O presidente da Câmara Municipal de Viana, Luís Nobre, assinou ontem o auto de consignação da empreitada de “Expansão da rede de drenagem de águas residuais nas freguesias de Carvoeiro, Deão e Deocriste", em Viana do Castelo, por um valor superior a 2 milhões de euros. O prazo de execução é de 240 dias.
A obra, que agora se inicia em Deão e Deocriste, implica uma extensão de rede de saneamento em 11.637 metros, criando 359 ramais e beneficiando cerca de 1000 pessoas das duas Uniões de Freguesia.

De acordo com o autarca vianense, esta será uma empreitada de oito meses a decorrer “em várias frentes” e que vai exigir “resiliência e paciência” por parte da população da União das Freguesias de Geraz do Lima e Deão e da União das Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã, em prol de um bem comum.

Luís Nobre afirmou que “sempre que se qualificam infraestruturas no território, contribuímos para a qualificação e coesão do território”, pelo que esta empreitada “vem complementar um trabalho que tem sido feito na consolidação da rede de saneamento”. “No caso de Deão, este alargamento corresponde a uma segunda fase e, no caso de Deocriste, é a primeira empreitada de grande envergadura que se vai realizar, desejando que, com esta, se contribua para um território mais coeso, mais competitivo e melhorando a qualidade de vida dos nossos munícipes”, realçou.

“Esta obra vai decorrer em pelo menos quatro frentes, pelo que pedimos resiliência por parte da população, já que a empreitada tem de decorrer num período de oito meses. Sabemos que esta obra causará sempre alguma perturbação, mas é para qualificar o território e para trazer infraestruturas de proximidade que nos proporcionam qualidade de vida”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Viana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.
A Cabo Eva Santos entrou para a história do Comando Territorial de Viana do Castelo ao tornar-se a primeira mulher a alcançar o posto de Cabo-Mor, o nível mais elevado da categoria de Guardas da GNR neste distrito.