A 1ª fase de candidatura às provas de acesso a um dos cursos de Licenciatura ou CTeSP para os candidatos Maiores de 23 anos irá decorrer online de 6 de fevereiro a 6 de março.
As provas destinam-se a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior a todos os interessados em prosseguir estudos, que tenham completado 23 anos até ao dia 31 de dezembro do ano anterior.
Estas provas visam facultar o acesso ao ensino superior aos candidatos que demonstrem possuir competências para a frequência de um curso superior, mesmo para quem não tenha completado o Ensino Básico, o Secundário ou tenha frequência e/ou um curso superior, mas não reúna as condições para se candidatar pelo Concurso Nacional de Ingresso ao ensino superior no respetivo ano.
As Provas M23 constam de uma prova escrita de conhecimentos específicos e de uma entrevista para apreciação do currículo escolar e profissional e análise das motivações, para avaliar se o candidato possui os conhecimentos e as competências indispensáveis ao ingresso e progressão no curso a que se pretende candidatar.
A aprovação nas provas M23 é condição prévia para o acesso à candidatura ao concurso especial M23 para ingresso numa licenciatura ou para ingresso num CTeSP do IPVC, independentemente do nível de habilitações académicas.
A inscrição nas provas deve ser efetuada em https://candidaturas.ipvc.pt.
Antes de submeter a inscrição, os candidatos devem consultar toda a informação e documentação disponível em: Maiores de 23 anos – Instituto Politécnico de Viana do Castelo (https://www.ipvc.pt/)
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.