O Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, assinou, na sexta-feira, o contrato de financiamento de 1.349.304,00 €, destinado à requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Monção. A cerimónia teve lugar na sede da CCDR-Norte, no Porto, tendo sido presidida pelo Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
Este apoio resulta de uma candidatura do Município de Monção ao programa “Cuidados de Saúde Primários com mais Respostas”, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), focando-se no aumento da eficiência, cumprimento de planos de contingência e garantia de acessibilidade, segurança e conforto aos utentes e profissionais.
Com este investimento, o Município de Monção pretende superar uma necessidade premente da população local, sentida há vários anos, através da disponibilização de uma maior oferta de cuidados de saúde à comunidade, compatíveis com as suas capacidades financeiras.
Desta forma, estamos a contribuir para uma efetiva igualdade de oportunidades no acesso aos cuidados de saúde primários, respondendo, com maior expressividade e positividade, aos constrangimentos e expetativas dos monçanenses e instituições locais.

Sendo orientada pelos princípios da sustentabilidade ambiental, social e económica, a intervenção prevista fortalecerá o compromisso do Município de Monção com o desenvolvimento sustentável, em todas as suas dimensões, seguindo as diretivas inscritas na agenda ambiental do governo e no Plano Municipal para a Igualdade e Não Descriminação.
“Esta intervenção, que tem sido reivindicada pelo Município de Monção nos últimos anos, representa, um passo em frente na prestação de melhores cuidados de saúde à população de Monção, vindo de encontro às reais e legitimas necessidades dos utentes, instituições locais e profissionais de saúde”
O Centro de Saúde de Monção, localizado junto a rotunda que dá acesso à EN 202 e EN 101, integra a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), sendo dotado de Serviço de Urgência Básico (SUB), servindo uma população que ascende às 20 mil pessoas.
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.