Filipe Clemente e Leonel Nunes, professores e investigadores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), estão entre os cientistas mais citados a nível mundial, posicionando-se entre os 2% mais citados em 2023, de acordo com a SCOPUS, a maior base mundial de dados de resumos e citações científicas. Da lista merece também destaque o investigador Gaspar Rego.
O ranking, apontado como aquele que tem mais prestígio mundial comporta, foi publicado pela Universidade de Stanford (EUA) em conjunto com a editora holandesa Elsevier BV, tendo em conta mais de 186.000 investigadores, distribuídos por 22 domínios científicos e 176 subdomínios.
Filipe Clemente Leonel Nunes, docentes e investigadores do Politécnico de Viana do Castelo, voltam a integrar a prestigiada “World’s Top 2% Scientist List”, elaborada pela Stanford University, em parceria com a editora Elsevier. Este ranking reúne os cientistas mais citados a nível mundial nas respetivas áreas de trabalho, abrangendo 22 áreas científicas e 174 especialidades.
O docente da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) ocupa o primeiro lugar entre os investigadores portugueses (11 no total em destaque) mais citados do mundo na área das Ciências do Desporto. Filipe Clemente merece também realce neste ranking ao figurar no quarto lugar entre os investigadores portugueses (seis no total) mais influentes no mundo na mesma área.
Os tópicos de interesse do docente, que é também diretor da Unidades de Investigação IPVC-SPRINT, centram-se na metodologia do treino desportivo, com particular ênfase na avaliação e controlo do treino.
Já o investigador Leonel Nunes, docente da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), é o investigador português, de um total de 11, mais citado do mundo na área das Ciências Ambientais. O docente é, ainda na mesma área, o sexto mais influente do mundo.
Na recente lista dos investigadores mais citados do mundo, que inclui 223.152 cientistas, encontra-se também o investigador do Politécnico de Viana do Castelo Gaspar Rego, posicionando-se em segundo lugar entre os investigadores portugueses (total de 13) mais influentes do mundo na área da Optoelectrónica.
Listagem realça o mérito científico
Este reconhecimento consolida as posições de Filipe Clemente, Leonel Nunes e Gaspar Rego como três das principais referências mundiais no campo das áreas que representam, destacando a relevância e impacto global do seu trabalho científico.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.