O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
Em comunicado, a instituição confirmou que Ângela vive um “contexto clínico de altíssimo risco” e que todas as abordagens médicas tentadas até agora não apresentaram eficácia. Segundo o IPO, a jovem está a ser seguida num centro altamente especializado, por equipas experientes em hematologia, transplantação de medula óssea e complicações associadas.
O historial clínico de Ângela inclui seis linhas de quimioterapia, um autotransplante e um alotransplante de medula óssea de dador familiar. A forte imunossupressão resultante dos tratamentos levou ao desenvolvimento de uma aspergilose invasiva, resistente a todos os antifúngicos disponíveis, incluindo terapêuticas combinadas. Uma cirurgia pulmonar também não conseguiu controlar a infeção.
Perante este cenário “complexo” e de “prognóstico muito reservado”, foram ativados os Cuidados Paliativos, que, em conjunto com a equipa de transplantação, ajustam agora a terapêutica à evolução da doença. A jovem recebe ainda apoio psicológico para enfrentar a situação.
O IPO sublinha o compromisso com cuidados “rigorosos, humanizados e tecnicamente diferenciados”, garantindo que todas as decisões clínicas são tomadas com base na melhor evidência científica e com respeito absoluto pela dignidade dos doentes.
Enquanto isso, a comunidade de Afife e da região de Viana do Castelo tem demonstrado solidariedade à jovem e à sua família, através de mensagens de apoio nas redes sociais.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.