O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) está à procura de entidades que queiram organizar projetos de voluntariado de longa duração para diminuir a infoexclusão digital da população adulta em Portugal. As candidaturas estão abertas até ao dia 10 de março.
O desafio surge ao abrigo do “Programa Agora Nós- Gerações em Rede”, no âmbito do “Plano de Ação para a Transição Digital”, implementado pelo Governo e pretende envolver entidades da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a inclusão e para a diminuição do isolamento social. Assim, são entidades elegíveis as associações de jovens; as associações de estudantes; as associações de pais; os clubes desportivos (associações) e outras entidades privadas sem fins lucrativos.
Em simultâneo, estarão também abertas as candidaturas para jovens voluntários, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, que pretendam desenvolver estas ações, ao abrigo do projeto “Eu sou digital”, que irá beneficiar os adultos residentes em Portugal que pretendam obter capacitação básica para acesso à internet.
As candidaturas para ambas as ações, são efetuadas através da plataforma dos programas do IPDJ.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.