A Câmara Municipal de Viana do Castelo investiu, nos últimos quatro anos, mais de 10 milhões de euros na ampliação da rede de água e saneamento do concelho. Neste âmbito, entrou agora em funcionamento a Estação Elevatória de Águas Residuais da Agra da Aldeia, em Mujães, que permitiu a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.
Este investimento, na ordem dos 152 mil euros, permitiu, assim, beneficiar a Rua dos Reis Magos, em Barroselas e Mujães, e o Bairro do Feijó, em Mujães, integrando a empreitada de Ampliação da Rede de Drenagem de Águas Residuais da Margem Sul (freguesias de Mujães, Vila de Punhe, Barroselas / Mujães e Castelo do Neiva), Lote 1 (ampliação da Rede de Águas Residuais da Margem Sul – Vila de Punhe, Mujães, Barroselas e Mujães – EN 308).
Desde 2020, foram investidos um total de 10.670.650 euros na construção de redes novas e na requalificação de redes já existentes. Destacam-se, por exemplo, a Ampliação da rede de drenagem de águas residuais da margem direita /freguesias de Serreleis, Cardielos, Torre e Vila Mou) – Lote 1 – Freguesia de Cardielos e Serreleis, empreitada que ascendeu a 836 mil euros, e a Expansão da rede de drenagem de águas residuais nas freguesias de Carvoeiro, Deão e Deocriste – Lote 2 – para Deão e Deocriste, que ascendeu a 798 mil euros.
Foram também investidos 327 mil euros na Ampliação de redes de abastecimento de água e águas residuais domésticas em Vila Franca, Deão, Barroselas, Carvoeiro, Perre e Freixieiro de Soutelo – Lote 3 – Freixieiro de Soutelo e 318 mil euros na Requalificação do Espaço Público da Quinta da Bouça, para além de 307 mil euros na Rede de distribuição de águas nas freguesias de Deocriste, Deão, Portela Susã e Nogueira – Lote 2 – Portela Susã, entre várias outras obras.
Refira-se que, de acordo com o Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo para 2024, a aposta na Coesão Territorial é uma das prioridades do município, através da descentralização de serviços, infraestruturas e equipamentos, na sequência da criação do Programa de Reabilitação Urbana, ampliando a Rede de Espaços do Cidadão nas Freguesias, mantendo os investimentos na ampliação da Rede de Saneamento e Abastecimento de Água em todo o concelho, ambicionando atingir os 100% de cobertura.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.