A Câmara de Ponte de Lima vai duplicar para 500 o número de vagas em creches no concelho quando estiverem concluídas cinco novas valências num investimento de 3,5 milhões de euros para “incentivar a natalidade”, revelou o presidente da autarquia limiana.
Vasco Ferraz explicou que duas creches “estão praticamente concluídas”, outras duas “vão ser lançadas a concurso público” e a quinta “entrou em fase de elaboração do projeto”.
“Quando tivermos as cinco creches construídas vamos dobrar o número de vagas no concelho, e vão ser geridas pela Câmara”, afirmou o presidente da Câmara de Ponte de Lima.
Segundo Vasco Ferraz, o investimento total rondará os 3,5 milhões de euros, do orçamento municipal, mas depois ainda há fundos de apoio para perfazer o valor restante.
“Isto só para a construção. Depois ainda vamos ter de equipar as creches e a seguir garantir o seu funcionamento”, realçou.
O autarca do CDS-PP adiantou que, numa primeira fase, após a conclusão da construção das creches, “sem os acordos de parceria com o Estado”, a Câmara irá suportar “um gasto médio, em cada uma, de 400 mil euros, só com salários”.
“Não devemos ter as creches concluídas e o pessoal contratado e não abrir as creches por não ter os contratos de parceria com o Estado”, reforçou.
Segundo Vasco Ferraz, “o concelho dispõe de 250 vagas em creches de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)” e, com as novas que a autarca planeou, “aquele número atingirá o meio milhar de lugares para as mais de mil crianças do concelho”.
“Ponte de Lima é o concelho mais jovem do distrito de Viana do Castelo e esta aposta é claramente um incentivo à natalidade e um apoio às famílias para que se fixem no concelho”, reforçou.
A quinta creche que está a ser projetada será candidatada a fundos do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT), enquanto as restantes têm financiamento garantido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.