A 1ª fase de candidatura às provas de acesso a um dos cursos de Licenciatura ou CTeSP para os candidatos Maiores de 23 anos irá decorrer online de 6 de fevereiro a 6 de março.
As provas destinam-se a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior a todos os interessados em prosseguir estudos, que tenham completado 23 anos até ao dia 31 de dezembro do ano anterior.
Estas provas visam facultar o acesso ao ensino superior aos candidatos que demonstrem possuir competências para a frequência de um curso superior, mesmo para quem não tenha completado o Ensino Básico, o Secundário ou tenha frequência e/ou um curso superior, mas não reúna as condições para se candidatar pelo Concurso Nacional de Ingresso ao ensino superior no respetivo ano.
As Provas M23 constam de uma prova escrita de conhecimentos específicos e de uma entrevista para apreciação do currículo escolar e profissional e análise das motivações, para avaliar se o candidato possui os conhecimentos e as competências indispensáveis ao ingresso e progressão no curso a que se pretende candidatar.
A aprovação nas provas M23 é condição prévia para o acesso à candidatura ao concurso especial M23 para ingresso numa licenciatura ou para ingresso num CTeSP do IPVC, independentemente do nível de habilitações académicas.
A inscrição nas provas deve ser efetuada em https://candidaturas.ipvc.pt.
Antes de submeter a inscrição, os candidatos devem consultar toda a informação e documentação disponível em: Maiores de 23 anos – Instituto Politécnico de Viana do Castelo (https://www.ipvc.pt/)
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.