O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, assinou hoje o auto de consignação da obra que visa a ampliação do edifício escolar de Alvarães, “consolidando e robustecendo” as condições existentes, num investimento superior a 223 mil euros.
No momento de assinatura, o autarca referiu que “a educação, para nós, é determinante”. “Há aqui um processo de continuidade relativamente ao que é a visão municipal sobre a educação, já que tem sido sempre uma grande prioridade no nosso investimento, nomeadamente na dimensão física, para melhorar as condições existentes ou criar novas condições”.

De acordo com a memória descritiva, “com este projeto de arquitetura está prevista uma pequena ampliação da sala de professores; construir, a poente, um edifício que, funcionalmente ligado ao existente, irá acolher o espaço biblioteca-mediateca (atualmente a funcionar num contentor pré-fabricado instalado no logradouro da escola), a criação de um recreio coberto que terá dupla função já que permite a transição “coberta” entre o passeio no ponto em que se estabelece a entrada no recinto e um dos acessos ao interior do edifício existentes assim como a substituição da tijoleira existente no espaço interior que funciona atualmente como recreio coberto e galeria de distribuição de diversos compartimentos”.

“Nestes últimos 14 meses, o Município está a concretizar mais de 3 milhões de euros de investimento na requalificação do nosso parque escolar, nos vários níveis de ensino, de forma transversal”, declarou Luís Nobre. “Deste valor, 2 milhões de euros são recursos do Município, o que demonstra que a autarquia tem optado pela requalificação das suas escolas, em ações que têm melhorado as condições dos nossos alunos. Há 11 anos, este Centro Escolar sofreu uma empreitada de mais de 1 milhão de euros, mas sentimos que este edifício necessita ainda de novos espaços para dar as melhores condições aos alunos e a quem cá trabalha”, frisou o autarca.

“Estamos a cuidar da educação no concelho e, neste caso, da educação em Alvarães, que resulta da opção municipal em investir no nosso parque escolar”. “Temos de olhar para os equipamentos de educação como ativos vivos, dinâmicos, que precisam de ser atualizados para corresponder à expetativa da comunidade escolar”, rematou ainda o autarca.

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.