Logo
Regional

Investimento de mais de 3 milhões de euros duplica número de vagas em creches de Ponte de Lima

31 Outubro, 2024 | 9:25
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Câmara de Ponte de Lima vai duplicar para 500 o número de vagas em creches no concelho quando estiverem concluídas cinco novas valências num investimento de 3,5 milhões de euros para “incentivar a natalidade”, revelou o presidente da autarquia limiana.

Vasco Ferraz explicou que duas creches “estão praticamente concluídas”, outras duas “vão ser lançadas a concurso público” e a quinta “entrou em fase de elaboração do projeto”.

“Quando tivermos as cinco creches construídas vamos dobrar o número de vagas no concelho, e vão ser geridas pela Câmara”, afirmou o presidente da Câmara de Ponte de Lima.

Segundo Vasco Ferraz, o investimento total rondará os 3,5 milhões de euros, do orçamento municipal, mas depois ainda há fundos de apoio para perfazer o valor restante.

“Isto só para a construção. Depois ainda vamos ter de equipar as creches e a seguir garantir o seu funcionamento”, realçou.

O autarca do CDS-PP adiantou que, numa primeira fase, após a conclusão da construção das creches, “sem os acordos de parceria com o Estado”, a Câmara irá suportar “um gasto médio, em cada uma, de 400 mil euros, só com salários”.

“Não devemos ter as creches concluídas e o pessoal contratado e não abrir as creches por não ter os contratos de parceria com o Estado”, reforçou.

Segundo Vasco Ferraz, “o concelho dispõe de 250 vagas em creches de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)” e, com as novas que a autarca planeou, “aquele número atingirá o meio milhar de lugares para as mais de mil crianças do concelho”.

“Ponte de Lima é o concelho mais jovem do distrito de Viana do Castelo e esta aposta é claramente um incentivo à natalidade e um apoio às famílias para que se fixem no concelho”, reforçou.

A quinta creche que está a ser projetada será candidatada a fundos do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT), enquanto as restantes têm financiamento garantido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.

Nacional 23 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda denuncia problemas graves em hospitais do Alto Minho

O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.