Logo
Regional

Investidos mais de 3 milhões de euros em redes de drenagem de águas residuais no Alto Minho

11 Maio, 2024 | 11:44
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A empresa Águas do Alto Minho (AdAM) revelou hoje ter concluído um investimento de mais de 3,4 milhões de euros nas redes drenagem de águas residuais em baixa nos concelhos de Caminha, Paredes de Coura e Valença.

As empreitadas agora finalizadas resultam de candidaturas aprovadas em 2020 pelo Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR)

Em Caminha, as obras realizadas permitiram à AdAM alargar o seu serviço a mais de 558 habitantes.

Com um apoio comunitário de cerca de 840 mil euros, a intervenção “consistiu na extensão de 7,1 quilómetros (km) de rede de saneamento de águas residuais e na construção de quatro estações elevatórias, beneficiando cerca de 334 habitantes”.

A empresa adianta ter sido ainda “possível aumentar em 224 habitantes a população servida pela rede, promovendo melhorias significativas no sistema de saneamento de águas residuais, com a construção uma estação elevatória de águas residuais e da extensão da rede saneamento de águas residuais em 6,9 km”.

A operação contou com uma comparticipação comunitária de 686 mil euros.

As duas empreitadas beneficiaram de 1.526.457,15 euros de verbas do Fundo de Coesão.

Em Paredes de Coura foi ampliado “o sistema de drenagem e tratamento de águas residuais em cerca de dois km. A empreitada incluiu a construção de duas estações elevatórias e uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR), beneficiando uma população adicional de 397 habitantes, num investimento de 623 mil euros”.

Também em Paredes de Coura, a AdAM encerrou “os sistemas de águas residuais em baixa e expandiu a rede na área de abrangência do subsistema de Vascões, o que permitiu a adesão ao serviço, de 17 habitantes.

“Para tal foram construídos cerca de 1,7 km de rede de saneamento de águas residuais, num investimento de cerca de 89 mil euros.

A empresa investiu ainda 278 mil euros na “expansão da rede na área de abrangência do Subsistema de Águas Residuais de Igreja/Castanheira (SAR Igreja/Castanheira), beneficiando 56 habitantes.

Com esta obra “foram construídos dois quilómetros de rede de saneamento de águas residuais e duas estações elevatórias de águas residuais.

No mesmo concelho do distrito de Viana do Castelo foram encerrados os sistemas de águas residuais em baixa e realizada a expansão da rede, na área de abrangência do Subsistema de Águas Residuais de Cunha (SAR Cunha). Foi construída uma estação elevatória, que serve 28 habitantes. Esta operação beneficiou de cerca de 110 mil euros de apoio comunitário.

Todas as empreitadas realizadas em Paredes de Coura receberam 1.101.705,33 euros de financiamento comunitário.

Em Valença, segunda cidade do distrito de Viana do Castelo, a Águas do Alto Minho expandiu a rede de drenagem de águas residuais, permitindo a disponibilização do serviço a uma população adicional de 1.309 habitantes.

A operação, orçada em 67 mil euros, incluiu ainda a construção de uma estação elevatória, servindo mais de 579 habitantes.

Ainda em Valença, a AdAM construiu 17,92 km de rede de saneamento de águas residuais e quatro estações elevatórias, servindo mais 730 habitantes, num investimento de 750 mil euros.

As obras representaram um financiamento comunitário total de 817.987.95 euros.

A AdAM é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% pelos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – recusaram integrar a parceria.

A AdAM, com sede em Viana do Castelo, começou a operar em janeiro de 2020, “dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 4 Dezembro, 2025

“Lote of Christmas” anima Cais da Marina esta sexta-feira

A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.

Nacional 4 Dezembro, 2025

Oito detidos em megaoperação no Norte por suspeitas de corrupção na certificação dos Vinhos Verdes

A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Regional 4 Dezembro, 2025

Mercado de Natal anima Vila Nova de Cerveira a partir de amanhã

O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.

Música 4 Dezembro, 2025

Noble atua em Paredes de Coura a 20 de dezembro com concerto intimista no Xapas

Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.

Cultura 4 Dezembro, 2025

Exposição sobre Amália e Bienal de Pintura marcam programação cultural do “Viana Coração do Natal”

O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

Internacional 4 Dezembro, 2025

Viana STARTS reforça presença europeia em conferência sobre conservação sustentável na Irlanda

O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.