O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, assinou hoje o auto de consignação da obra que visa a ampliação do edifício escolar de Alvarães, “consolidando e robustecendo” as condições existentes, num investimento superior a 223 mil euros.
No momento de assinatura, o autarca referiu que “a educação, para nós, é determinante”. “Há aqui um processo de continuidade relativamente ao que é a visão municipal sobre a educação, já que tem sido sempre uma grande prioridade no nosso investimento, nomeadamente na dimensão física, para melhorar as condições existentes ou criar novas condições”.

De acordo com a memória descritiva, “com este projeto de arquitetura está prevista uma pequena ampliação da sala de professores; construir, a poente, um edifício que, funcionalmente ligado ao existente, irá acolher o espaço biblioteca-mediateca (atualmente a funcionar num contentor pré-fabricado instalado no logradouro da escola), a criação de um recreio coberto que terá dupla função já que permite a transição “coberta” entre o passeio no ponto em que se estabelece a entrada no recinto e um dos acessos ao interior do edifício existentes assim como a substituição da tijoleira existente no espaço interior que funciona atualmente como recreio coberto e galeria de distribuição de diversos compartimentos”.

“Nestes últimos 14 meses, o Município está a concretizar mais de 3 milhões de euros de investimento na requalificação do nosso parque escolar, nos vários níveis de ensino, de forma transversal”, declarou Luís Nobre. “Deste valor, 2 milhões de euros são recursos do Município, o que demonstra que a autarquia tem optado pela requalificação das suas escolas, em ações que têm melhorado as condições dos nossos alunos. Há 11 anos, este Centro Escolar sofreu uma empreitada de mais de 1 milhão de euros, mas sentimos que este edifício necessita ainda de novos espaços para dar as melhores condições aos alunos e a quem cá trabalha”, frisou o autarca.

“Estamos a cuidar da educação no concelho e, neste caso, da educação em Alvarães, que resulta da opção municipal em investir no nosso parque escolar”. “Temos de olhar para os equipamentos de educação como ativos vivos, dinâmicos, que precisam de ser atualizados para corresponder à expetativa da comunidade escolar”, rematou ainda o autarca.

O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.