O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador com o pelouro da Educação, Manuel Vitorino, marcaram presença na Escola EB 2,3 Carteado Mena para a sessão de abertura do ano letivo, o primeiro em que não há restrições nem confinamentos após dois anos muito marcados pela pandemia.
Luís Nobre referiu que, entre 2021 e 2022, foram investidos 5,5 milhões de euros em 16 empreitadas de requalificação e melhoria de escolas do parque escolar do concelho, sendo que 4,5 milhões foram garantidos pelo município.
Foram, assim, promovidas empreitadas na EB1 de Areosa (requalificação), EB1/JI de Gândara – Geraz do Lima (requalificação do edifício), EB1 Santana – Neiva (requalificação e beneficiação), EB Abelheira (requalificação de dois campos desportivos), EB Abelheira (requalificação de cozinha e refeitório), EB2,3 Lanheses (requalificação da cozinha e refeitório), CE Lanheses (ampliação do parque infantil e construção de campo de jogos), EB de Mazarefes (construção de cobertura no logradouro), EB1/JI Outeiro (reabilitação), EB1 Calvário – Meadela (substituição de pavimento interior), EBI Castelo do Neiva (construção de acesso pedonal com cobertura), EB1JI Carvoeiro (requalificação e beneficiação), JI Areosa (requalificação de cobertura, recreio e instalações sanitárias), EBI Foz do Neiva (reparação e substituição de pavimento), tendo ainda sido concluídas a Requalificação e Modernização das instalações da Escola Básica e Secundária de Monte da Ola e a Requalificação da Escola EB23 Pintor José de Brito.
O autarca disse ainda que, por ano, são investidos, em Viana do Castelo, cerca de 8,4 milhões de euros na Educação. Luís Nobre realçou que “as escolas, a educação e a comunidade educativa têm conseguido cumprir a sua missão”, assegurando que “o ambiente escolar é um espaço de inspiração para todos os alunos, para os interlocutores e para os parceiros, entre os quais a Câmara Municipal se inclui”.
Neste ano letivo, que abrange 10.436 alunos das escolas vianenses, o Município está a investir mais de 3 milhões de euros em apoios e na reabilitação de equipamentos educativos.
Em causa estão empreitadas em equipamentos, atribuição de apoios sociais, implementação de transportes escolares e nos diversos projetos educativos. Para este ano letivo, a autarquia conta com 572 auxiliares e 40 funcionários de apoio às atividades a trabalhar nas escolas.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovara anteriormente um conjunto de propostas que ascendem a um valor global de 1,5 milhões de euros para o ano letivo de 2022/2023, entre plano de transportes escolares, ação social escolar e apoio a projetos educativos. A maior fatia desta verba vai para o Plano de Transportes Escolares, que ascende a 1,227 milhões de euros, para beneficiar cerca de 2.070 alunos que serão transportados diariamente no seu percurso casa-escola.
No que toca à Ação Social Escolar – Auxílios Económicos a Alunos Carenciados do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar, são definidos apoios para aquisição de material didático, apoio às refeições e ainda às AAAF – Atividades de Animação e Apoio à Família.
Para este ano letivo, os encargos previstos são de 15.250 euros para material didático e de 226.306 euros para a comparticipação das refeições, correspondendo ao apoio a 1.067 alunos/crianças. Já o Apoio Específico do Município para famílias numerosas com crianças/alunos que frequentem as escolas de 1º CEB e pré-escolar, traduzindo-se na redução de 25% no custo das refeições a agregados com 2 educandos e redução de 50% no custo das refeições a agregados com 3 ou mais educandos, deverá abranger 352 alunos e representar um acréscimo de encargo com 21.191 euros.
A autarquia vianense continua ainda a implementar o serviço gratuito das Atividades de Animação e Apoio à Família nos Jardins de Infância, abrangendo um universo de 809 crianças.
Recorde-se que, adicionalmente, o Município de Viana do Castelo tem diversos projetos educativos em vigor, nomeadamente Música no Ensino Pré-Escolar (1.197 alunos), Música no 1º CEB (250 alunos), Náutica nas escolas (1.878 alunos), Náutica para Todos (56 alunos), Natação nas Escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico (2.260 alunos), Atletismo nas Escolas para o 1º Ciclo de Ensino Básico (957 alunos), Patinagem nas Escolas (430 crianças), entre outros.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.