A tempestade Kirk deverá deslocar-se para noroeste da península ibérica, após passar a norte do arquipélago dos Açores, e aproximar-se do continente na manhã de quarta-feira, com agravamento das condições meteorológicas já na tarde desta terça-feira, informou o IPMA.
Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que, de acordo com a mais recente informação do Centro Nacional de Furacões de Miami (NHC), o furacão Kirk completou “uma transição para um ciclone extra tropical” e que o seu centro se encontrava a 42°N 38°W no Atlântico Norte, “em deslocamento para nordeste (NE) a uma velocidade de 45 km/h [quilómetros/hora]”.
O Kirk, segundo diferentes modelos de previsão, “ainda um sistema poderoso e potencialmente perigoso, deverá deslocar-se para nordeste e deverá passar a noroeste da Península Ibérica, estando no ponto mais próximo do continente” às 07:00 de quarta-feira, “prevendo-se já um agravamento do estado do tempo a partir da tarde de dia 8 [terça-feira]”, estima o IPMA.
Assim, esperam-se períodos de chuva já a partir do final da tarde de terça-feira, “que serão persistentes e por vezes fortes a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, podendo ser acompanhados de trovoada, passando a regime de aguaceiros e diminuindo de frequência a partir da tarde de dia 9 [quarta-feira]”, acrescenta.
“O vento será moderado a forte (até 45 km/h) de sudoeste e com rajadas até 70 km/h, sendo de até 95 km/h na faixa costeira a norte do Cabo Carvoeiro, e será forte (até 55 km/h) nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas até 110 km/h, rodando para oeste e enfraquecendo a partir da tarde” de quarta-feira, segundo as previsões.
O IPMA refere ainda que se espera um aumento da agitação marítima a partir do final de terça-feira, “com ondas de sudoeste com quatro a cinco metros, aumentando para cinco a sete metros a partir do meio da manhã” de quarta-feira, “podendo atingir 12 metros de altura máxima”.
A direção da ondulação associada a esta tempestade pode potenciar os impactos na orla costeira, levando à emissão de avisos meteorológicos de nível amarelo e laranja para os próximos dias.
Nos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa), o IPMA prevê “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, e um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, a partir do final da tarde do dia de hoje”.
Estão previstas “rajadas até 115 km/h e ondas que poderão atingir os 11 metros de altura significativa (19 metros de altura máxima) no grupo Ocidental”.
No grupo Central, de acordo com a delegação dos Açores do IPMA, “são esperadas rajadas até 90 km/h e ondas que poderão atingir os oito metros de altura significativa (15 metros de altura máxima)”.
Para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), para terça-feira, o IPMA prevê ondas “que poderão atingir os seis metros de altura significativa (12 metros de altura máxima)”.
Devido à passagem do ciclone tropical Kirk pelo arquipélago dos Açores, o IPMA emitiu um aviso vermelho para terça-feira para as ilhas do grupo Ocidental devido às ondas.
As ilhas do Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa também estão sob aviso amarelo por “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada”, das 15:00 de hoje às 06:00 de terça-feira e, devido ao vento, entre as 00:00 e as 18:00 de terça-feira.
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.