As candidaturas para a primeira fase do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Turismo de Gastronomia e Vinhos, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), já estão abertas.
Com 30 novas vagas no ano letivo 2023/2024, as aulas de âmbito teórico e teórico-prático, terão lugar, respetivamente, nas instalações da EPRAMI, em Monção e em quintas vinícolas da região de Monção e Melgaço.
Segundo o IPVC, o CTeSP em Turismo de Gastronomia e Vinhos pretende que os “formandos obtenham competências para compreender o processo de produção e comercialização do vinho; desenvolver e implementar de forma sustentável, propostas diversificadas e inovadoras no campo da gastronomia e vinhos, assentes em valores culturais com atratividade turística; identificar e compreender os valores com atividade turística; comunicar com os diversos públicos; contextualizar o património gastronómico e vínico associado aos espaços rurais e naturais, promover a inovação através de serviços personalizados em empreendimentos enoturísticos e, conhecer as tendências da procura do turismo cultural, touring e enogastronomia”.
O curso tem a duração de dois anos letivos.
As candidaturas podem ser realizadas, aqui.
De acordo com o IPVC, a criação do CTeSP em Turismo de Gastronomia e Vinhos deveu-se ao “crescente reconhecimento da importância que a gastronomia e os vinhos têm para a região”.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.