O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para a subida gradual da temperatura a partir de terça-feira em Portugal continental, com aumento do Perigo de Incêndio Rural, cuja classificação máxima poderá atingir alguns concelhos do sul.
Em comunicado, o IPMA salienta que a temperatura se encontra “já acima dos valores da normal climatológica do mês de maio na generalidade do território, e com tendência para uma subida gradual, mais significativa nos dias 29 e 30”.
Desta forma, a temperatura máxima deverá atingir valores acima de 30°C na generalidade do território a partir do dia 27, terça-feira, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores acima de 35°C na região Sul e vale do Tejo.
A temperatura mínima também irá aumentar, prevendo, contudo, o IPMA ainda valores inferiores a 10 °C em alguns locais das regiões Norte e Centro até segunda-feira, subindo gradualmente ao longo da semana para valores acima de 15 °C na generalidade do território.
“Estas condições meteorológicas resultarão no aumento gradual do Perigo de Incêndio Rural (PIR), com a classificação de PIR elevado ou muito elevado a estender-se gradualmente à maioria das regiões, e a classificação de PIR máximo a atingir alguns concelhos do Sul, o que resultará em condicionantes das atividades permitidas em meio rural”, alerta.
Segundo o IPMA, a continuação do tempo quente e seco deve-se a uma massa de ar quente proveniente do Norte de África, pelo que prevê a continuação de céu pouco nublado ou limpo, podendo haver alguma nebulosidade durante a madrugada e início da manhã nas regiões Norte e Centro, mais provável nos primeiros dias da semana, e no litoral.
O vento vai continuar a predominar do quadrante norte, fraco a moderado, sendo temporariamente do quadrante leste durante a madrugada, soprando por vezes forte no litoral oeste e terras altas, em especial durante a tarde, com tendência para enfraquecimento e maior predominância do quadrante leste nos dias 29 e 30, dias nos quais será mais significativo o transporte da massa de ar quente e seco, acrescenta.
O índice de radiação ultravioleta vai manter-se em valores muito elevados, como expectável nesta época do ano próxima ao solstício de Verão e dada a ausência de nebulosidade.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana acolhe este sábado, dia 31 de maio, às 17h00, na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, o espetáculo “Amadeo(s)”, uma criação do Teatro Art’Imagem que propõe uma abordagem singular à vida e obra do pintor modernista Amadeo de Souza-Cardoso.
O Centro Municipal de Atletismo de Vila Nova de Cerveira transforma-se, esta sexta-feira, num parque de diversões para celebrar o Dia Mundial da Criança 2025. Cerca de 600 crianças do ensino pré-escolar (público e privado) e do 1.º ciclo do concelho vão viver um dia repleto de animação, sob o mote de uma nostálgica e alegre Feira Popular.
O Município de Viana do Castelo foi reconhecido com o Selo de Mérito – categoria Ouro (2025-2026) pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), do Movimento “Cuidar dos Cuidadores Informais”! Este prémio destaca as melhores práticas de apoio aos cuidadores informais, num total de 70 autarquias avaliadas.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), enquanto entidade gestora do Grupo de Ação Local (GAL) Costeiro Litoral Norte, informa que se encontram abertos três avisos no âmbito do programa MAR 2030, com uma dotação global superior a 1 milhão de euros.
Os votos dos emigrantes portugueses, que decidirão qual o segundo partido mais votado nas últimas legislativas em Portugal, começam hoje a ser contabilizados em Lisboa, estando marcado o seu apuramento final para quarta-feira. Foram quase 300 mil votos de emigrantes que chegaram a Lisboa
Ana Filipa Silva, docente da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, foi distinguida com o Prémio Investigação pela Portugal Activo pelo trabalho inovador no projeto europeu Fit4Alz – Fitness for Alzheimer.
Este fim-de-semana, dias 31 de maio e 1 de junho, o centro histórico de Viana do Castelo volta a transformar-se n’”O Bairro da Criança” para celebrar o Dia Mundial da Criança com dezenas de iniciativas de acesso gratuito e livre.