A Câmara Municipal de Viana do Castelo continua, no novo ano, a investir nos Cuidados de Saúde Primários, pelo que mantém, em articulação com a Unidade Local Saúde Alto Minho, E.P.E., o reforço de recursos humanos para diversas Extensões de Saúde do concelho e para o aluguer de viaturas destinadas à prestação de cuidados de saúde domiciliários, num investimento municipal que ronda os 200 mil euros para 2024.
Considerando as atribuições dos Municípios na promoção e salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações, nomeadamente no domínio da Saúde e, alinhado com a Lei Bases da Saúde e o Plano Nacional de Saúde 2023, o Município de
Viana do Castelo tem vindo a reforçar as suas políticas de Saúde com vista à melhoria dos Cuidados de Saúde Primários no concelho.
Nesse âmbito, o Município e a ULSAM celebraram, em outubro de 2020, o Protocolo de Cooperação para reforço de Recursos Humanos (Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos) nas Extensões de Saúde, que tem permitido a alocação de
recursos humanos às Extensões de Saúde de Chafé, Castelo do Neiva, Geraz do Lima, Lanheses, Alvarães, Vila Franca, Afife, Carreço e UCSP de Darque.
Entre 2021, 2022 e 2023, este protocolo representou um investimento municipal de quase 250 mil euros. No presente ano, o reforço de recursos humanos em 9 Unidades de Saúde implica a contratação de 11 profissionais.
É igualmente renovado o protocolo Viaturas – Cuidados de Saúde Domiciliários, firmado no ano de 2020, entre o Município e a ULSAM, para o aluguer de viaturas destinadas à prestação de cuidados de saúde domiciliários.
Entre 2021, 2022 e 2023, o investimento municipal foi de 95 mil euros. Atualmente, no âmbito deste protocolo estão disponíveis duas viaturas para o Centro de Saúde de Darque, uma para o Centro de Saúde de Barroselas e duas para o Centro de Saúde de Viana do Castelo.
No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.
Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.
Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.
Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.