Logo
Regional

Investidos mais de 3 milhões de euros em redes de drenagem de águas residuais no Alto Minho

11 Maio, 2024 | 11:44
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A empresa Águas do Alto Minho (AdAM) revelou hoje ter concluído um investimento de mais de 3,4 milhões de euros nas redes drenagem de águas residuais em baixa nos concelhos de Caminha, Paredes de Coura e Valença.

As empreitadas agora finalizadas resultam de candidaturas aprovadas em 2020 pelo Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR)

Em Caminha, as obras realizadas permitiram à AdAM alargar o seu serviço a mais de 558 habitantes.

Com um apoio comunitário de cerca de 840 mil euros, a intervenção “consistiu na extensão de 7,1 quilómetros (km) de rede de saneamento de águas residuais e na construção de quatro estações elevatórias, beneficiando cerca de 334 habitantes”.

A empresa adianta ter sido ainda “possível aumentar em 224 habitantes a população servida pela rede, promovendo melhorias significativas no sistema de saneamento de águas residuais, com a construção uma estação elevatória de águas residuais e da extensão da rede saneamento de águas residuais em 6,9 km”.

A operação contou com uma comparticipação comunitária de 686 mil euros.

As duas empreitadas beneficiaram de 1.526.457,15 euros de verbas do Fundo de Coesão.

Em Paredes de Coura foi ampliado “o sistema de drenagem e tratamento de águas residuais em cerca de dois km. A empreitada incluiu a construção de duas estações elevatórias e uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR), beneficiando uma população adicional de 397 habitantes, num investimento de 623 mil euros”.

Também em Paredes de Coura, a AdAM encerrou “os sistemas de águas residuais em baixa e expandiu a rede na área de abrangência do subsistema de Vascões, o que permitiu a adesão ao serviço, de 17 habitantes.

“Para tal foram construídos cerca de 1,7 km de rede de saneamento de águas residuais, num investimento de cerca de 89 mil euros.

A empresa investiu ainda 278 mil euros na “expansão da rede na área de abrangência do Subsistema de Águas Residuais de Igreja/Castanheira (SAR Igreja/Castanheira), beneficiando 56 habitantes.

Com esta obra “foram construídos dois quilómetros de rede de saneamento de águas residuais e duas estações elevatórias de águas residuais.

No mesmo concelho do distrito de Viana do Castelo foram encerrados os sistemas de águas residuais em baixa e realizada a expansão da rede, na área de abrangência do Subsistema de Águas Residuais de Cunha (SAR Cunha). Foi construída uma estação elevatória, que serve 28 habitantes. Esta operação beneficiou de cerca de 110 mil euros de apoio comunitário.

Todas as empreitadas realizadas em Paredes de Coura receberam 1.101.705,33 euros de financiamento comunitário.

Em Valença, segunda cidade do distrito de Viana do Castelo, a Águas do Alto Minho expandiu a rede de drenagem de águas residuais, permitindo a disponibilização do serviço a uma população adicional de 1.309 habitantes.

A operação, orçada em 67 mil euros, incluiu ainda a construção de uma estação elevatória, servindo mais de 579 habitantes.

Ainda em Valença, a AdAM construiu 17,92 km de rede de saneamento de águas residuais e quatro estações elevatórias, servindo mais 730 habitantes, num investimento de 750 mil euros.

As obras representaram um financiamento comunitário total de 817.987.95 euros.

A AdAM é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% pelos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – recusaram integrar a parceria.

A AdAM, com sede em Viana do Castelo, começou a operar em janeiro de 2020, “dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Fevereiro, 2026

Santa Luzia defronta Nun’Álvares nos quartos de final da Taça de Portugal Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC já conhece o adversário para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. O sorteio da 5.ª eliminatória ditou um confronto frente ao GCR Nun’Álvares, numa eliminatória que garante acesso à Final Four da competição.

Regional 11 Fevereiro, 2026

Detidos em Viana do Castelo por Falsificação e Condução Sob Efeito de Álcool

O Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP reforçou, na última semana, as ações de prevenção e combate à criminalidade, resultando na detenção de dois cidadãos.

Regional 11 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança nova edição do programa Formação + Próxima

Viana do Castelo deu início, esta semana, à primeira sessão de 2026 do programa Formação + Próxima, uma iniciativa que resulta da parceria entre o Município e o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

Cultura 11 Fevereiro, 2026

Monção presta homenagem a Armando Alves com espetáculo “Heranças da Terra”

A vida e o legado de Armando Alves, figura emblemática de Merufe, serão celebrados este domingo, dia 15 de fevereiro, às 15h30, no Cine Teatro João Verde, com o espetáculo “Heranças da Terra – Homenagem a Armando Alves”. A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete.

Nacional 11 Fevereiro, 2026

Técnico do INEM de Viana do Castelo orientou criança que pediu socorro para a mãe após perda de consciência

Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) natural de Viana do Castelo foi peça determinante num caso que está a marcar a atualidade nacional e que ganhou destaque no Dia Europeu do 112.

Cultura 11 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira acolhe segunda ação do projeto CAPACITEATRO

Vila Nova de Cerveira recebeu nos dias 6 e 7 de fevereiro a segunda ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social.

Regional 11 Fevereiro, 2026

Polícia apreende heroína e haxixe em duas operações em Viana do Castelo

No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP de Viana do Castelo realizou, no passado dia 2 de fevereiro, duas intervenções que resultaram na apreensão de drogas e na identificação de dois suspeitos.