O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador com o pelouro da Educação, Manuel Vitorino, marcaram presença na Escola EB 2,3 Carteado Mena para a sessão de abertura do ano letivo, o primeiro em que não há restrições nem confinamentos após dois anos muito marcados pela pandemia.
Luís Nobre referiu que, entre 2021 e 2022, foram investidos 5,5 milhões de euros em 16 empreitadas de requalificação e melhoria de escolas do parque escolar do concelho, sendo que 4,5 milhões foram garantidos pelo município.
Foram, assim, promovidas empreitadas na EB1 de Areosa (requalificação), EB1/JI de Gândara – Geraz do Lima (requalificação do edifício), EB1 Santana – Neiva (requalificação e beneficiação), EB Abelheira (requalificação de dois campos desportivos), EB Abelheira (requalificação de cozinha e refeitório), EB2,3 Lanheses (requalificação da cozinha e refeitório), CE Lanheses (ampliação do parque infantil e construção de campo de jogos), EB de Mazarefes (construção de cobertura no logradouro), EB1/JI Outeiro (reabilitação), EB1 Calvário – Meadela (substituição de pavimento interior), EBI Castelo do Neiva (construção de acesso pedonal com cobertura), EB1JI Carvoeiro (requalificação e beneficiação), JI Areosa (requalificação de cobertura, recreio e instalações sanitárias), EBI Foz do Neiva (reparação e substituição de pavimento), tendo ainda sido concluídas a Requalificação e Modernização das instalações da Escola Básica e Secundária de Monte da Ola e a Requalificação da Escola EB23 Pintor José de Brito.
O autarca disse ainda que, por ano, são investidos, em Viana do Castelo, cerca de 8,4 milhões de euros na Educação. Luís Nobre realçou que “as escolas, a educação e a comunidade educativa têm conseguido cumprir a sua missão”, assegurando que “o ambiente escolar é um espaço de inspiração para todos os alunos, para os interlocutores e para os parceiros, entre os quais a Câmara Municipal se inclui”.
Neste ano letivo, que abrange 10.436 alunos das escolas vianenses, o Município está a investir mais de 3 milhões de euros em apoios e na reabilitação de equipamentos educativos.
Em causa estão empreitadas em equipamentos, atribuição de apoios sociais, implementação de transportes escolares e nos diversos projetos educativos. Para este ano letivo, a autarquia conta com 572 auxiliares e 40 funcionários de apoio às atividades a trabalhar nas escolas.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovara anteriormente um conjunto de propostas que ascendem a um valor global de 1,5 milhões de euros para o ano letivo de 2022/2023, entre plano de transportes escolares, ação social escolar e apoio a projetos educativos. A maior fatia desta verba vai para o Plano de Transportes Escolares, que ascende a 1,227 milhões de euros, para beneficiar cerca de 2.070 alunos que serão transportados diariamente no seu percurso casa-escola.
No que toca à Ação Social Escolar – Auxílios Económicos a Alunos Carenciados do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar, são definidos apoios para aquisição de material didático, apoio às refeições e ainda às AAAF – Atividades de Animação e Apoio à Família.
Para este ano letivo, os encargos previstos são de 15.250 euros para material didático e de 226.306 euros para a comparticipação das refeições, correspondendo ao apoio a 1.067 alunos/crianças. Já o Apoio Específico do Município para famílias numerosas com crianças/alunos que frequentem as escolas de 1º CEB e pré-escolar, traduzindo-se na redução de 25% no custo das refeições a agregados com 2 educandos e redução de 50% no custo das refeições a agregados com 3 ou mais educandos, deverá abranger 352 alunos e representar um acréscimo de encargo com 21.191 euros.
A autarquia vianense continua ainda a implementar o serviço gratuito das Atividades de Animação e Apoio à Família nos Jardins de Infância, abrangendo um universo de 809 crianças.
Recorde-se que, adicionalmente, o Município de Viana do Castelo tem diversos projetos educativos em vigor, nomeadamente Música no Ensino Pré-Escolar (1.197 alunos), Música no 1º CEB (250 alunos), Náutica nas escolas (1.878 alunos), Náutica para Todos (56 alunos), Natação nas Escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico (2.260 alunos), Atletismo nas Escolas para o 1º Ciclo de Ensino Básico (957 alunos), Patinagem nas Escolas (430 crianças), entre outros.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.