O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) está à procura de entidades que queiram organizar projetos de voluntariado de longa duração para diminuir a infoexclusão digital da população adulta em Portugal. As candidaturas estão abertas até ao dia 10 de março.
O desafio surge ao abrigo do “Programa Agora Nós- Gerações em Rede”, no âmbito do “Plano de Ação para a Transição Digital”, implementado pelo Governo e pretende envolver entidades da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a inclusão e para a diminuição do isolamento social. Assim, são entidades elegíveis as associações de jovens; as associações de estudantes; as associações de pais; os clubes desportivos (associações) e outras entidades privadas sem fins lucrativos.
Em simultâneo, estarão também abertas as candidaturas para jovens voluntários, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, que pretendam desenvolver estas ações, ao abrigo do projeto “Eu sou digital”, que irá beneficiar os adultos residentes em Portugal que pretendam obter capacitação básica para acesso à internet.
As candidaturas para ambas as ações, são efetuadas através da plataforma dos programas do IPDJ.
A Cabo Eva Santos entrou para a história do Comando Territorial de Viana do Castelo ao tornar-se a primeira mulher a alcançar o posto de Cabo-Mor, o nível mais elevado da categoria de Guardas da GNR neste distrito.
A Associação Sócio Cultural de Moradores do Núcleo Habitacional da Abelheira esteve na Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde deu voz à tradição das janeiras, levando música, alegria e votos de um Feliz 2026 ao executivo municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu um concurso para a atribuição de 32 habitações sociais, em regime de arrendamento apoiado, distribuídas pelas freguesias de Alvarães, Areosa, Barroselas e Darque. O período de apresentação de candidaturas decorre entre 2 e 27 de fevereiro de 2026.
A Juventude Viana manifestou publicamente a sua total solidariedade e apoio ao Sporting Clube Marinhense, na sequência da destruição do Pavilhão da Embra, na Marinha Grande, provocada pela passagem da Depressão Kristin.
O Comando Territorial da GNR em Viana do Castelo acolheu uma apresentação dedicada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental, organizada pelo Centro Clínico da GNR.
O Centro de Saúde de Melgaço está a passar por obras de reabilitação e ampliação, numa intervenção que visa modernizar as instalações e melhorar a capacidade de atendimento à população do concelho.
Viana do Castelo vai viver um fim de semana dedicado à dança com o Festival de Dança de Viana do Castelo, que decorre entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro. Os bilhetes estão disponíveis no Teatro Municipal Sá de Miranda, no Centro Cultural de Viana do Castelo (nos dias de espetáculo) e na plataforma bol.pt.