A Câmara Municipal de Viana do Castelo continua, no novo ano, a investir nos Cuidados de Saúde Primários, pelo que mantém, em articulação com a Unidade Local Saúde Alto Minho, E.P.E., o reforço de recursos humanos para diversas Extensões de Saúde do concelho e para o aluguer de viaturas destinadas à prestação de cuidados de saúde domiciliários, num investimento municipal que ronda os 200 mil euros para 2024.
Considerando as atribuições dos Municípios na promoção e salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações, nomeadamente no domínio da Saúde e, alinhado com a Lei Bases da Saúde e o Plano Nacional de Saúde 2023, o Município de
Viana do Castelo tem vindo a reforçar as suas políticas de Saúde com vista à melhoria dos Cuidados de Saúde Primários no concelho.
Nesse âmbito, o Município e a ULSAM celebraram, em outubro de 2020, o Protocolo de Cooperação para reforço de Recursos Humanos (Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos) nas Extensões de Saúde, que tem permitido a alocação de
recursos humanos às Extensões de Saúde de Chafé, Castelo do Neiva, Geraz do Lima, Lanheses, Alvarães, Vila Franca, Afife, Carreço e UCSP de Darque.
Entre 2021, 2022 e 2023, este protocolo representou um investimento municipal de quase 250 mil euros. No presente ano, o reforço de recursos humanos em 9 Unidades de Saúde implica a contratação de 11 profissionais.
É igualmente renovado o protocolo Viaturas – Cuidados de Saúde Domiciliários, firmado no ano de 2020, entre o Município e a ULSAM, para o aluguer de viaturas destinadas à prestação de cuidados de saúde domiciliários.
Entre 2021, 2022 e 2023, o investimento municipal foi de 95 mil euros. Atualmente, no âmbito deste protocolo estão disponíveis duas viaturas para o Centro de Saúde de Darque, uma para o Centro de Saúde de Barroselas e duas para o Centro de Saúde de Viana do Castelo.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.