Um investimento de um milhão de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai permitir criar na Escola Profissional do Alto Lima (EPRALIMA), em Arcos de Valdevez, um Centro Tecnológico Especializado de Informática (CTE).
“O município de Arcos de Valdevez será parceiro no processo de criação do CTE de Informática, pois contribuirá para uma maior capacitação dos formandos, de todas as idades, indutor de maior rendimento das pessoas e será mais uma alavanca para o desenvolvimento socioeconómico do concelho”, refere o presidente da EPRALIMA, João Manuel Esteves, que é também presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, citado num comunicado enviado à agência Lusa.
A “candidatura agora aprovada” para a criação de “um CTE de última geração na área da Informática, permitirá modernizar os espaços e os equipamentos que irão servir de suporte aos cursos profissionais ministrados”.
A “EPRALIMA investe assim, de forma muito clara, nas formações de nível secundário de dupla certificação (ensino profissional) em domínios de especialização que requerem mão-de-obra muito qualificada e se inserem num processo de mutação tecnológica acelerada pelos desafios da transição digital”, refere a nota.
O “CTE de Informática vai estar localizado na EPRALIMA, em Arcos de Valdevez, e o seu processo de desenvolvimento passa pela sua inserção num conjunto diversificado e integrado de estratégias e iniciativas inovadoras, que têm contribuído para que a região atinja novos estádios de desenvolvimento”.
O novo centro “permitirá capacitar a comunidade para as novas tecnologias, e versará numa primeira fase sobre os cursos de técnicos de Informática e Gestão, de Gestão e Programação de Sistemas, de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, de Informática de Instalação e Gestão de Redes e de Contabilidade.
O CTE prevê colocar em formação especializada nos próximos três anos cerca 132 jovens. Para além das salas específicas de cada curso está ainda prevista, uma sala com os equipamentos estruturais da Cisco Academy. “Com este Centro Tecnológico Especializado a EPRALIMA aliará a sua experiência de mais de 25 anos ao serviço do ensino profissional de excelência a preparar os seus alunos para os desafios do mercado de trabalho e para o progresso da região”, sustenta a direção da escola.
O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.