A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, o projeto de execução da Ampliação da Rede de Abastecimento de Água em Carreço, empreitada de praticamente 1,6 milhões de euros que vai permitir servir a totalidade da freguesia.
Neste momento, encontra-se aberta a candidatura ao Norte 2023 – Ciclo Urbano de Água em Baixa, para ampliação de redes de água e saneamento. A Câmara Municipal presente submeter o projeto de execução, agora aprovado, à referida candidatura, com uma estimativa orçamental de 1.575.626 euros.
De acordo com o documento, hoje apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, o projeto de execução vai permitir criar 22,5 quilómetros de rede nova de abastecimento de água, com 740 ramais de água.
Esta obra permitirá um incremento de 835 fogos habitacionais. Atualmente, a acessibilidade física à rede de abastecimento de água na freguesia de Carreço, na área coberta pela Águas do Alto Minho, é de 168 fogos habitacionais (17%). Após a intervenção, a acessibilidade física de Carreço será de 1.003 fogos habitacionais, ou seja, a totalidade da freguesia.
Recorde-se que a construção de infraestruturas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais são uma competência da Câmara Municipal, na promoção da qualidade de vida dos seus munícipes. Neste momento, a cobertura da rede de abastecimento de água no concelho é de 97%, tendo o Município o objetivo de cobrir todo o concelho. Desta forma, e mediante os recursos financeiros disponíveis, o investimento nesta área será sempre efetuado nos locais onde não existe cobertura de rede de água ou a mesma é distribuída por redes das Juntas de Freguesia, com captações próprias.
Considera-se que a atual rede da Junta de Freguesia de Carreço não reúne condições de integrar o Sistema de Abastecimento da Águas do Alto Minho uma vez que a referida rede é composta maioritariamente por tubagens e acessórios com materiais que não se enquadram com as normas e patrões utilizados por um sistema integrado de gestão, para garantir os padrões de qualidade de água e acessibilidade exigidos. Nesse sentido, fez-se a avaliação da rede de água existente da Junta de Freguesia de Carreço e desenvolveu-se o projeto de execução com as condições técnicas necessárias à sua integração na ADAM.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.