O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, esta sexta-feira, presença na bênção da nova ERPI - Estrutura Residencial para Idosos do Centro Social e Cultural de Carreço, valência que representa um investimento global que ascende a 4,5 milhões de euros, financiada pelo PRR, que deverá estar concluída até final do ano para servir cerca de 50 utentes.
O autarca vianense assumiu que este é “um dia de alegria para a comunidade de Carreço, de apresentação de uma grande obra”. Destacou a atenção que tem sido dada ao setor social nas freguesias do concelho e reconheceu “o trabalho e a dedicação” de todos aqueles que dão o melhor de si na instituição de Carreço.
O Presidente da Direção do Centro Social e Cultural de Carreço, Joaquim Viana da Rocha, explicou que esta construção foi projetada há mais de 4 anos, garantindo que “a ideia e a visão sempre foi construir este lar no melhor local da freguesia, garantindo a qualidade de vida dos utentes”.
Em setembro de 2022, recorde-se, o autarca vianense marcou presença na sessão de assinatura de 63 protocolos para a requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais no Norte, que incluiu financiamento a este importante investimento para o concelho vianense. No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, o Centro Social e Cultural de Carreço receberá 1.749.065 euros para a construção do novo hotel sénior.
De acordo com a IPSS, o novo equipamento criará cerca de 30 postos de trabalho, permitindo assim alargar a capacidade de resposta da instituição às necessidades da comunidade.
O Centro Social e Cultural de Carreço é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e, como tal, possui como âmbito de intervenção a área social. Foi fundado em 1994 com o intuito de colmatar graves lacunas sociais na freguesia, designadamente a precariedade de vida dos idosos e a falta de acompanhamento e apoio às faixas etárias mais jovens.
Atualmente com seis respostas sociais protocoladas com a Segurança Social, o Centro Social e Cultural de Carreço “cuida com amor” há mais de 30 anos, tendo atualmente cerca de 300 sócios. Com uma equipa técnica multidisciplinar, esta instituição oferece à comunidade serviços de grande qualidade, através das seguintes respostas: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Hotel Sénior), Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Convívio, Creche e Cantina Social.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.