A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, o projeto de execução da Ampliação da Rede de Abastecimento de Água em Carreço, empreitada de praticamente 1,6 milhões de euros que vai permitir servir a totalidade da freguesia.
Neste momento, encontra-se aberta a candidatura ao Norte 2023 – Ciclo Urbano de Água em Baixa, para ampliação de redes de água e saneamento. A Câmara Municipal presente submeter o projeto de execução, agora aprovado, à referida candidatura, com uma estimativa orçamental de 1.575.626 euros.
De acordo com o documento, hoje apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, o projeto de execução vai permitir criar 22,5 quilómetros de rede nova de abastecimento de água, com 740 ramais de água.
Esta obra permitirá um incremento de 835 fogos habitacionais. Atualmente, a acessibilidade física à rede de abastecimento de água na freguesia de Carreço, na área coberta pela Águas do Alto Minho, é de 168 fogos habitacionais (17%). Após a intervenção, a acessibilidade física de Carreço será de 1.003 fogos habitacionais, ou seja, a totalidade da freguesia.
Recorde-se que a construção de infraestruturas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais são uma competência da Câmara Municipal, na promoção da qualidade de vida dos seus munícipes. Neste momento, a cobertura da rede de abastecimento de água no concelho é de 97%, tendo o Município o objetivo de cobrir todo o concelho. Desta forma, e mediante os recursos financeiros disponíveis, o investimento nesta área será sempre efetuado nos locais onde não existe cobertura de rede de água ou a mesma é distribuída por redes das Juntas de Freguesia, com captações próprias.
Considera-se que a atual rede da Junta de Freguesia de Carreço não reúne condições de integrar o Sistema de Abastecimento da Águas do Alto Minho uma vez que a referida rede é composta maioritariamente por tubagens e acessórios com materiais que não se enquadram com as normas e patrões utilizados por um sistema integrado de gestão, para garantir os padrões de qualidade de água e acessibilidade exigidos. Nesse sentido, fez-se a avaliação da rede de água existente da Junta de Freguesia de Carreço e desenvolveu-se o projeto de execução com as condições técnicas necessárias à sua integração na ADAM.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.