Logo
Regional

IP prevê estação em Ponte de Lima na linha de alta velocidade Porto-Vigo

11 Abril, 2024 | 15:10
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O troço Braga-Valença da ligação de alta velocidade entre Porto e Vigo, Espanha, prevê estações em Braga, Ponte de Lima e Valença, de acordo com o caderno de encargos do estudo ambiental a que a Lusa teve hoje acesso.

Segundo documentos dos estudos ambientais contratados pela Infraestruturas de Portugal (IP), prevê-se o estudo de uma estação de Alta Velocidade em Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, no âmbito da “primeira fase” da linha Porto-Vigo, cuja entrada ao serviço está prevista “até 2030”.

“Em conjunto com os troços Porto (Campanhã) / Aeroporto e Aeroporto / Braga, a concretização do troço Braga / Valença, da nova Linha Porto – Valença – Vigo, visa reduzir, para cerca de 01:00, o trajeto direto entre Porto e Vigo, atualmente fixado em 02:22”, descreve a IP.

A nova ligação de alta velocidade entre Braga e Valença “tem início no Ramal de Braga (RB) e desenvolve-se até à fronteira com Espanha, nas proximidades de Valença, onde será efetuada a ligação com a nova linha até Vigo, numa extensão total, aproximada, de 70 quilómetros”, segundo a IP.

O projeto inclui também “todas as alterações/retificações necessárias no ramal de Braga [RB] e/ou na Linha do Minho (LM), para permitir a integração do RB na Ligação de Alta Velocidade”.

No início da linha, o estudo de impacto ambiental deve contemplar várias hipóteses.

Entre elas, a “ligação ao RB na proximidade da Estação de Tadim, por forma a viabilizar a Estação de Braga AV na localização prevista nos Estudos Prévios desenvolvidos pela RAVE [Rede Ferroviária de Alta Velocidade, SA.]”.

Deve ainda abordar a “ligação ao RB o mais próximo possível de Braga, por forma a viabilizar uma estação subterrânea de Braga AV, na proximidade da estação atual”.

Outra hipótese é a “ligação ao RB por forma a viabilizar uma estação subterrânea de Braga AV no cruzamento da LAV com o RB”.

Em Valença, está previsto o estudo de várias alternativas.

O documento enumera a “estação de Valença AV na localização prevista no estudo realizado pela RAVE”.

Por outro lado, contempla-se a possibilidade de uma ligação entre a linha de Alta Velocidade Sul e a Linha do Minho Norte, e entre a linha de Alta Velocidade Norte e a Linha do Minho Sul.

Isto, “antes e depois da estação de Valença, por forma a viabilizar a estação de Valença AV na localização da estação atual”.

Deve ser ainda pensada a “adaptação do ‘layout’ da estação de Valença para acomodar os tráfegos de Alta Velocidade, convencional e de mercadorias”.

Como “ponto de partida, a ligação a Espanha será realizada no eixo previsto nos estudos da RAVE”, mas, “em paralelo” com o estudo ambiental referente ao troço Braga-Valença, “serão desenvolvidos por Espanha estudos de viabilidade que poderão indicar outro ponto de ligação”.

De acordo com a IP, “nesta fase devem ainda ser avaliados preliminarmente” as “alterações introduzidas aos estudos desenvolvidos anteriormente, como, por exemplo, é o caso das estações de Braga, Ponte de Lima e Valença assim como as novas ligações à Linha do Minho”.

Os serviços adjudicados pela IP devem estar concluídos no prazo máximo de 600 dias (aproximadamente um ano e oito meses), sendo que o Estudo de Impacte Ambiental deve ficar pronto 330 dias (cerca de 11 meses) a contar do início dos trabalhos.

A ligação do Porto a Vigo, na Galiza, que está a ser desenvolvida paralelamente à linha de Alta Velocidade entre Porto e Lisboa, contempla estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença (distrito de Viana do Castelo).

No total, segundo o anterior Governo, os custos do investimento no eixo Lisboa-Valença rondam os sete a oito mil milhões de euros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 10 Dezembro, 2025

Benfica impõe-se ao campeão italiano e relança ambições na Liga dos Campeões

O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.

Desporto 10 Dezembro, 2025

Liga Feminina de Futsal regressa a Viana do Castelo após longa paragem para o Mundial

Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Réplicas icónicas do Porto em LEGO® viajam de Paredes de Coura para exposição no WOW Porto

Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe centenas de autarcas no Congresso da ANMP

Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entre os municípios que recebem imóveis devolutos do Estado para requalificação

O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Obras na Ponte Eiffel suspensas até sábado

A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Ponte de Lima brilha nos Prémios Património Ibérico 2025

A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.