No mês em que se celebra o Dia da Internet Mais Segura - fevereiro, o IPDJ, I.P., através do Centro Internet Segura, lança mais uma edição da iniciativa nacional designada Navegas em Segurança?, proporcionando às Escolas, Associações Juvenis e Desportivas, Associações de Pais, Autarquias, Instituições e outras entidades a possibilidade de participar e solicitar a realização de sessões de sensibilização e ações informativas com o objetivo de promover uma cultura de presença e navegação inteligente/crítica no mundo digital. As sessões poderão ter lugar nas Lojas Ponto JA das capitais de distrito, mas também noutros locais, a pedido das referidas entidades.
Os workshops e ações são realizados por jovens voluntários e são dirigidos a crianças, jovens, seniores e também a educadores, técnicos de juventude e comunidade em geral. Poderão ser abordadas temáticas como fake news, cyberbullying, internet das coisas, discurso de ódio, redes sociais, ciberdependência, privacidade online, sexting e outras.
A participação nas sessões é totalmente gratuita e encontra-se aberta a todos os interessados.
A iniciativa NAVEGA(S) EM SEGURANÇA? decorre entre os dias 1 fevereiro e 18 de dezembro de 2023 e as inscrições podem ser feitas em qualquer altura dentro deste período, até dois dias antes do final do mesmo, ou diretamente na Loja Ponto JÁ da área de residência:
Loja ponto Já de Braga – mailbraga@ipdj.pt – 253 204 250
Loja Ponto Já de Bragança – mailbraganca@ipdj.pt – 273 310 600
Loja Ponto JÁ do Porto – mailporto@ipdj.pt – 226 085 700
Loja Ponto Já de Viana do Castelo -mailvcastelo@ipdj.pt – 258 808 800
Loja Ponto JÁ de Vila Real – mailvreal@ipdj.pt – 259 309 640
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.