Filipe Clemente e Leonel Nunes, professores e investigadores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), estão entre os cientistas mais citados a nível mundial, posicionando-se entre os 2% mais citados em 2023, de acordo com a SCOPUS, a maior base mundial de dados de resumos e citações científicas. Da lista merece também destaque o investigador Gaspar Rego.
O ranking, apontado como aquele que tem mais prestígio mundial comporta, foi publicado pela Universidade de Stanford (EUA) em conjunto com a editora holandesa Elsevier BV, tendo em conta mais de 186.000 investigadores, distribuídos por 22 domínios científicos e 176 subdomínios.
Filipe Clemente Leonel Nunes, docentes e investigadores do Politécnico de Viana do Castelo, voltam a integrar a prestigiada “World’s Top 2% Scientist List”, elaborada pela Stanford University, em parceria com a editora Elsevier. Este ranking reúne os cientistas mais citados a nível mundial nas respetivas áreas de trabalho, abrangendo 22 áreas científicas e 174 especialidades.
O docente da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) ocupa o primeiro lugar entre os investigadores portugueses (11 no total em destaque) mais citados do mundo na área das Ciências do Desporto. Filipe Clemente merece também realce neste ranking ao figurar no quarto lugar entre os investigadores portugueses (seis no total) mais influentes no mundo na mesma área.
Os tópicos de interesse do docente, que é também diretor da Unidades de Investigação IPVC-SPRINT, centram-se na metodologia do treino desportivo, com particular ênfase na avaliação e controlo do treino.
Já o investigador Leonel Nunes, docente da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), é o investigador português, de um total de 11, mais citado do mundo na área das Ciências Ambientais. O docente é, ainda na mesma área, o sexto mais influente do mundo.
Na recente lista dos investigadores mais citados do mundo, que inclui 223.152 cientistas, encontra-se também o investigador do Politécnico de Viana do Castelo Gaspar Rego, posicionando-se em segundo lugar entre os investigadores portugueses (total de 13) mais influentes do mundo na área da Optoelectrónica.
Listagem realça o mérito científico
Este reconhecimento consolida as posições de Filipe Clemente, Leonel Nunes e Gaspar Rego como três das principais referências mundiais no campo das áreas que representam, destacando a relevância e impacto global do seu trabalho científico.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.