O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, esta sexta-feira, presença na bênção da nova ERPI - Estrutura Residencial para Idosos do Centro Social e Cultural de Carreço, valência que representa um investimento global que ascende a 4,5 milhões de euros, financiada pelo PRR, que deverá estar concluída até final do ano para servir cerca de 50 utentes.
O autarca vianense assumiu que este é “um dia de alegria para a comunidade de Carreço, de apresentação de uma grande obra”. Destacou a atenção que tem sido dada ao setor social nas freguesias do concelho e reconheceu “o trabalho e a dedicação” de todos aqueles que dão o melhor de si na instituição de Carreço.
O Presidente da Direção do Centro Social e Cultural de Carreço, Joaquim Viana da Rocha, explicou que esta construção foi projetada há mais de 4 anos, garantindo que “a ideia e a visão sempre foi construir este lar no melhor local da freguesia, garantindo a qualidade de vida dos utentes”.
Em setembro de 2022, recorde-se, o autarca vianense marcou presença na sessão de assinatura de 63 protocolos para a requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais no Norte, que incluiu financiamento a este importante investimento para o concelho vianense. No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, o Centro Social e Cultural de Carreço receberá 1.749.065 euros para a construção do novo hotel sénior.
De acordo com a IPSS, o novo equipamento criará cerca de 30 postos de trabalho, permitindo assim alargar a capacidade de resposta da instituição às necessidades da comunidade.
O Centro Social e Cultural de Carreço é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e, como tal, possui como âmbito de intervenção a área social. Foi fundado em 1994 com o intuito de colmatar graves lacunas sociais na freguesia, designadamente a precariedade de vida dos idosos e a falta de acompanhamento e apoio às faixas etárias mais jovens.
Atualmente com seis respostas sociais protocoladas com a Segurança Social, o Centro Social e Cultural de Carreço “cuida com amor” há mais de 30 anos, tendo atualmente cerca de 300 sócios. Com uma equipa técnica multidisciplinar, esta instituição oferece à comunidade serviços de grande qualidade, através das seguintes respostas: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Hotel Sénior), Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Convívio, Creche e Cantina Social.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.