Oito distritos de Portugal continental, incluindo Viana do Castelo, estão sob aviso amarelo devido ao calor, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Num comunicado, o IPMA disse que os distritos do Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob alerta devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima”.
O aviso amarelo irá estar em vigor pelo menos até às 18h00 de hoje.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê que, em especial as regiões do Norte e Centro, vão manter-se sob severidade meteorológica “extremamente elevada” até quarta-feira, com o perigo de incêndio rural de elevado a máximo.
“A severidade meteorológica irá manter-se extremamente elevada” nos “dias 17 e 18, em grande parte do território, em especial nas regiões do Norte e Centro, onde o PIR [perigo de incêndio rural] continuará a situar-se nas classes mais elevadas de perigo: elevado, muito elevado ou máximo”, avançou o IPMA, numa nota divulgada na sua página na Internet.
No comunicado, válido até às 18h11 de hoje, refere-se que o índice meteorológico de perigo de incêndio calculado diariamente no IPMA, que reflete a severidade meteorológica na propagação dos incêndios rurais, “tem apresentado valores extremos, comprovando a adversidade das condições meteorológicas atuais”.
“Acresce que o índice de secura dos combustíveis mortos é muito elevado, superando o valor médio para esta época em grande parte do território”, apontou o IPMA, informando que o perigo de incêndio rural situou-se, na totalidade dos concelhos do território do continente, “nas três classes mais elevadas de perigo” e “com 70% dos concelhos nas classes de muito elevado e máximo” na segunda-feira.
O território do continente tem estado, desde sábado, “sob a influência de um fluxo de leste, que se intensificou” na segunda-feira e que se “manterá intenso” hoje, “nas regiões do Norte e Centro”.
“Os valores da humidade relativa são extraordinariamente baixos, registando-se valores de 10% ou inferiores mesmo em locais próximos do litoral, como por exemplo na região de Aveiro, Porto ou Viana do Castelo”, revelou o IPMA.
Para hoje, o instituto prevê “uma rotação do vento para o quadrante sul, soprando fraco ou moderado, por vezes com rajadas da ordem de 60 km/h, continuando a prever-se valores muito baixos da humidade relativa em grande parte do território”.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.