Logo
Regional

Investidos mais de 3 milhões de euros em redes de drenagem de águas residuais no Alto Minho

11 Maio, 2024 | 11:44
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A empresa Águas do Alto Minho (AdAM) revelou hoje ter concluído um investimento de mais de 3,4 milhões de euros nas redes drenagem de águas residuais em baixa nos concelhos de Caminha, Paredes de Coura e Valença.

As empreitadas agora finalizadas resultam de candidaturas aprovadas em 2020 pelo Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR)

Em Caminha, as obras realizadas permitiram à AdAM alargar o seu serviço a mais de 558 habitantes.

Com um apoio comunitário de cerca de 840 mil euros, a intervenção “consistiu na extensão de 7,1 quilómetros (km) de rede de saneamento de águas residuais e na construção de quatro estações elevatórias, beneficiando cerca de 334 habitantes”.

A empresa adianta ter sido ainda “possível aumentar em 224 habitantes a população servida pela rede, promovendo melhorias significativas no sistema de saneamento de águas residuais, com a construção uma estação elevatória de águas residuais e da extensão da rede saneamento de águas residuais em 6,9 km”.

A operação contou com uma comparticipação comunitária de 686 mil euros.

As duas empreitadas beneficiaram de 1.526.457,15 euros de verbas do Fundo de Coesão.

Em Paredes de Coura foi ampliado “o sistema de drenagem e tratamento de águas residuais em cerca de dois km. A empreitada incluiu a construção de duas estações elevatórias e uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR), beneficiando uma população adicional de 397 habitantes, num investimento de 623 mil euros”.

Também em Paredes de Coura, a AdAM encerrou “os sistemas de águas residuais em baixa e expandiu a rede na área de abrangência do subsistema de Vascões, o que permitiu a adesão ao serviço, de 17 habitantes.

“Para tal foram construídos cerca de 1,7 km de rede de saneamento de águas residuais, num investimento de cerca de 89 mil euros.

A empresa investiu ainda 278 mil euros na “expansão da rede na área de abrangência do Subsistema de Águas Residuais de Igreja/Castanheira (SAR Igreja/Castanheira), beneficiando 56 habitantes.

Com esta obra “foram construídos dois quilómetros de rede de saneamento de águas residuais e duas estações elevatórias de águas residuais.

No mesmo concelho do distrito de Viana do Castelo foram encerrados os sistemas de águas residuais em baixa e realizada a expansão da rede, na área de abrangência do Subsistema de Águas Residuais de Cunha (SAR Cunha). Foi construída uma estação elevatória, que serve 28 habitantes. Esta operação beneficiou de cerca de 110 mil euros de apoio comunitário.

Todas as empreitadas realizadas em Paredes de Coura receberam 1.101.705,33 euros de financiamento comunitário.

Em Valença, segunda cidade do distrito de Viana do Castelo, a Águas do Alto Minho expandiu a rede de drenagem de águas residuais, permitindo a disponibilização do serviço a uma população adicional de 1.309 habitantes.

A operação, orçada em 67 mil euros, incluiu ainda a construção de uma estação elevatória, servindo mais de 579 habitantes.

Ainda em Valença, a AdAM construiu 17,92 km de rede de saneamento de águas residuais e quatro estações elevatórias, servindo mais 730 habitantes, num investimento de 750 mil euros.

As obras representaram um financiamento comunitário total de 817.987.95 euros.

A AdAM é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% pelos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – recusaram integrar a parceria.

A AdAM, com sede em Viana do Castelo, começou a operar em janeiro de 2020, “dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 8 Dezembro, 2025

Iúri Leitão vence Madison nos 6 Dias de Roterdão em parceria com Yoeri Havik

O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.

Regional 8 Dezembro, 2025

Valença promove retiro micológico “Entre Fungos e Monges” na Quinta do Mosteiro de Sanfins

A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.

Regional 8 Dezembro, 2025

Ponte de Lima avança com oito apartamentos de habitação colaborativa

A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.

Internacional 8 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana participa em workshop europeu sobre graus conjuntos

O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.

Regional 8 Dezembro, 2025

Construção do novo Mercado de Viana do Castelo terá acompanhamento arqueológico

A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.

Nacional 8 Dezembro, 2025

Viana do Castelo e todo o país parados na greve geral de quinta-feira

Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.

Desporto 7 Dezembro, 2025

SC Vianense vence Mirandela e sobe ao 4.º lugar na Série A do Campeonato de Portugal

O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.