A Câmara de Ponte de Lima vai duplicar para 500 o número de vagas em creches no concelho quando estiverem concluídas cinco novas valências num investimento de 3,5 milhões de euros para “incentivar a natalidade”, revelou o presidente da autarquia limiana.
Vasco Ferraz explicou que duas creches “estão praticamente concluídas”, outras duas “vão ser lançadas a concurso público” e a quinta “entrou em fase de elaboração do projeto”.
“Quando tivermos as cinco creches construídas vamos dobrar o número de vagas no concelho, e vão ser geridas pela Câmara”, afirmou o presidente da Câmara de Ponte de Lima.
Segundo Vasco Ferraz, o investimento total rondará os 3,5 milhões de euros, do orçamento municipal, mas depois ainda há fundos de apoio para perfazer o valor restante.
“Isto só para a construção. Depois ainda vamos ter de equipar as creches e a seguir garantir o seu funcionamento”, realçou.
O autarca do CDS-PP adiantou que, numa primeira fase, após a conclusão da construção das creches, “sem os acordos de parceria com o Estado”, a Câmara irá suportar “um gasto médio, em cada uma, de 400 mil euros, só com salários”.
“Não devemos ter as creches concluídas e o pessoal contratado e não abrir as creches por não ter os contratos de parceria com o Estado”, reforçou.
Segundo Vasco Ferraz, “o concelho dispõe de 250 vagas em creches de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)” e, com as novas que a autarca planeou, “aquele número atingirá o meio milhar de lugares para as mais de mil crianças do concelho”.
“Ponte de Lima é o concelho mais jovem do distrito de Viana do Castelo e esta aposta é claramente um incentivo à natalidade e um apoio às famílias para que se fixem no concelho”, reforçou.
A quinta creche que está a ser projetada será candidatada a fundos do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT), enquanto as restantes têm financiamento garantido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.
Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.