Logo
Regional

Investimento de 200 mil euros reforça Cuidados de Saúde Primários em Viana do Castelo

10 Janeiro, 2024 | 15:50
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo continua, no novo ano, a investir nos Cuidados de Saúde Primários, pelo que mantém, em articulação com a Unidade Local Saúde Alto Minho, E.P.E., o reforço de recursos humanos para diversas Extensões de Saúde do concelho e para o aluguer de viaturas destinadas à prestação de cuidados de saúde domiciliários, num investimento municipal que ronda os 200 mil euros para 2024.

Considerando as atribuições dos Municípios na promoção e salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações, nomeadamente no domínio da Saúde e, alinhado com a Lei Bases da Saúde e o Plano Nacional de Saúde 2023, o Município de
Viana do Castelo tem vindo a reforçar as suas políticas de Saúde com vista à melhoria dos Cuidados de Saúde Primários no concelho.

Nesse âmbito, o Município e a ULSAM celebraram, em outubro de 2020, o Protocolo de Cooperação para reforço de Recursos Humanos (Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos) nas Extensões de Saúde, que tem permitido a alocação de
recursos humanos às Extensões de Saúde de Chafé, Castelo do Neiva, Geraz do Lima, Lanheses, Alvarães, Vila Franca, Afife, Carreço e UCSP de Darque.

Entre 2021, 2022 e 2023, este protocolo representou um investimento municipal de quase 250 mil euros. No presente ano, o reforço de recursos humanos em 9 Unidades de Saúde implica a contratação de 11 profissionais.

É igualmente renovado o protocolo Viaturas – Cuidados de Saúde Domiciliários, firmado no ano de 2020, entre o Município e a ULSAM, para o aluguer de viaturas destinadas à prestação de cuidados de saúde domiciliários.

Entre 2021, 2022 e 2023, o investimento municipal foi de 95 mil euros. Atualmente, no âmbito deste protocolo estão disponíveis duas viaturas para o Centro de Saúde de Darque, uma para o Centro de Saúde de Barroselas e duas para o Centro de Saúde de Viana do Castelo.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 9 Janeiro, 2026

Bárbara Bandeira lança “Marcha” com Viana do Castelo em destaque

Bárbara Bandeira lança esta sexta-feira, dia 9, o single “Marcha”, tema que assinala o início do seu novo EP, “Lusa: Ato II”. A canção fica disponível em todas as plataformas digitais e marca uma nova etapa no percurso artístico da cantora.

Regional 9 Janeiro, 2026

Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo firmam protocolo com Clube de Vela

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e o Clube de Vela de Viana do Castelo assinaram esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, um protocolo de colaboração entre ambas.

Nacional 9 Janeiro, 2026

Primeiro de 22 novos comboios chega a Portugal e marca modernização da frota da CP

O primeiro dos 22 novos comboios regionais encomendados pela CP – Comboios de Portugal à fabricante suíça Stadler já chegou ao país, assinalando um passo decisivo na modernização da frota ferroviária nacional.

Regional 9 Janeiro, 2026

Ponte de Lima reforça recolha de resíduos com investimento superior a 416 mil euros

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai investir mais de 416 mil euros na aquisição de cerca de 4.500 contentores, com o objetivo de reforçar a recolha seletiva e melhorar a gestão de resíduos no concelho.

Nacional 9 Janeiro, 2026

Incentivos à imprensa local em debate nacional em Pombal

O Encontro Nacional da Imprensa Regional, promovido pela ANIR, debateu a revisão dos incentivos à comunicação social local e regional, em vigor desde 2025.

Regional 9 Janeiro, 2026

Estação Salva-Vidas de Caminha poderá estar pronta no final do ano

A Estação Salva-Vidas de Caminha deverá estar operacional entre o final de 2026 e o início de 2027. A previsão foi avançada pela presidente da Câmara Municipal, Liliana Silva, na reunião do executivo realizada no inicio da semana.

Opinião 9 Janeiro, 2026

OPINIÃO: Repensar escolhas no “Janeiro Sem Álcool”

O início de um novo ano é, para muitos, o momento ideal para refletir sobre hábitos e definir novos compromissos com a saúde. É também nesta altura que surge o movimento “Janeiro Sem Álcool”, um desafio que convida à abstinência temporária do consumo de álcool. Num país onde o vinho e outras bebidas alcoólicas têm uma forte presença cultural e social, parar para pensar sobre o impacto do álcool no organismo mais do que oportuno, é essencial.