Logo
Regional

Investidos mais de 3 milhões de euros em redes de drenagem de águas residuais no Alto Minho

11 Maio, 2024 | 11:44
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A empresa Águas do Alto Minho (AdAM) revelou hoje ter concluído um investimento de mais de 3,4 milhões de euros nas redes drenagem de águas residuais em baixa nos concelhos de Caminha, Paredes de Coura e Valença.

As empreitadas agora finalizadas resultam de candidaturas aprovadas em 2020 pelo Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR)

Em Caminha, as obras realizadas permitiram à AdAM alargar o seu serviço a mais de 558 habitantes.

Com um apoio comunitário de cerca de 840 mil euros, a intervenção “consistiu na extensão de 7,1 quilómetros (km) de rede de saneamento de águas residuais e na construção de quatro estações elevatórias, beneficiando cerca de 334 habitantes”.

A empresa adianta ter sido ainda “possível aumentar em 224 habitantes a população servida pela rede, promovendo melhorias significativas no sistema de saneamento de águas residuais, com a construção uma estação elevatória de águas residuais e da extensão da rede saneamento de águas residuais em 6,9 km”.

A operação contou com uma comparticipação comunitária de 686 mil euros.

As duas empreitadas beneficiaram de 1.526.457,15 euros de verbas do Fundo de Coesão.

Em Paredes de Coura foi ampliado “o sistema de drenagem e tratamento de águas residuais em cerca de dois km. A empreitada incluiu a construção de duas estações elevatórias e uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR), beneficiando uma população adicional de 397 habitantes, num investimento de 623 mil euros”.

Também em Paredes de Coura, a AdAM encerrou “os sistemas de águas residuais em baixa e expandiu a rede na área de abrangência do subsistema de Vascões, o que permitiu a adesão ao serviço, de 17 habitantes.

“Para tal foram construídos cerca de 1,7 km de rede de saneamento de águas residuais, num investimento de cerca de 89 mil euros.

A empresa investiu ainda 278 mil euros na “expansão da rede na área de abrangência do Subsistema de Águas Residuais de Igreja/Castanheira (SAR Igreja/Castanheira), beneficiando 56 habitantes.

Com esta obra “foram construídos dois quilómetros de rede de saneamento de águas residuais e duas estações elevatórias de águas residuais.

No mesmo concelho do distrito de Viana do Castelo foram encerrados os sistemas de águas residuais em baixa e realizada a expansão da rede, na área de abrangência do Subsistema de Águas Residuais de Cunha (SAR Cunha). Foi construída uma estação elevatória, que serve 28 habitantes. Esta operação beneficiou de cerca de 110 mil euros de apoio comunitário.

Todas as empreitadas realizadas em Paredes de Coura receberam 1.101.705,33 euros de financiamento comunitário.

Em Valença, segunda cidade do distrito de Viana do Castelo, a Águas do Alto Minho expandiu a rede de drenagem de águas residuais, permitindo a disponibilização do serviço a uma população adicional de 1.309 habitantes.

A operação, orçada em 67 mil euros, incluiu ainda a construção de uma estação elevatória, servindo mais de 579 habitantes.

Ainda em Valença, a AdAM construiu 17,92 km de rede de saneamento de águas residuais e quatro estações elevatórias, servindo mais 730 habitantes, num investimento de 750 mil euros.

As obras representaram um financiamento comunitário total de 817.987.95 euros.

A AdAM é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% pelos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – recusaram integrar a parceria.

A AdAM, com sede em Viana do Castelo, começou a operar em janeiro de 2020, “dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 20 Dezembro, 2025

Câmara de Viana do Castelo leva calor e votos de Natal às IPSS do concelho

A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.

Cultura 20 Dezembro, 2025

Teatro do Noroeste celebra 35 anos com programação diversificada em 2026

A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.

Regional 20 Dezembro, 2025

Pai Natal chega este domingo ao Centro Cultural de Viana do Castelo

Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.

Nacional 20 Dezembro, 2025

Seis homens detidos e colocados em prisão preventiva por furtos em lares e juntas de freguesia

O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.

Regional 19 Dezembro, 2025

Obras na Ponte Eiffel de Viana do Castelo arrancam em janeiro

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.

Regional 19 Dezembro, 2025

Ponte de Lima mantém benefícios fiscais para 2026 e aposta em famílias e empresas

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana do Castelo lança 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”

O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.