A Academia das Ciências de Lisboa defende que o trabalho de Gonçalo Marques, docente da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, é uma “contribuição significativa para o entendimento da história do vinho na região do Entre Douro e Minho”.
O docente do Politécnico de Viana do Castelo, Gonçalo Marques, foi o vencedor da 6.ª edição do Prémio de História Alberto Sampaio, atribuído pela Academia das Ciências de Lisboa, com o ensaio “Do Vinho de Deus ao Vinho dos Homens: o Vinho, os Mosteiros e o Entre Douro e Minho”.
Gonçalo Marques candidatou-se ao prémio com o ensaio que teve por base a sua dissertação de doutoramento, apresentado na Universidade do Porto em 2011.
“Fiz as necessárias revisões bibliográficas e candidatei o meu trabalho, que acabou reconhecido pelo júri, composto pelos professores mais conceituados do país na área da História”, explica o docente da Escola Superior de Educação acrescentando que o reconhecimento agora feito é o “corolário” do seu trabalho de investigação e do seu trabalho académico, desenvolvido ao longo da última década e meia.
“Aquilo que fizemos foi um trabalho verdadeiramente coletivo: com a região, com as pessoas de quem recolhemos informação e com quem aprendemos – porque a história faz-se desta forma, de forma participativa – e também contámos com a preciosa ajuda das fontes documentais, que tivemos oportunidade de consultar”.
A dissertação de doutoramento reflete sobre a importância que as ordens religiosas tiveram na produção da viticultura na região do Minho.
“Sabemos que os mosteiros produziam vinho para consumo próprio dos religiosos e das pessoas que trabalham nos campos, mas também produziam o vinho para a eucaristia, por exemplo. Daí o vinho de Deus. Havia um circuito dos vários grupos sociais que acabaram por consumir este vinho”, descreve o docente.
Para Gonçalo Marques este é um “reconhecimento responsabilizador”, feito pela “máxima instituição académica fora do circuito das instituições de ensino superior”, que conta com professores catedráticos e coordenadores de renome nacional e internacional.
“Como docente é uma honra e um orgulho, mas também tenho um enorme sentimento de dever cumprido ao receber um prémio” acrescentou o docente.
O Prémio de História Alberto Sampaio reconhece “trabalhos de excelência na área da História” e tem como objetivo “promover e incentivar investigações de qualidade neste campo”.
O ensaio de Gonçalo Marques, pode ler-se na página da Academia das Ciências de Lisboa, destacou-se pela sua “contribuição significativa para o entendimento da história do vinho na região do Entre Douro e Minho, bem como pelo rigor e profundidade da pesquisa realizada”.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.
Disputou-se este fim-de-semana a 20.ª jornada da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para o reforço da liderança do Castelense e para a perseguição do Atlético dos Arcos.
O fim-de-semana foi de grande emoção na 21ª jornada do distrital da 2ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos consolidou a liderança com uma vitória convincente por 4-0 frente ao Cabaços, enquanto o Távora não ficou atrás e goleou o Ilustre Caminha por 5-1, mantendo-se assim colado ao primeiro lugar, ambos com 49 pontos.
António José Seguro, natural das Caldas da Rainha, venceu a segunda volta das eleições presidenciais desta noite, tornando-se o novo Presidente da República.