O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, assinou hoje o auto de consignação da obra que visa a ampliação do edifício escolar de Alvarães, “consolidando e robustecendo” as condições existentes, num investimento superior a 223 mil euros.
No momento de assinatura, o autarca referiu que “a educação, para nós, é determinante”. “Há aqui um processo de continuidade relativamente ao que é a visão municipal sobre a educação, já que tem sido sempre uma grande prioridade no nosso investimento, nomeadamente na dimensão física, para melhorar as condições existentes ou criar novas condições”.

De acordo com a memória descritiva, “com este projeto de arquitetura está prevista uma pequena ampliação da sala de professores; construir, a poente, um edifício que, funcionalmente ligado ao existente, irá acolher o espaço biblioteca-mediateca (atualmente a funcionar num contentor pré-fabricado instalado no logradouro da escola), a criação de um recreio coberto que terá dupla função já que permite a transição “coberta” entre o passeio no ponto em que se estabelece a entrada no recinto e um dos acessos ao interior do edifício existentes assim como a substituição da tijoleira existente no espaço interior que funciona atualmente como recreio coberto e galeria de distribuição de diversos compartimentos”.

“Nestes últimos 14 meses, o Município está a concretizar mais de 3 milhões de euros de investimento na requalificação do nosso parque escolar, nos vários níveis de ensino, de forma transversal”, declarou Luís Nobre. “Deste valor, 2 milhões de euros são recursos do Município, o que demonstra que a autarquia tem optado pela requalificação das suas escolas, em ações que têm melhorado as condições dos nossos alunos. Há 11 anos, este Centro Escolar sofreu uma empreitada de mais de 1 milhão de euros, mas sentimos que este edifício necessita ainda de novos espaços para dar as melhores condições aos alunos e a quem cá trabalha”, frisou o autarca.

“Estamos a cuidar da educação no concelho e, neste caso, da educação em Alvarães, que resulta da opção municipal em investir no nosso parque escolar”. “Temos de olhar para os equipamentos de educação como ativos vivos, dinâmicos, que precisam de ser atualizados para corresponder à expetativa da comunidade escolar”, rematou ainda o autarca.

O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.
Ângela Pereira, 23 anos, natural de Afife, Viana do Castelo, ganhou nova esperança no combate à leucemia após o seu apelo nas redes sociais se tornar viral. A jovem, que enfrenta um prognóstico reservado devido a um aspergiloma — infeção fúngica rara e de difícil tratamento — recebeu agora atenção de especialistas internacionais.
Os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez passaram a dispor de uma nova Viatura Urbana de Combate a Incêndios (VUCI) de última geração, reforçando de forma significativa a capacidade de resposta operacional num concelho exigente do ponto de vista territorial e rico em património natural.
A Amnistia Internacional divulgou um conjunto de alertas sobre graves violações de direitos humanos em diferentes partes do mundo, destacando situações críticas no Sudão, Hong Kong, Faixa de Gaza, Sul da Ásia e Ucrânia.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).