O IPMA elevou de sete para dez os distritos do continente que vão estar hoje sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas que podem atingir os 12 metros.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha colocado anteriormente sob aviso laranja os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.
Hoje, o instituto estendeu o aviso laranja aos distritos de Faro, Setúbal e Beja por causa do estado do mar.
Estes dez distritos vão estar sob aviso laranja entre as 15:00 de hoje e as 09:00 de quarta-feira, voltando depois a estar sob aviso laranja entre as 03:00 de quinta-feira e as 00:00 de sexta-feira.
A Costa Norte da ilha da Madeira e o Porto também vão estar sob aviso amarelo entre as 03:00 e as 09:00 de hoje e entre as 06:00 e as 19:00 de quinta-feira por causa da agitação marítima.
O IPMA colocou ainda os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 18:00 de quarta-feira devido à previsão de vento forte de sudoeste, com rajadas até 85 quilómetros por hora.
Os distritos de Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco e Coimbra também vão estar sob aviso amarelo entre as 09:00 e as 18:00 de quarta-feira por causa da chuva persistente, por vezes forte.
O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga devido à previsão de queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação acima de 800/1000 metros entre as 09:00 de hoje e as 09:00 de quarta-feira.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, com chuva e vento forte, agitação marítima e queda de neve, levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar a população para medidas preventivas.
A ANEPC alerta que é expectável piso rodoviário escorregadio, devido à acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água, bem como queda de neve em áreas e altitudes “onde habitualmente não se verifica”.
Em comunicado, a proteção alertou igualmente para possíveis inundações “nos locais historicamente mais vulneráveis” e em zonas urbanas e recomendou à população medidas preventivas.
Também a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertaram na segunda-feira para o agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima para Portugal continental e para a Madeira.
As duas entidades pedem à população em geral que não passeie ou faça atividades junto ao mar, e que evite o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.