A obra do Centro Interpretativo do Mosteiro de Sanfins (CIMOS), em Valença, está concluída e vai proporcionar, em breve, um novo espaço de interpretação, acolhimento e orientação dos visitantes. A obra da responsabilidade do Município implicou um investimento de aproximadamente 255 mil euros.
“Uma nova estrutura, à base de granito e traves de madeira, apresentando-se como um bloco distinto mas perfeitamente enquadrado com o ambiente e a arquitetura existente, já está concluída. O novo espaço nasceu a partir do aproveitamento e revitalização da antiga casa dos caseiros expandindo-se pelas ruínas laterais”, explicou a autarquia de Valença, numa nota de imprensa.
Sala multiusos, sala de exposições, recepção e instalações sanitárias, são algumas das valências de que este centro dispõe.
O novo espaço “pretende interpretar e dar a conhecer a vida, as vivências, os valores naturais, patrimoniais e históricos do complexo deste mosteiro, proporcionando uma experiência mais rica aos visitantes e aos turistas”, realçou o Município.

A obra foi financiada pelo FEDER no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE do NORTE 2020.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.