Logo
Regional

Investigação de uma década e meia garante Prémio de História Alberto Sampaio a docente do IPVC

13 Outubro, 2023 | 16:04
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A Academia das Ciências de Lisboa defende que o trabalho de Gonçalo Marques, docente da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, é uma “contribuição significativa para o entendimento da história do vinho na região do Entre Douro e Minho”.

O docente do Politécnico de Viana do Castelo, Gonçalo Marques, foi o vencedor da 6.ª edição do Prémio de História Alberto Sampaio, atribuído pela Academia das Ciências de Lisboa, com o ensaio “Do Vinho de Deus ao Vinho dos Homens: o Vinho, os Mosteiros e o Entre Douro e Minho”.

Gonçalo Marques candidatou-se ao prémio com o ensaio que teve por base a sua dissertação de doutoramento, apresentado na Universidade do Porto em 2011.

“Fiz as necessárias revisões bibliográficas e candidatei o meu trabalho, que acabou reconhecido pelo júri, composto pelos professores mais conceituados do país na área da História”, explica o docente da Escola Superior de Educação acrescentando que o reconhecimento agora feito é o “corolário” do seu trabalho de investigação e do seu trabalho académico, desenvolvido ao longo da última década e meia.

“Aquilo que fizemos foi um trabalho verdadeiramente coletivo: com a região, com as pessoas de quem recolhemos informação e com quem aprendemos – porque a história faz-se desta forma, de forma participativa – e também contámos com a preciosa ajuda das fontes documentais, que tivemos oportunidade de consultar”.

A dissertação de doutoramento reflete sobre a importância que as ordens religiosas tiveram na produção da viticultura na região do Minho.

“Sabemos que os mosteiros produziam vinho para consumo próprio dos religiosos e das pessoas que trabalham nos campos, mas também produziam o vinho para a eucaristia, por exemplo. Daí o vinho de Deus. Havia um circuito dos vários grupos sociais que acabaram por consumir este vinho”, descreve o docente.

Para Gonçalo Marques este é um “reconhecimento responsabilizador”, feito pela “máxima instituição académica fora do circuito das instituições de ensino superior”, que conta com professores catedráticos e coordenadores de renome nacional e internacional.

“Como docente é uma honra e um orgulho, mas também tenho um enorme sentimento de dever cumprido ao receber um prémio” acrescentou o docente.

O Prémio de História Alberto Sampaio reconhece “trabalhos de excelência na área da História” e tem como objetivo “promover e incentivar investigações de qualidade neste campo”.

O ensaio de Gonçalo Marques, pode ler-se na página da Academia das Ciências de Lisboa, destacou-se pela sua “contribuição significativa para o entendimento da história do vinho na região do Entre Douro e Minho, bem como pelo rigor e profundidade da pesquisa realizada”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Julho, 2024

Espanha é a primeira seleção a chegar ao ‘tetra’

A Espanha tornou-se a primeira seleção a chegar aos quatro títulos de campeã da Europa de futebol, ao bater (2-1) a Inglaterra, que continua em 'branco', na final da 17.ª edição, no Estádio Olímpico de Berlim.

Nacional 15 Julho, 2024

Nove mortos em acidentes nas estradas no fim de semana

Nove pessoas morreram e 14 ficaram feridas com gravidade em acidentes rodoviários no sábado e no domingo, segundo dados provisórios da sinistralidade disponíveis na página da internet da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 15 Julho, 2024

Irmãos Maciel com triplo ouro no Campeonato Nacional de Velocidade

Realizou-se este fim-de-semana, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-O-Velho, o “Campeonato Nacional de Velocidade”, considerada a prova rainha da Canoagem. Sérgio Maciel e Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, conquistaram o ouro na distância Olímpica de 1000 m, em C1 Sénior e C1 Júnior respetivamente.

Regional 15 Julho, 2024

“Funkids” proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos

Funkids proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos, entre 1 e 12 de julho. O ATL – Atividades de Tempos Livres de Verão, proporcionou um amplo leque de atividades como idas à praia, atividades desportivas, cinema e muita diversão no Valença Aqua Parque.

Regional 15 Julho, 2024

Valença com programa de apoio à esterilização de Animais de Companhia

A Câmara Municipal de Valença já está a implementar o Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia dirigido aos munícipes com maiores dificuldades económicas.

Regional 15 Julho, 2024

Mensagem de D. João Lavrador face ao acidente que provocou a morte trágica a quatro jovens em Melgaço

A Diocese de Viana viveu, nestes últimos dias, o seu primeiro acampamento juvenil Diocesano. Este momento, reflete a importância e o lugar fundamental que os jovens e as suas famílias têm, não só para nós, como para aquilo que acreditamos ser essencial para um mundo renovado e mais evangélico.

Regional 15 Julho, 2024

Empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram em reunião promovida pela autarquia

Cerca de 20 empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram numa reunião convocada pela Câmara Municipal, em parceria com o CESAE - Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais. A reunião teve como propósito auscultar preocupações e identificar as necessidades de formação sentidas pelas empresas. Foram ainda apresentadas sugestões para melhorar a articulação entre as entidades envolvidas, com vista ao arranque do Centro de Inovação de Cerveira - CIC.