A obra do Centro Interpretativo do Mosteiro de Sanfins (CIMOS), em Valença, está concluída e vai proporcionar, em breve, um novo espaço de interpretação, acolhimento e orientação dos visitantes. A obra da responsabilidade do Município implicou um investimento de aproximadamente 255 mil euros.
“Uma nova estrutura, à base de granito e traves de madeira, apresentando-se como um bloco distinto mas perfeitamente enquadrado com o ambiente e a arquitetura existente, já está concluída. O novo espaço nasceu a partir do aproveitamento e revitalização da antiga casa dos caseiros expandindo-se pelas ruínas laterais”, explicou a autarquia de Valença, numa nota de imprensa.
Sala multiusos, sala de exposições, recepção e instalações sanitárias, são algumas das valências de que este centro dispõe.
O novo espaço “pretende interpretar e dar a conhecer a vida, as vivências, os valores naturais, patrimoniais e históricos do complexo deste mosteiro, proporcionando uma experiência mais rica aos visitantes e aos turistas”, realçou o Município.

A obra foi financiada pelo FEDER no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE do NORTE 2020.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.