O Politécnico de Viana do Castelo acolhe, entre os dias 3 e 5 de fevereiro, a 12.ª edição do Encontro Nacional de Gabinetes de Comunicação, um evento que promete reunir mais de 120 profissionais da área de comunicação de praticamente de todas as instituições de ensino superior de todo o país.
Organizado pelo Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e pela Fórum Estudante, o evento visa a partilha de experiências, o debate de desafios e a apresentação de soluções inovadoras para os gabinetes de imagem e comunicação no ensino superior.
Este evento anual, que começou em 2013 e que se realiza pela primeira vez na cidade de Viana do Castelo, terá lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) e contará com um programa dinâmico e interativo, abordando temas de relevância para os profissionais da área, como o impacto da inteligência artificial na comunicação, a comunicação científica, as estratégias de marketing digital e as tendências da comunicação nos media tradicionais.
Durante os três dias de encontro, os participantes terão a oportunidade de explorar as melhores práticas de comunicação e marketing no contexto do ensino superior, partilhar projetos inovadores e discutir as soluções mais eficazes para os desafios enfrentados pelos gabinetes de comunicação.
“O Encontro Nacional de Gabinetes de Comunicação é um evento fundamental para o fortalecimento da rede de comunicação do ensino superior em Portugal. É uma excelente oportunidade para discutirmos os novos desafios da comunicação, refletirmos sobre as melhores práticas e partilharmos experiências que contribuam para o crescimento e inovação dos nossos gabinetes. É para nós, enquanto Politécnico de Viana do Castelo, um orgulho recebermos aquele que é, até ao momento, o evento mais participado do género”, afirma Ana Paula Vale, vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, responsável pelo Gabinete de Comunicação e Imagem do IPVC.
E porque se pode falar de coisas sérias com humor, o 12.º Encontro Nacional de Gabinetes de Comunicação irá contar com uma sessão sobre “Comunicar com humor e com amo”. O evento será, também, um momento de partilha fora de portas. Para isso, será feita uma visita guiada pelos principais pontos turísticos de Viana do Castelo, permitindo aos participantes conhecer a história e a identidade cultural desta cidade, reconhecida pelo seu património arquitetónico e natural.
Entre os principais temas que serão abordados, destacam-se:
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.