Logo
Regional

Investidos mais de 3 milhões de euros em redes de drenagem de águas residuais no Alto Minho

11 Maio, 2024 | 11:44
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A empresa Águas do Alto Minho (AdAM) revelou hoje ter concluído um investimento de mais de 3,4 milhões de euros nas redes drenagem de águas residuais em baixa nos concelhos de Caminha, Paredes de Coura e Valença.

As empreitadas agora finalizadas resultam de candidaturas aprovadas em 2020 pelo Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR)

Em Caminha, as obras realizadas permitiram à AdAM alargar o seu serviço a mais de 558 habitantes.

Com um apoio comunitário de cerca de 840 mil euros, a intervenção “consistiu na extensão de 7,1 quilómetros (km) de rede de saneamento de águas residuais e na construção de quatro estações elevatórias, beneficiando cerca de 334 habitantes”.

A empresa adianta ter sido ainda “possível aumentar em 224 habitantes a população servida pela rede, promovendo melhorias significativas no sistema de saneamento de águas residuais, com a construção uma estação elevatória de águas residuais e da extensão da rede saneamento de águas residuais em 6,9 km”.

A operação contou com uma comparticipação comunitária de 686 mil euros.

As duas empreitadas beneficiaram de 1.526.457,15 euros de verbas do Fundo de Coesão.

Em Paredes de Coura foi ampliado “o sistema de drenagem e tratamento de águas residuais em cerca de dois km. A empreitada incluiu a construção de duas estações elevatórias e uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR), beneficiando uma população adicional de 397 habitantes, num investimento de 623 mil euros”.

Também em Paredes de Coura, a AdAM encerrou “os sistemas de águas residuais em baixa e expandiu a rede na área de abrangência do subsistema de Vascões, o que permitiu a adesão ao serviço, de 17 habitantes.

“Para tal foram construídos cerca de 1,7 km de rede de saneamento de águas residuais, num investimento de cerca de 89 mil euros.

A empresa investiu ainda 278 mil euros na “expansão da rede na área de abrangência do Subsistema de Águas Residuais de Igreja/Castanheira (SAR Igreja/Castanheira), beneficiando 56 habitantes.

Com esta obra “foram construídos dois quilómetros de rede de saneamento de águas residuais e duas estações elevatórias de águas residuais.

No mesmo concelho do distrito de Viana do Castelo foram encerrados os sistemas de águas residuais em baixa e realizada a expansão da rede, na área de abrangência do Subsistema de Águas Residuais de Cunha (SAR Cunha). Foi construída uma estação elevatória, que serve 28 habitantes. Esta operação beneficiou de cerca de 110 mil euros de apoio comunitário.

Todas as empreitadas realizadas em Paredes de Coura receberam 1.101.705,33 euros de financiamento comunitário.

Em Valença, segunda cidade do distrito de Viana do Castelo, a Águas do Alto Minho expandiu a rede de drenagem de águas residuais, permitindo a disponibilização do serviço a uma população adicional de 1.309 habitantes.

A operação, orçada em 67 mil euros, incluiu ainda a construção de uma estação elevatória, servindo mais de 579 habitantes.

Ainda em Valença, a AdAM construiu 17,92 km de rede de saneamento de águas residuais e quatro estações elevatórias, servindo mais 730 habitantes, num investimento de 750 mil euros.

As obras representaram um financiamento comunitário total de 817.987.95 euros.

A AdAM é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% pelos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PS), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – recusaram integrar a parceria.

A AdAM, com sede em Viana do Castelo, começou a operar em janeiro de 2020, “dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo investe 323 mil euros em freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Empresa de Arcos de Valdevez apoia populações afetadas pelo temporal em Ourém

A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou mais de 17 mil atendimentos em cinco anos

A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

Equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez é Campeã Nacional

A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.