O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) está à procura de entidades que queiram organizar projetos de voluntariado de longa duração para diminuir a infoexclusão digital da população adulta em Portugal. As candidaturas estão abertas até ao dia 10 de março.
O desafio surge ao abrigo do “Programa Agora Nós- Gerações em Rede”, no âmbito do “Plano de Ação para a Transição Digital”, implementado pelo Governo e pretende envolver entidades da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a inclusão e para a diminuição do isolamento social. Assim, são entidades elegíveis as associações de jovens; as associações de estudantes; as associações de pais; os clubes desportivos (associações) e outras entidades privadas sem fins lucrativos.
Em simultâneo, estarão também abertas as candidaturas para jovens voluntários, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, que pretendam desenvolver estas ações, ao abrigo do projeto “Eu sou digital”, que irá beneficiar os adultos residentes em Portugal que pretendam obter capacitação básica para acesso à internet.
As candidaturas para ambas as ações, são efetuadas através da plataforma dos programas do IPDJ.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.
As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).