A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, o projeto de execução da Ampliação da Rede de Abastecimento de Água em Carreço, empreitada de praticamente 1,6 milhões de euros que vai permitir servir a totalidade da freguesia.
Neste momento, encontra-se aberta a candidatura ao Norte 2023 – Ciclo Urbano de Água em Baixa, para ampliação de redes de água e saneamento. A Câmara Municipal presente submeter o projeto de execução, agora aprovado, à referida candidatura, com uma estimativa orçamental de 1.575.626 euros.
De acordo com o documento, hoje apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, o projeto de execução vai permitir criar 22,5 quilómetros de rede nova de abastecimento de água, com 740 ramais de água.
Esta obra permitirá um incremento de 835 fogos habitacionais. Atualmente, a acessibilidade física à rede de abastecimento de água na freguesia de Carreço, na área coberta pela Águas do Alto Minho, é de 168 fogos habitacionais (17%). Após a intervenção, a acessibilidade física de Carreço será de 1.003 fogos habitacionais, ou seja, a totalidade da freguesia.
Recorde-se que a construção de infraestruturas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais são uma competência da Câmara Municipal, na promoção da qualidade de vida dos seus munícipes. Neste momento, a cobertura da rede de abastecimento de água no concelho é de 97%, tendo o Município o objetivo de cobrir todo o concelho. Desta forma, e mediante os recursos financeiros disponíveis, o investimento nesta área será sempre efetuado nos locais onde não existe cobertura de rede de água ou a mesma é distribuída por redes das Juntas de Freguesia, com captações próprias.
Considera-se que a atual rede da Junta de Freguesia de Carreço não reúne condições de integrar o Sistema de Abastecimento da Águas do Alto Minho uma vez que a referida rede é composta maioritariamente por tubagens e acessórios com materiais que não se enquadram com as normas e patrões utilizados por um sistema integrado de gestão, para garantir os padrões de qualidade de água e acessibilidade exigidos. Nesse sentido, fez-se a avaliação da rede de água existente da Junta de Freguesia de Carreço e desenvolveu-se o projeto de execução com as condições técnicas necessárias à sua integração na ADAM.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.