Filipe Clemente e Leonel Nunes, professores e investigadores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), estão entre os cientistas mais citados a nível mundial, posicionando-se entre os 2% mais citados em 2023, de acordo com a SCOPUS, a maior base mundial de dados de resumos e citações científicas. Da lista merece também destaque o investigador Gaspar Rego.
O ranking, apontado como aquele que tem mais prestígio mundial comporta, foi publicado pela Universidade de Stanford (EUA) em conjunto com a editora holandesa Elsevier BV, tendo em conta mais de 186.000 investigadores, distribuídos por 22 domínios científicos e 176 subdomínios.
Filipe Clemente Leonel Nunes, docentes e investigadores do Politécnico de Viana do Castelo, voltam a integrar a prestigiada “World’s Top 2% Scientist List”, elaborada pela Stanford University, em parceria com a editora Elsevier. Este ranking reúne os cientistas mais citados a nível mundial nas respetivas áreas de trabalho, abrangendo 22 áreas científicas e 174 especialidades.
O docente da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) ocupa o primeiro lugar entre os investigadores portugueses (11 no total em destaque) mais citados do mundo na área das Ciências do Desporto. Filipe Clemente merece também realce neste ranking ao figurar no quarto lugar entre os investigadores portugueses (seis no total) mais influentes no mundo na mesma área.
Os tópicos de interesse do docente, que é também diretor da Unidades de Investigação IPVC-SPRINT, centram-se na metodologia do treino desportivo, com particular ênfase na avaliação e controlo do treino.
Já o investigador Leonel Nunes, docente da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), é o investigador português, de um total de 11, mais citado do mundo na área das Ciências Ambientais. O docente é, ainda na mesma área, o sexto mais influente do mundo.
Na recente lista dos investigadores mais citados do mundo, que inclui 223.152 cientistas, encontra-se também o investigador do Politécnico de Viana do Castelo Gaspar Rego, posicionando-se em segundo lugar entre os investigadores portugueses (total de 13) mais influentes do mundo na área da Optoelectrónica.
Listagem realça o mérito científico
Este reconhecimento consolida as posições de Filipe Clemente, Leonel Nunes e Gaspar Rego como três das principais referências mundiais no campo das áreas que representam, destacando a relevância e impacto global do seu trabalho científico.
Viana do Castelo completa sete anos desde que a sua emblemática araucária excelsa, considerada a maior árvore de Natal natural da Europa, deixou de ser iluminada.
Valença assinalou os 92 anos da chegada do lendário aviador norte-americano Charles Lindbergh, recordando um dos episódios mais marcantes da história do concelho e da aviação mundial.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.
Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.
O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.
O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.