A obra do Centro Interpretativo do Mosteiro de Sanfins (CIMOS), em Valença, está concluída e vai proporcionar, em breve, um novo espaço de interpretação, acolhimento e orientação dos visitantes. A obra da responsabilidade do Município implicou um investimento de aproximadamente 255 mil euros.
“Uma nova estrutura, à base de granito e traves de madeira, apresentando-se como um bloco distinto mas perfeitamente enquadrado com o ambiente e a arquitetura existente, já está concluída. O novo espaço nasceu a partir do aproveitamento e revitalização da antiga casa dos caseiros expandindo-se pelas ruínas laterais”, explicou a autarquia de Valença, numa nota de imprensa.
Sala multiusos, sala de exposições, recepção e instalações sanitárias, são algumas das valências de que este centro dispõe.
O novo espaço “pretende interpretar e dar a conhecer a vida, as vivências, os valores naturais, patrimoniais e históricos do complexo deste mosteiro, proporcionando uma experiência mais rica aos visitantes e aos turistas”, realçou o Município.
A obra foi financiada pelo FEDER no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE do NORTE 2020.
O Benfica apurou-se para a final da Taça da Liga de futebol, depois de vencer (3-0) o Sporting de Braga, em jogo da meia-final, marcando encontro com o Sporting na partida decisiva de sábado. Os leões derrotaram (1-0) na terça-feira o FC Porto.
A proteção civil registou, entre as 00h00 e as 14h00 de hoje, 245 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, as quais não causaram feridos, a maioria nas regiões do Porto e do Alto Minho.
Um cetáceo morto, ao que tudo indica uma baleia, deu à costa hoje na praia de Ofir, em Esposende, disse o comandante da Capitania de Viana do Castelo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária, atribuir 13 Bolsas de Estudo do 1º ciclo do Ensino Superior para o ano letivo 2024/2025.
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) volta a consciencializar para a doença hepática alcoólica, uma consequência que advém do elevado consumo de álcool. Sob o mote "Em janeiro, liga-te à vida!", a ação nacional de consciencialização surge no âmbito do desafio "Janeiro Sem Álcool", e decorrerá no primeiro mês de 2025, nas redes sociais da associação, com o objetivo de alertar os jovens para os danos relacionados com o álcool.
Até dia 26 de janeiro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove “Arruada de Janeiras” no centro histórico da cidade. A iniciativa, enquadrada no âmbito da programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, visa estimular o comércio tradicional e dinamizar o casco histórico vianense no primeiro mês do novo ano.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acaba de criar o seu canal oficial no WhatsApp, uma nova forma de comunicação direta com a comunidade académica e o público em geral. Com esta iniciativa, o IPVC reforça a sua presença digital e aposta numa maior proximidade e acessibilidade à informação.