Logo
Regional

Investigadora do IPVC alerta para impacto dos incêndios na qualidade da água no Parque Nacional da Peneda-Gerês

14 Agosto, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A investigadora Joana Nogueira, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), alertou para o papel essencial do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) no abastecimento de água às comunidades da região e destacou as consequências da falta de gestão florestal e prevenção de incêndios na qualidade da água potável.

Segundo Joana Nogueira, a ausência de estratégias eficazes de limpeza e prevenção tem impacto direto na água que chega às populações. “Deve existir uma preocupação contínua com a preservação destes ecossistemas de montanha, bem como com a manutenção das atividades que promovem a sua resiliência aos incêndios. Isto deve ser parte de uma estratégia mais ampla de proteção de um recurso vital: a água”, defendeu.

A investigadora alertou ainda que os custos associados ao abastecimento e tratamento da água poderão aumentar significativamente se estas medidas não forem implementadas. Os incêndios e as alterações na paisagem comprometem tanto a qualidade como a quantidade da água disponível.

“As montanhas, como as serras da Peneda, do Gerês e Amarela, funcionam como sistemas naturais de captação de água. Essa função depende de uma paisagem equilibrada, rica em biodiversidade, com presença agrícola e humana”, explicou.

Joana Nogueira reforça que a saúde dos territórios de montanha está diretamente ligada à água potável que chega às casas dos cidadãos. “Está mais do que demonstrado por vários estudos em Portugal que a redução da população nas áreas de montanha, o abandono agrícola e das práticas pastoris estão associados ao aumento do risco e da frequência de incêndios”, acrescentou.

Nos últimos anos, o Parque Nacional da Peneda-Gerês tem sido particularmente afetado por incêndios florestais. Para a investigadora, esta situação pode levar à degradação progressiva dos recursos hídricos e à redução da disponibilidade de água, caso não sejam tomadas medidas eficazes com urgência.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.

Regional 10 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira investe quatro milhões em água e saneamento

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.

Regional 10 Novembro, 2025

IPVC lidera projeto nacional para preservar maçãs do Minho

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.

Nacional 10 Novembro, 2025

Ordem dos Médicos Veterinários propõe 12 medidas ao Orçamento de 2026 para proteger animais e saúde pública

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.

Regional 10 Novembro, 2025

Sapadores Florestais do Alto Minho recebem 135 motorroçadoras

As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).