O presidente da Câmara Municipal de Viana, Luís Nobre, assinou ontem o auto de consignação da empreitada de “Expansão da rede de drenagem de águas residuais nas freguesias de Carvoeiro, Deão e Deocriste", em Viana do Castelo, por um valor superior a 2 milhões de euros. O prazo de execução é de 240 dias.
A obra, que agora se inicia em Deão e Deocriste, implica uma extensão de rede de saneamento em 11.637 metros, criando 359 ramais e beneficiando cerca de 1000 pessoas das duas Uniões de Freguesia.

De acordo com o autarca vianense, esta será uma empreitada de oito meses a decorrer “em várias frentes” e que vai exigir “resiliência e paciência” por parte da população da União das Freguesias de Geraz do Lima e Deão e da União das Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã, em prol de um bem comum.

Luís Nobre afirmou que “sempre que se qualificam infraestruturas no território, contribuímos para a qualificação e coesão do território”, pelo que esta empreitada “vem complementar um trabalho que tem sido feito na consolidação da rede de saneamento”. “No caso de Deão, este alargamento corresponde a uma segunda fase e, no caso de Deocriste, é a primeira empreitada de grande envergadura que se vai realizar, desejando que, com esta, se contribua para um território mais coeso, mais competitivo e melhorando a qualidade de vida dos nossos munícipes”, realçou.

“Esta obra vai decorrer em pelo menos quatro frentes, pelo que pedimos resiliência por parte da população, já que a empreitada tem de decorrer num período de oito meses. Sabemos que esta obra causará sempre alguma perturbação, mas é para qualificar o território e para trazer infraestruturas de proximidade que nos proporcionam qualidade de vida”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Viana.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.