A Câmara de Ponte de Lima vai duplicar para 500 o número de vagas em creches no concelho quando estiverem concluídas cinco novas valências num investimento de 3,5 milhões de euros para “incentivar a natalidade”, revelou o presidente da autarquia limiana.
Vasco Ferraz explicou que duas creches “estão praticamente concluídas”, outras duas “vão ser lançadas a concurso público” e a quinta “entrou em fase de elaboração do projeto”.
“Quando tivermos as cinco creches construídas vamos dobrar o número de vagas no concelho, e vão ser geridas pela Câmara”, afirmou o presidente da Câmara de Ponte de Lima.
Segundo Vasco Ferraz, o investimento total rondará os 3,5 milhões de euros, do orçamento municipal, mas depois ainda há fundos de apoio para perfazer o valor restante.
“Isto só para a construção. Depois ainda vamos ter de equipar as creches e a seguir garantir o seu funcionamento”, realçou.
O autarca do CDS-PP adiantou que, numa primeira fase, após a conclusão da construção das creches, “sem os acordos de parceria com o Estado”, a Câmara irá suportar “um gasto médio, em cada uma, de 400 mil euros, só com salários”.
“Não devemos ter as creches concluídas e o pessoal contratado e não abrir as creches por não ter os contratos de parceria com o Estado”, reforçou.
Segundo Vasco Ferraz, “o concelho dispõe de 250 vagas em creches de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)” e, com as novas que a autarca planeou, “aquele número atingirá o meio milhar de lugares para as mais de mil crianças do concelho”.
“Ponte de Lima é o concelho mais jovem do distrito de Viana do Castelo e esta aposta é claramente um incentivo à natalidade e um apoio às famílias para que se fixem no concelho”, reforçou.
A quinta creche que está a ser projetada será candidatada a fundos do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT), enquanto as restantes têm financiamento garantido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.