A 1ª fase de candidatura às provas de acesso a um dos cursos de Licenciatura ou CTeSP para os candidatos Maiores de 23 anos irá decorrer online de 6 de fevereiro a 6 de março.
As provas destinam-se a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior a todos os interessados em prosseguir estudos, que tenham completado 23 anos até ao dia 31 de dezembro do ano anterior.
Estas provas visam facultar o acesso ao ensino superior aos candidatos que demonstrem possuir competências para a frequência de um curso superior, mesmo para quem não tenha completado o Ensino Básico, o Secundário ou tenha frequência e/ou um curso superior, mas não reúna as condições para se candidatar pelo Concurso Nacional de Ingresso ao ensino superior no respetivo ano.
As Provas M23 constam de uma prova escrita de conhecimentos específicos e de uma entrevista para apreciação do currículo escolar e profissional e análise das motivações, para avaliar se o candidato possui os conhecimentos e as competências indispensáveis ao ingresso e progressão no curso a que se pretende candidatar.
A aprovação nas provas M23 é condição prévia para o acesso à candidatura ao concurso especial M23 para ingresso numa licenciatura ou para ingresso num CTeSP do IPVC, independentemente do nível de habilitações académicas.
A inscrição nas provas deve ser efetuada em https://candidaturas.ipvc.pt.
Antes de submeter a inscrição, os candidatos devem consultar toda a informação e documentação disponível em: Maiores de 23 anos – Instituto Politécnico de Viana do Castelo (https://www.ipvc.pt/)
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.
O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.
Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.
Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.
Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.
O Município de Ponte de Lima está a implementar a operação “Projetos Inovadores para a Inclusão Ativa – Ponte de Lima 2030”, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-6 (código de operação n.º NORTE2030-FSE+-02925100), com o objetivo de promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do concelho.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular apresentou, em Viana do Castelo, o seu Relatório Socioeconómico Anual de 2024, um documento que coloca os municípios no centro do desenvolvimento económico e da segurança alimentar da eurorregião Norte de Portugal–Galiza.