinetes de imagem e comunicação no ensino superior.
Este evento anual, que começou em 2013 e que se realiza pela primeira vez na cidade de Viana do Castelo, terá lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) e contará com um programa dinâmico e interativo, abordando temas de relevância para os profissionais da área, como o impacto da inteligência artificial na comunicação, a comunicação científica, as estratégias de marketing digital e as tendências da comunicação nos media tradicionais.
Durante os três dias de encontro, os participantes terão a oportunidade de explorar as melhores práticas de comunicação e marketing no contexto do ensino superior, partilhar projetos inovadores e discutir as soluções mais eficazes para os desafios enfrentados pelos gabinetes de comunicação.
“O Encontro Nacional de Gabinetes de Comunicação é um evento fundamental para o fortalecimento da rede de comunicação do ensino superior em Portugal. É uma excelente oportunidade para discutirmos os novos desafios da comunicação, refletirmos sobre as melhores práticas e partilharmos experiências que contribuam para o crescimento e inovação dos nossos gabinetes. É para nós, enquanto Politécnico de Viana do Castelo, um orgulho recebermos aquele que é, até ao momento, o evento mais participado do género”, afirma Ana Paula Vale, vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, responsável pelo Gabinete de Comunicação e Imagem do IPVC.
E porque se pode falar de coisas sérias com humor, o 12.º Encontro Nacional de Gabinetes de Comunicação irá contar com uma sessão sobre “Comunicar com humor e com amo”. O evento será, também, um momento de partilha fora de portas. Para isso, será feita uma visita guiada pelos principais pontos turísticos de Viana do Castelo, permitindo aos participantes conhecer a história e a identidade cultural desta cidade, reconhecida pelo seu património arquitetónico e natural.
Entre os principais temas que serão abordados, destacam-se:
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI) levou a experiência de Viana do Castelo às V Jornadas do Serviço de Psicologia da ULS São João, realizadas a 20 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana prepara a estreia da sua 172.ª criação, “Ligas ou Desligo-te?”, marcada para 2 de dezembro de 2025. O espetáculo conta com cocriação e interpretação de Alexandre Calçada, e com a participação criativa de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Ricardo Simões e Tiago Fernandes.
A Câmara de Caminha aprovou a criação do Conselho Municipal Económico e Estratégico, substituindo o antigo Conselho Económico e Social, considerado ineficaz.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, o reforço do apoio financeiro à construção da futura creche de Mazarefes, que terá capacidade para acolher 42 crianças.
Encontra-se patente nos Paços do Concelho de Ponte da Barca a exposição “Estudos para o Muro da Nossa História”, uma mostra que revela o processo criativo por detrás do maior mural concebido por um único artista na região Norte. A obra, com 1.550 metros quadrados, é da autoria de Juan Domingues e afirma-se como um novo marco identitário do concelho.
O Sporting voltou a impor a sua força caseira na Liga dos Campeões ao vencer, esta quarta-feira, o Club Brugge por 3-0, em jogo da quinta jornada da fase de liga, realizado no Estádio José Alvalade. A formação leonina mantém assim o pleno de triunfos diante do seu público na presente edição da prova.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.