A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.
A cerimónia de abertura terá lugar no Estádio Ilídio Couto, pelas 9h15, seguindo-se, pelas 9h30, a abertura do bar, um torneio Ilídio Couto para jovens, momentos de diversão – insuflável, jogos tradicionais e uma demonstração do atelier de teatro. No Cruzeiro da Independência, estará também a decorrer pintura e desenho para os mais pequenos, arte com argila, saída para visita guiada às gravuras rupestres e jogos tradicionais.
Simultaneamente, os Jardins de São Gregório serão ainda palco da “Festa do Sável”. A abertura do bar acontece pelas 9h30. Ao longo do dia, o espaço contará com várias atividades, nomeadamente, demonstração musical da Escola de Música, passeio de pônei, insuflável e jogos tradicionais. O almoço e o jantar estarão também assegurados sendo o sável o prato principal. Segundo o cartaz, haverá ainda “outras pratos típicos”. Pelas 18h00 realizar-se-á a eucaristia, finalizando o dia com um concerto protagonizado pela Banda Lanhelense, pelas 22h00.
A iniciativa conta com uma organização de todas as associações e entidades da freguesia: Lanhelas Futebol Clube, Mordomia da Festa do Senhor da Saúde e Santa Rita de Cássia 2024, Sociedade Musical Banda Lanhelense, Junta de Freguesia de Lanhelas, Jovens de Lanhelas- Pés d’Areia, Corema e Casa do Povo de Lanhelas. A mesma conta ainda com o apoio do Município de Caminha.
O Dia da Criança foi estabelecido oficialmente em 1950 na sequência do congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, realizado em 1949, em Paris. Portugal, à semelhança de vários países, adotou o dia 1 de junho para celebrar o Dia da Criança com o objetivo de sensibilizar para os direitos das crianças e para a necessidade de promover uma melhoria das condições de vida, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento.
Consulte aqui a programação:

O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf do Cabedelo, em Viana do Castelo, vai ser alvo de obras de reabilitação e novos apetrechamentos no valor global de 700 mil euros, ao abrigo do programa nacional de modernização dos Centros de Alto Rendimento.
O rio Lima vai ser, no próximo 15 de novembro, o palco da Taça Remo Jovem / Troféu Primeiras Remadas, uma competição que promete animar Viana do Castelo entre as 9h00 e as 13h30. O evento, integrado na época 2025-2026, reunirá dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos, em representação de vários clubes da região norte.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.