A Infraestruturas de Portugal (IP) autorizou hoje um investimento de 30 milhões de euros, entre 2025 e 2029, na ligação ferroviária do Minho, no troço que liga Nine, no distrito de Braga, a Viana do Castelo.
De acordo com o despacho hoje publicado em Diário da República (DR), a Empreitada para a “Linha do Minho – Nine-Viana – Desnivelamentos – terá início em 2025 com um investimento de 2.142.857,19 euros.
O documento, que entra hoje em vigor, prevê para 2026 um investimento de mais de 6,7 milhões de euros, em 2027 serão aplicados 11.357.142,81 euros, no ano seguinte nove milhões de euros e, em 2029, 750 mil euros.
O investimento hoje autorizado resulta de um despacho de dezembro de 2023, do anterior Governo, que delegou na IP a competência para a concretização dos procedimentos necessários para assegurar investimentos ferroviários previstos no Programa Nacional de Investimentos 2030.
A modernização e eletrificação da Linha do Minho, que representou um investimento total de 86 milhões de euros, foi cofinanciada com 68 milhões de fundos do programa Compete 2020.
A eletrificação do troço Nine-Viana do Castelo, que ficou concluída em julho de 2019, custou 16 milhões e a eletrificação do troço Viana do Castelo-Valença, concluída em 2021, custou 18 milhões de euros.
Esta empreitada de eletrificação da Linha do Minho garantiu a melhoria das condições de operação da linha e de segurança, com redução dos tempos de percurso entre as cidades do Porto e Vigo e dos custos operacionais, assegurando simultaneamente a melhoria dos níveis de qualidade do serviço, designadamente em termos da pontualidade e fiabilidade do horário e da redução da sinistralidade nos atravessamentos de nível.
A ligação é assegurada, desde 2013, pelo comboio Celta, que liga o Porto a Vigo, na Galiza, Espanha.
A eletrificação das linhas dos dois lados da fronteira, feita com potências diferentes, impediu a substituição dos veículos ferroviários a diesel, que continuam a operar neste trajeto com duas viagens diárias em cada sentido (de manhã e ao fim da tarde).
Com partidas diárias, o comboio Celta, que é operado pela CP em conjunto com a Renfe, iniciou a sua atividade em julho de 2013, ligando Vigo ao Porto (e vice-versa), com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine.
Esta ligação veio permitir percorrer os 175 quilómetros que separam as cidades em duas horas e 15 minutos, quando anteriormente a ligação demorava mais de três horas.
A eurorregião Galiza – Norte de Portugal concentra uma população de 6,4 milhões de habitantes, segundo dados oficiais.
Viana do Castelo está a pressionar o Governo para agilizar os processos de expropriação de terrenos para fins habitacionais, de forma a dar resposta rápida à crescente procura de habitação no concelho.
Valença vai assinalar, esta quarta-feira, 19 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com iniciativas educativas que visam sensibilizar a comunidade para a prevenção da violência e a promoção da igualdade.
Viana do Castelo vai receber este ano, pela primeira vez, a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, reconhecimento atribuído a municípios que implementam políticas de apoio às famílias, anunciou o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).
No último dia do 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam), realizado em Viana do Castelo, os participantes aprovaram por unanimidade uma moção de adesão à greve geral marcada para 11 de dezembro, em protesto contra o pacote laboral do Governo.
Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, é o município onde os preços de habitação são mais acessíveis em Portugal. Segundo uma análise do idealista, marketplace imobiliário, os proprietários pedem, em média, apenas 494 euros por metro quadrado, o valor mais baixo do país.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deu início a uma operação de fiscalização rodoviária direcionada aos veículos pesados de mercadorias e de passageiros, que decorrerá até 23 de novembro em todo o território nacional. A ação concentra-se nas vias mais críticas e com maior volume de tráfego destes veículos.
O Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) manifestou profundo pesar pelo falecimento de Alexandre José Guia Gonçalves, conhecido como “Xano”, presidente da Mesa da Assembleia Geral da instituição.