As candidaturas para a primeira fase do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Turismo de Gastronomia e Vinhos, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), já estão abertas.
Com 30 novas vagas no ano letivo 2023/2024, as aulas de âmbito teórico e teórico-prático, terão lugar, respetivamente, nas instalações da EPRAMI, em Monção e em quintas vinícolas da região de Monção e Melgaço.
Segundo o IPVC, o CTeSP em Turismo de Gastronomia e Vinhos pretende que os “formandos obtenham competências para compreender o processo de produção e comercialização do vinho; desenvolver e implementar de forma sustentável, propostas diversificadas e inovadoras no campo da gastronomia e vinhos, assentes em valores culturais com atratividade turística; identificar e compreender os valores com atividade turística; comunicar com os diversos públicos; contextualizar o património gastronómico e vínico associado aos espaços rurais e naturais, promover a inovação através de serviços personalizados em empreendimentos enoturísticos e, conhecer as tendências da procura do turismo cultural, touring e enogastronomia”.
O curso tem a duração de dois anos letivos.
As candidaturas podem ser realizadas, aqui.
De acordo com o IPVC, a criação do CTeSP em Turismo de Gastronomia e Vinhos deveu-se ao “crescente reconhecimento da importância que a gastronomia e os vinhos têm para a região”.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, por unanimidade, o Projeto de Regulamento de Alojamento Local (AL), documento que pretende estabelecer regras de equilíbrio entre a atividade turística e a habitação permanente na cidade, especialmente na Zona de Pressão Urbanística (ZPU), com destaque para o Centro Histórico.
A histórica Nau Victoria, famosa por ter completado a primeira circum-navegação do mundo, vai prolongar a sua estadia em Viana do Castelo devido às condições meteorológicas adversas.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para receber o espírito natalício com uma programação que promete encantar residentes e visitantes de todas as idades. De 29 de novembro a 11 de janeiro, a vila minhota volta a vestir-se de luzes, cores e fantasia, convidando todos a mergulhar num verdadeiro conto de Natal.
Paredes de Coura prepara-se para um fim de semana gastronómico, dias 15 e 16 de novembro, com destaque para o tradicional “Cozido à Moda de Coura”. O prato, símbolo da culinária local, poderá ser degustado em oito restaurantes do concelho: Barbaças, Romântica, Albergaria, Miquelina, Xisto, Os Mouras, Merendas e Renascer.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, a alteração ao regulamento do serviço público de transportes urbanos, que passa a incluir um passe único de 20 euros por mês para circular em todas as linhas do sistema TUViana. A nova medida integra ainda descontos e isenções para determinados grupos de passageiros.
A 14 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Diabetes, o lema lançado pela Federação Internacional da Diabetes (IDF) no triénio 2024-26 é “Diabetes e Bem Estar”. O foco é a promoção do Bem Estar da Pessoa com Diabetes em todas as suas vertentes por forma a melhorar a qualidade de vida das mesmas. A campanha deste ano foca-se, especificamente, na “Diabetes e o ambiente de trabalho”.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) comemorou esta segunda-feira 45 anos de atividade com uma sessão solene que reuniu estudantes, docentes, alumni e parceiros institucionais.